terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Índia 0x4 Austrália: Jogando pro gasto, Socceroos estreiam com vitória fácil

Brett Holman da Austrália passa por Steven Dias da Índia / Foto: Getty Images 

Pelo Grupo C da Copa da Ásia, a Austrália, uma das favoritas ao título, estreou contra a Índia, maior candidato a saco de pancadas do torneio, para um público de 11.000 pessoas no Al Sadd Stadium, em Doha. Os indianos não tinham um retrospecto favorável, colecionando derrotas nos últimos jogos: 5x0 para os Emirados Árabes, 9x0 para o Kuwait, 6x3 para o Iêmen... A expectativa era de uma goleada histórica, mas os australianos fizeram apenas o suficiente para garantir uma vitória tranquila.

Menos mal para os indianos, que até não acharam tão ruim o resultado: "Acho que meu time esteve muito bem hoje. Vocês estariam orgulhosos da nossa performance se estivessem no meu lugar hoje", declarou o técnico inglês Bob Houghton. "Ninguém gosta de perder de 4x0, mas no geral foi uma boa experiência para nós", concluiu.

Com um time jovem e inexperiente, a Índia peca também pelo vigor físico de seus jogadores, o que deixa as coisas ainda mais difíceis para enfrentar um adversário forte fisicamente como a Austrália. Seus destaques são o goleiro Subrata Paul e o atacante Sunil Chhetri, a esperança de gols que joga no Kansas City da Major League Soccer - o único da seleção indiana que atua fora do país.

 
A formação inicial das equipes

Sem poder contar com Joshua Kennedy que, machucado, está fora da Copa da Ásia, o técnico alemão Holger Osieck decidiu jogar sem um centroavante fixo, com Tim Cahill no ataque junto com Harry Kewell.

Como era de se esperar, a Austrália foi pra cima, e não demorou pra abrir o placar. Aos 11 minutos, Emerton recebeu pela direita e cruzou rasteiro pra Cahill, sempre ele, fazer 1x0. O jogo foi decidido ainda no primeiro tempo, com mais dois gols. Kewell chutou de fora da área pra fazer o segundo e Holman completou um cruzamento de cabeça pra fazer 3x0, depois de uma falha do goleiro Subrata ao sair do gol.

No segundo tempo, os australianos só administraram o placar e levaram o jogo em ritmo de treino. Mas ainda deu pra fazer o quarto: em falta cobrada por Wilkshire, Cahill subiu mais que vários indianos e marcou de cabeça. Um fato curioso é que todos os gols da Austrália saíram em jogadas pelo lado direito - com duas assistências de Wilkshire e duas de Emerton.

A cinco minutos do fim, a Índia teve a única chance de gol na partida, quando Chhefri recebeu um lançamento em velocidade, invadiu a área mas foi travado na hora do chute. Uma pena para a torcida local, que sempre se agitava quando a Índia tentava fazer algo no ataque.

Na próxima rodada, a Austrália terá seu verdadeiro teste contra a Coreia do Sul, numa das partidas mais esperadas da primeira fase e que deve decidir o primeiro lugar do grupo. Os sul-coreanos também estrearam com vitória, batendo o Bahrein por 2x1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário