domingo, 5 de dezembro de 2010

Nagoya Grampus, campeão da J-League 2010

Pela primeira vez na sua história, o Nagoya Grampus foi campeão japonês. O time comandado pelo sérvio Dragan Stojković assegurou o título com três rodadas de antecedência e fechou a temporada 2010 com 72 pontos, 10 a mais que o segundo colocado, Gamba Osaka. O Kashima Antlers, que havia sido campeão nos três anos anteriores, ficou apenas em 4º lugar.

O goleiro Narazaki e o técnico Stojikovic levantam a taça

Stojkovic é "discípulo" de Arsene Wenger. O sérvio jogou no Nagoya quando o francês treinou a equipe, em 1995-96, quando venceram a Copa do Imperador e a Supercopa, além de conseguirem a melhor colocação do time na J-League até hoje, um vice-campeonato. Stojkovic se aposentou como jogador em 2001 e retornou ao clube em 2008 como treinador. Apesar da desconfiança da torcida devido à sua falta de experiência como ténico, logo na primeira temporada ele levou o Nagoya ao 3º lugar na J-League e à vaga na AFC Champions League pela primeira vez na história do clube. No ano seguinte, não teve tanto sucesso no campeonato nacional (9º lugar) mas chegou à semifinal da competição continental. Agora, em 2010, pela primeira vez o time é campeão nacional. Outro momento de destaque do técnico sérvio foi quando ele marcou um gol da área técnica, quando o goleiro adversário mandou a bola pra fora pra parar o jogo. Stojkovic acabou expulso pelo juiz pela brincadeira.


Time-base do Nagoya

O Nagoya Grampus é um time organizado e que conta com bons e experientes jogadores em todos os setores. Começando pelo gol, com o capitão Seigo Narazaki, que esteve nas últimas quatro Copas do Mundo pela seleção japonesa. Ele foi o único que jogou todas as 34 partidas da J1 2010*. 

Na defesa, o destaque é o nipo-brasileiro Marcus Tulio Tanaka, que é ídolo em Nagoya e ainda marcou 6 gols na temporada. Junto com ele, jogam também o grandalhão Takahiro Masukawa e os competentes laterais Hayuma Tanaka e Shohei Abe.

No meio-campo, o colombiano Danilson Córdoba dá proteção à zaga junto com Naoshi Nakamura. Mais à frente joga o brasileiro Magnum, sempre caindo pela esquerda.

No ataque, o Grampus tem a jovem promessa Mu Kanazaki, de 21 anos, e dois goleadores veteranos: Keiji Tamada e o australiano Joshua Kennedy - ambos estiveram na última Copa do Mundo. Kennedy foi o artilheiro da J1 2010, empatado com Ryoichi Maeda, do Jubilo Iwata, com 17 gols. Tamada também não ficou muito atrás, marcando 13 gols no campeonato, inclusive o gol do título.

O elenco ainda conta com alguns jogadores de destaque, como os meias Ogawa, o montenegrino Burzanovic e outro brasileiro naturalizado - Alessandro Santos, que jogou as Copas de 2002 e 2006 pela seleção japonesa.

A seleção do campeonato ainda contou com cinco jogadores do Nagoya: Narazaki - o MVP da competição -, Tulio, Musukawa, Danilson e Kennedy. Nada mais merecido para a equipe que foi sem dúvidas a melhor na temporada, com um futebol ofensivo mas ainda assim equilibrado entre ataque e defesa. "A minha filosofia é de jogar um futebol ofensivo, sempre pra frente", declarou Stojkovic. "Nunca mudamos de acordo com o adversário. Nós vamos enfrentar o Kashima, os campeões [da última temporada], com a mesma mentalidade que enfrentamos qualquer time. Vamos entrar em campo pra jogar um belo e bom futebol e, é claro, vamos tentar vencer. Se olharem os resultados deste ano, temos apenas três empates. Esta é a resposta para quando nos perguntam como jogamos e como queremos jogar."


*Nota: J1 é como é chamada a primeira divisão da J-League, assim como a segunda divisão é chamada de J2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário