segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

China 2x2 Uzbequistão: Empate classifica uzbeques e elimina chineses

Djeparov é marcado por Zhao Xuri / Foto: AFP

Em uma das melhores partidas da Copa da Ásia até agora, o Uzbequistão encerrou sua participação na primeira fase garantindo o primeiro lugar do Grupo A, com duas vitórias e um empate. A China, que ganhou do Kuwait mas perdeu do Qatar, está eliminada.

A formação inicial das equipes

A única mudança na seleção do Uzbequistão com relação ao último jogo foi a entrada de Novkarov no lugar de Tursunov. A China já veio com cinco mudanças: o goleiro Yang Zhi e o volante Zhao Xuri voltaram ao time depois de ficarem de fora na derrota para o Qatar. O zagueiro Li Xuepeng e os meias Wang Song e Hao Junmin também ganharam a posição.

O Uzbequistão, apesar de ter vencido nas duas primeiras rodadas, ainda não estava garantido na próxima fase. A China precisava da vitória e ainda torcia contra o Qatar na outra partida do grupo.

Com os dois times atacando, as chances de gol não demoraram a aparecer. Aos 2 minutos, Shatskikh perdeu um gol incrível ao chutar pra fora depois de receber um cruzamento na cara do gol. Aos 5, cobrança de falta para a China. Xuepeng cabeceia pro gol e Nesterov faz grande defesa, mandando pra escanteio. Na sequência, a China cobra curto e levanta a bola na área; Yu Hai pega de cabeça, a bola desvia em Akhmedov e engana o goleiro. 1x0 China.

As chances de gol eram criadas e os goleiros apareciam bem pra defender. Zhao Xuri chutou de fora da área e acertou o travessão aos 20 minutos. Aos 29, depois de uma boa troca de passes no ataque uzbeque, Ddjeparov deixou Akhmedov na cara do gol. O zagueiro mostrou a frieza de um centroavante - será que o número 9 que ele usa não é por acaso? - e colocou no canto do goleiro, empatando o jogo para o Uzbequistão. Foi o segundo gol do zagueiro no torneio, que já havia feito um golaço de fora da área na partida de estreia.

A China ainda poderia ter feito o segundo gol em uma jogada de contra-ataque pelo lado direito, onde Junmin cruzou para a cabeçada de Gao Lin. Nesterov fez milagre pra defender.

No segundo tempo, logo aos 30 segundos de jogo, Geynrikh chutou de longe e marcou um golaço. Yang Zhi, um pouco adiantado, não alcançou a bola. Depois de sofrer a virada, a China partiu pro ataque. Com o Qatar vencendo o Kuwait na outra partida que acontecia ao mesmo tempo, os chineses precisavam de mais três gols. E não demorou pra sair o empate. Junmin - o único que joga fora do seu país, no Schalke 04 - cobrou falta com perfeição e acertou no ângulo, sem chance para o goleiro. Mais um golaço e 2x2 no placar.

Dois minutos depois, o terceiro gol não saiu por muito pouco. Wang Song cruzou e Gao Lin, livre na pequena área, mergulhou para cabecear, mas a bola foi pra fora. A China pressionava, mas Nesterov, que estava num grande dia, fechou o gol.

Como primeiro colocado do Grupo A, o Uzbequistão enfrenta nas quartas de final o segundo colocado do Grupo B, que tem Japão, Jordânia e Síria ainda disputando duas vagas. O Qatar, que venceu o Kuwait por 3x0, ficou com o segundo lugar e pega o vencedor do Grupo B. Veja como ficou a classificação:


Nenhum comentário:

Postar um comentário