quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

FC Tokyo 1x2 Kashima Antlers: Com gol nos acréscimos da prorrogação, Antlers vai à final da Copa do Imperador

Koroki, Sasaki e Araiba comemoram a classificação / Foto: Site oficial do Kashima Antlers

Jogando em casa e com o apoio de sua torcida, o FC Tokyo jogou bem contra o favorito Kashima Antlers, e segurava com valentia o empate em 1x1 até os 15 minutos do segundo tempo da prorrogação, quando, em um lance fatídico, o artilheiro Shinzo Koroki marcou e acabou com o sonho da equipe da capital. A tradicional Copa do Imperador - torneio mais antigo disputado no Japão, que é realizado desde 1921 - era a única esperança do Tokyo salvar uma temporada que acabou de forma decepcionante com o rebaixamento na J-League.

A J1 também havia acabado de forma ruim para o Kashima. Com um empate na última rodada, o time caiu para a 4ª posição e perdeu a vaga na Liga dos Campeões da Ásia (ACL). Porém, como o campeão da Copa do Imperador também garante vaga na ACL, o Antlers aposta agora todas as suas fichas nesta competição.

A formação inicial das equipes

A equipe do técnico Oswaldo de Oliveira jogou no seu tradicional 4-2-2-2. Sem os brasileiros Marquinhos e Gilton, que não quiseram renovar o contrato e estão de volta ao Brasil, Miyazaki entrou na lateral esquerda e Osako faz agora a dupla de ataque junto com Koroki. O veterano zagueiro Go Oiwa, com 38 anos e prestes a se aposentar, entrou no lugar do lesionado e recém-convocado para a seleção japonesa Daiki Iwamasa.

O Kashima foi mais perigoso no início e criou boas chances de gol, que pararam no bom goleiro Shuichi Gonda - mais um convocado para defender os "samurais azuis". Apesar da superioridade, o Antlers não converteu seu domínio em gols, e quem saiu na frente foi o Tokyo: aos 39 minutos, num cruzamento da esquerda do brasileiro Ricardinho, Hirayama pegou de meia-bicicleta e fez um golaço.

Depois do intervalo, Aoki entrou no lugar de Oiwa, mas jogou no meio-campo, com Koji Nakata recuando para a zaga. Com 16 minutos da segunda etapa, Motoyama substituiu o machucado Fellype Gabriel. Apesar do ímpeto ofensivo do Antlers, o Tokyo defendia bem. Só mesmo uma bela jogada para empatar a partida: passe de calcanhar de Nozawa para Koroki, que cruzou na cabeça de Osako, sem chance para o goleiro.

Com 1x1 no placar, o técnico Kiyosho Okuma trocou Suzuki por Ishikawa. Mas quem quase marcou foi o Kashima, em cobrança de falta já no fim do tempo regulamentar. Ogasawara cobrou bem, mas Gonda foi buscar e fez uma bela defesa pra salvar o Tokyo.

Para a prorrogação, o Tokyo estava mais ofensivo, com a entrada do atacante Oguro no lugar do lateral Mukuhara. Porém, toda essa ofensividade teve que ser sacrificada com a expulsão do volante Yonemoto, que fez falta dura por trás e merecidamente levou o segundo cartão amarelo.

Com isso, a única opção do time da capital era defender até o final e tentar a sorte nos pênaltis. Sua formação virou um 4-4-1 com Tokunaga na lateral direita e apenas Oguro na frente. A pressão do Kashima era imensa, mas bravamente o Tokyo se defendia.

Como ficaram as equipes no final da prorrogação depois das alterações 
Porém... Contudo... Todavia... Quando o relógio já marcava mais de 15 minutos do segundo tempo da prorrogação, no derradeiro lance da partida... Bola na área, Osako desvia e Koroki manda pro gol. O torcedor do Tokyo não acredita no que vê, enquanto o do Kashima vai à loucura. Uma vitória incrível que certamente ficará na memória de muitos torcedores.
A final, dia 1º de janeiro, será realizada no mesmo Estádio Olímpico de Tóquio e é tradicionalmente a partida final da temporada. O Kashima Antlers jogará contra o Shimizu S-Pulse, que derroutou o Gamba Osaka por 3x0 na outra semifinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário