sábado, 1 de janeiro de 2011

Kashima Antlers 2x1 Shimizu S-Pulse: Kashima campeão da Copa do Imperador

A comemoração do título / Foto: Site oficial do Kashima Antlers

Depois de um decepcionante 4º lugar na J-League que interrompeu uma sequência de três títulos seguidos, o Kashima Antlers salva a temporada com o título da Copa do Imperador, o segundo torneio mais importante do Japão, e de quebra ainda ganha uma vaga para a Liga dos Campeões da Ásia.

Oswaldo de Oliveira, técnico do Kashima desde 2007, ficou emocionado após a partida. Pra ele, foi uma temporada com muitas dificuldades, onde seu time empatou demais e perdeu o título da J-League para o Nagoya Grampus

"Eu tenho muita confiança no time. Aqui no Japão, nós sempre conseguimos dominar os adversários e criar oportunidades. Este título confirma a superioridade do Kashima em campo." - declarou o brasileiro.

Foi o 7º título em quatro anos de trabalho - 3 J-Leagues, 2 Copas do Imperador e 2 Supercopas -, o que confirma o Kashima Antlers como o time mais vencedor do Japão nos últimos anos. Agora só fica faltando o título da ACL, que o Kashima nunca conseguiu vencer.

Kashima no 4-2-2-2 e Shimizu no 4-3-3

O Antlers entrou em campo com a equipe que iniciou o segundo tempo da semifinal contra o FC Tokyo - Koji Nakata improvisado como zagueiro e Aoki ao lado de Ogasawara no meio.

Tomando a iniciativa desde o início, o Kashima criou as primeiras oportunidades. Logo nos primeiros minutos, Osako recebeu livre na grande área, mas não conseguiu dominar a bola e o goleiro saiu pra defender. Aos 14, Koroki teve uma grande chance de marcar depois de receber passe de Osako, mas chutou em cima do goleiro Yamamoto.

Só aos 19 minutos que o Shimizu criou uma boa jogada. Okazaki recebeu lançamento e avançou pela esquerda, cruzou rasteiro pra área, mas o norueguês Frode Johnsen, veterano de 36 anos, deu uma bela furada e perdeu o gol.

Aos 25, escanteio para o Kashima. Ogasawara cobra e o brasileiro Fellype Gabriel, ex-Flamengo e Portuguesa, marca de cabeça - 1x0.

As equipes voltaram para o segundo tempo sem nenhuma alteração, porém jogando bem mais ofensivamente, buscando o gol. O Shimizu tentava o empate, mas foi o Kashima que quase ampliou o placar em uma jogada de contra-ataque. Nozawa chutou de fora da área e Yamamoto fez boa defesa. Em seguida, o gol de empate não saiu por pouco. Johnsen ganhou do zagueiro e cebeceou depois de um cruzamento de Ono, o goleiro rebateu e Okazaki não teve espaço pra marcar no rebote. Depois do bate-rebate na pequena área, a defesa afastou o perigo.

O Shimizu continuou insistindo até conseguir o empate: depois de um lançamento do campo de defesa, Johnsen recebeu livre e, da entrada da área, só deu um toquinho por cima do goleiro pra fazer um belo gol.

Os dois times buscavam a vitória, e os técnicos fizeram suas alterações para tentar decidir o jogo: pelo Kashima, Motoyama entrou no lugar de Fellype Gabriel; pelo Shimizu, Teruyoshi Ito entrou no lugar de Masaki Yamamoto. Interessante notar que Ito, com 36 anos, é o único jogador a participar de todas as temporadas da J1 desde que foi fundada, em 1993. Ele também foi o carrasco do Brasil nas Olimpíadas de Atlanta, quando fez o gol da surpreendente vitória do Japão por 1x0.

O gol da vitória quase saiu quando Koroki ficou livre e chutou à queima-roupa, graças a uma bobeada do zagueiro Iwashita. A bola explodiu na trave. Em seguida, falta na entrada da área para o Kashima. Nozawa manda perto do ângulo e o goleiro não alcança. 2x1 no placar aos 32 do segundo tempo.

O Shimizu tentava o gol a qualquer custo, e mais uma vez perdeu uma grande chance. O lateral Ota passou por Araiba e cruzou pra área. A bola passou na frente de Okazaki e Johnsen, que não alcançaram por pouco.

O técnico Kenta Hasegawa tenta sua última cartada: coloca os atacantes Hara e Omae no lugar dos volantes Ono e Honda. Mas não adiantou, o Kashima inteligentemente segurou a bola no campo de ataque e administrou a vantagem até o apito final do juiz, para comemorar seu 4º título na história da Copa do Imperador. O zagueiro Go Oiwa, que não jogou a final mas se aposentou agora do futebol, teve a honra de levantar a taça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário