Tulio pela seleção japonesa / Foto: J-League World
Apesar de uma boa participação na Copa do Mundo de 2010 com uma seleção japonesa que chegou desacreditada, ficou a sensação de que dava pra ir além das oitavas de final. Com o Japão saindo de mansinho da Copa e as atenções voltadas para a estrela maior do time, Keisuke Honda, pouco se falou de Tulio, que fez apenas três faltas nas quatro partidas em que atuou.
O que muitos não sabem é que, além de ser um jogador fundamental tanto na seleção quanto no seu clube, Tulio também marca muitos gols e desde 2004 é sempre escolhido para a seleção da temporada da J-League, o campeonato japonês. Ele ainda foi o melhor do ano em 2006.
Nascido no Brasil, aos 15 anos se mudou para o Japão e começou sua carreira por lá, no Sanfrecce Hiroshima. Porém, o time foi rebaixado e na temporada seguinte ele jogou a segunda divisão pelo Mito Hollyhock, marcando 10 gols em 42 jogos. Contratado pelo Urawa Red Diamonds em 2004, Tulio começou uma carreira de sucesso que rendeu um título nacional - o primeiro da história do clube -, duas Copas do Imperador, uma Supercopa e uma Liga dos Campeões da Ásia. Foram 37 gols em 168 jogos pelos Reds.
Depois de desentendimentos com a diretoria do Urawa, Tulio se transferiu para o Nagoya Grampus em 2010 e mais uma vez ajudou sua equipe a ser campeã nacional pela primeira vez, além de marcar seis gols na temporada. Na seleção ele também não ficou devendo - foram oito gols em 43 partidas pelos "samurais azuis".
Infelizmente, Tulio não poderá defender sua seleção na Copa da Ásia, que acontece em janeiro de 2011 no Qatar. O jogador está no Brasil tratando de uma lesão no joelho. Provavelmente não ouviremos falar dele por aqui tão cedo, mas seria justo que Marcus Tulio Tanaka fosse lembrado mais pelos títulos, boas atuações e gols marcados do que pelo infeliz acidente com a estrela marfinense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário