domingo, 16 de janeiro de 2011

Irã 1x0 Coreia do Norte: Team Melli é o primeiro classificado para a segunda fase

Ansari Fard (10) fez o gol da vitória do Irã / Foto: AFP

O Irã esteve longe de ser brilhante, mas venceu a decepcionante Coreia do Norte e é a primeira equipe a garantir a classificação para as quartas de final da Copa da Ásia. A partida foi realizada no Qatar Sports Club Stadium, com um público de pouco mais de 6.000 torcedores.

A formação inicial das equipes

O técnico iraniano Afshin Ghotbi escalou um time bem diferente daquele que venceu o Iraque na primeira rodada. Além de mudar o esquema do 4-4-2 para um 4-5-1, tiveram quatro mudanças entre os titulares: Nouri no meio-campo, Heidari na ponta direita, Khalatbari na ponta esquerda e o jovem Ansari Fard, de 20 anos, na frente. A Coreia do Norte, que agora adota um 4-4-2 mais tradicional - na Copa do Mundo, eles jogavam com cinco zagueiros -, também teve mudanças com relação ao primeiro jogo. Começaram como titulares o zagueiro Ri Jun Il e o meia Mun In Guk.

O que chamou a atenção, além da atuação abaixo do esperado do Irã e da aparente falta de ímpeto ofensivo da Coreia do Norte foi a arbitragem polêmica de Abdula Shukralla, do Bahrein. No primeiro tempo, Ansari Fard recebeu lançamento na área, ganhou do zagueiro e mandou pro gol, mas a jogada foi anulado pelo árbitro, que viu falta do atacante iraniano no lance. No segundo tempo, Jong Tae Se foi derrubado na área, mas nada foi marcado.

Aliás, foi Tae Se quem mais causou perigo ao gol do Irã. Porém, como a Coreia não criava e a bola pouco chegava aos seus pés, a única boa chance do atacante foi em uma cobrança de falta, onde ele chutou forte e o goleiro Rahmati defendeu.

A partida não empolgava e o 0x0 era merecido. No segundo tempo, quando parecia que nada ia mudar, entra o atacante Rezaei no lugar do lateral Nosrati no Irã. Com isso, Heidari recuou para a lateral direita e Rezaei jogou na ponta direita. A tentativa de deixar o time mais ofensivo deu certo e o gol saiu logo em seguida, apesar de que foi pelo lado esquerdo: depois de uma cobrança rápida de lateral, Nouri cruzou e Ansari Fard desviou para o gol, tirando do goleiro Myong Guk.

Perdendo o jogo, o técnico norte-coreano mexeu no time, mas estranhamente quem saiu foi Tae Se para a entrada do atacante Pak Chol Min. A limitação da Coreia do Norte em criar jogadas no ataque ficou evidente, e só nos acréscimos eles tiveram uma boa chance de conseguir o empate: depois de pressionar e tocar a bola na frente da área iraniana, Hyong Jo dominou e chutou no travessão.

Com isso, o Irã está garantido na próxima fase, enquanto a Coreia do Norte precisa vencer o Iraque e torcer para que os Emirados Árabes não vençam o Irã. Mas com esse futebol nada ousado é difícil acreditar que eles possam ganhar de alguém...

Nenhum comentário:

Postar um comentário