sábado, 8 de janeiro de 2011

Copa da Ásia: Qatar dá vexame em casa e perde para o Uzbequistão



Depois de ser escolhido para sediar a Copa de 2022, o mundo passou a olhar com mais atenção para o Qatar, aquele país de construções exuberantes e grandiosas que prometeu estádios igualmente majestosos para a Copa. E a tradição no futebol, onde fica? Se faltam craques ou pelo menos bons jogadores, eles começaram "importando" estrangeiros: o volante ganês Lawrence Quaye, o meia brasileiro Fábio César e o atacante uruguaio Sebastián Soria. O técnico é o francês Bruno Metsu, o mesmo que levou o Senegal às quartas de final da Copa de 2002. A Copa da Ásia, realizada no Qatar, passou a ser uma boa oportunidade de conhecer melhor essa seleção.

 
A formação inicial das equipes

O jogo de abertura, Qatar x Uzbequistão (respectivamente, 114º e 109º no ranking da FIFA) prometia mais em termos de curiosidade do que de bom futebol. Realizada no Khalifa International Stadium, que não estava lotado - estima-se que 37.000 dos 50.000 lugares estavam ocupados -, a partida começou equilibrada, mas quem mais levou perigo foi o Uzbequistão, que acertou um chute na trave logo aos 6 minutos com o atacante Aleksandr Geynrikh e, em seguida, perdeu uma chance incrível: depois de um cruzamento rasteiro pela direita, o goleirão caiu pra defender mas bizarramente não alcançou a bola, que ficou livre para Jasur Hasanov, mas, com o gol livre, ele demorou pra chutar e ainda mandou pra fora. Só no final do primeiro tempo que o Qatar assustou, numa cobrança de falta do brasileiro Fábio, que bateu na trave.

Na segunda etapa, o Qatar quase marcou em uma jogada muito estranha: a defesa usbeque afastou mal, o goleiro não conseguiu segurar e perdeu a bola pra Soria, que rolou pra trás pra Abdulrahman, que não conseguiu mandar a bola para o gol sem goleiro.

Mas quem dominava e criava mais era o Uzbequistão. Até que Ahmedov arriscou um chute de muito longe, a bola bateu no travessão e entrou. Um golaço e 1x0 no placar, para a decepção dos donos da casa. O Qatar ainda tentava uma reação mas, a menos de 15 minutos do fim, veio o balde de água fria: em uma falha incrível, o jogador do Qatar tenta passar para o zagueiro que estava na frente da sua própria área, mas a bola vai para o capitão do time adversário, Server Djeparov, que não desperdiça e define: 2x0.

Depois dessa derrota, só resta ao Qatar tentar alguma coisa contra os outros adversários do grupo, teoricamente mais fortes que o Uzbequistão: Kuwait e China (102º e 87º no ranking da FIFA), para evitar uma vergonha ainda maior. Caso se confirme um fracasso nessa Copa da Ásia, há o consolo que ainda faltam 11 anos para o mundial. Fazendo uma comparação, o Japão não tinha nem liga profissional 11 anos antes de sediar a Copa de 2002 e conseguiu fazer um bom papel. Tempo e dinheiro - principalmente dinheiro - eles têm de sobra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário