sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Japão 3x2 Qatar: Com um a menos, Japão consegue virada dramática

Kagawa finalmente brilhou na Copa da Ásia / Foto: Getty Images

Em uma partida emocionante, o Japão teve que se superar mais uma vez para buscar a vitória com um jogador a menos. O Qatar esteve na frente do placar duas vezes, mas não suportou a pressão dos japoneses e cedeu a virada no final do segundo tempo, para a decepção da torcida local. Apesar disso, não foi uma campanha ruim dos donos da casa, que se recuperaram de uma derrota na estreia - 2x0 para o Uzbequistão - com boas vitórias contra China (2x0) e Kuwait (3x0), e deram muitas dificuldades aos Samurais Azuis. Esperava-se que os 25.000 lugares do Al Gharafa Stadium estariam ocupados, mas poucos menos de 20.000 torcedores foram assistir a partida das quartas de final.

Japão no 4-2-3-1 e Qatar no 4-4-2

O Japão não podia contar com Matsui (lesionado, não joga mais na Copa da Ásia) e Uchida (suspenso). Assim como no jogo anterior, Okazaki começou jogando pela ponta direita e Inoha ganhou a vaga na lateral direita. O Qatar veio com quase o mesmo time que venceu o Kuwait por 3x0 - o francês Bruno Metsu mexeu apenas na lateral direita, trocando Kasola por Mesaad.

Com o apoio da torcida, o Qatar foi pra cima e criou as primeiras chances de gol. O uruguaio Sebastian Soria fez boa jogada pela direita e a bola sobrou para Mesaad, que chutou para a defesa de Kawashima. Em seguida, Mesaad chutou de longe e o goleiro japonês mais uma vez teve que trabalhar. Aos 12 minutos, o Qatar abriu o placar. Soria recebeu lançamento por trás da defesa - que tentou fazer linha de impedimento -, invadiu a área, driblou Yoshida e chutou rasteiro, por baixo dos braços de Kawashima, que não conseguiu defender.

O Japão empatou aos 29 minutos, quando Okazaki recebeu passe de Honda e ficou na cara do gol; ele só deu um toquinho por cima do goleiro e Kagawa apareceu pra completar de cabeça, quase em cima da linha.

No segundo tempo, depois que o brasileiro Fábio César entrou no lugar de El Sayed, começou a dar tudo certo para o Qatar e tudo errado para o Japão. Yoshida, que já tinha amarelo, foi na dividida com Ahmed e conseguiu tirar a bola, mas acabou se enroscando com as pernas do adversário, que valorizou bastante o lance. O árbitro não teve dúvidas e expulsou o zagueiro japonês. Com toda a polêmica gerada acerca de que nem teria sido falta, Fábio César foi para a cobrança e, mesmo com pouco ângulo, chutou direto, por baixo. Kawashima não chegou a tempo e só defendeu quando a bola já estava dentro do gol. Foi o segundo gol do brasileiro na Copa da Ásia, o segundo de falta. A televisão mostrou a decepção de Yoshida, que ainda estava na lateral do campo no momento do gol.

A torcida se empolgou e fez a festa, vendo seu time perto das semifinais. Porém, mesmo com toda a pressão, perdendo por 2x1 e com um jogador a menos, foi a partir daí que o Japão passou a jogar melhor - da mesma forma que contra a Síria na fase de grupos. Para recompor a defesa, Maeda deu lugar a Iwamasa. Não passou muito tempo e o Japão empatou mais uma vez. Okazaki recebeu na entrada da área e tentou dominar; a bola ficou com Kagawa, que se livrou do zagueiro e chutou sem chance para o goleiro.

O Japão dominava mesmo com um homem a menos, enquanto o Qatar tentava os contra-ataques. Parecia que os donos da casa queriam mais ir pra prorrogação, pra explorar o maior cansaço dos adversários. Aos 44 minutos, Kagawa recebeu na área um belo passe de Hasebe, driblou o goleiro e foi derrubado por trás antes de poder chutar para o gol livre. Mas a bola sobrou para Inoha, que fez o gol da virada.

Finalmente brilhou na Copa da Ásia a nova estrela do futebol japonês, Shinji Kagawa. Com apenas 21 anos, ele já é um dos destaques do Borussia Dortmund, que lidera com folga o Campeonato Alemão. O Japão mostrou uma incrível capacidade de reação jogando sob forte pressão e com um jogador a menos - de novo. Okazaki e Inoha substituíram bem Matsui e Uchida, enquanto Iwamasa está recuperado de lesão e poderá ser titular no próximo jogo. Honda apareceu mais como um criador do que finalizador, dando passes importantes para os dois primeiros gols. Pelo lado negativo, Maeda - de novo - pouco apareceu, Kawashima não mostrou muita segurança e a defesa mais uma vez cometeu falhas que quase custaram caro. O adversário dos japoneses na semifinal será o vencedor de Irã x Coreia do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário