quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Uzbequistão 0x6 Austrália: Goleada incrível define o outro finalista da Copa da Ásia

Kewell comemora ao marcar o primeiro gol / Foto: Getty Images

Em uma partida que tinha tudo para ser equilibrada, a Austrália humilhou o Uzbequistão com uma goleada por 6x0 e se garantiu na final da Copa da Ásia. Os Socceroos vão para a grande decisão como a equipe com o melhor ataque - 13 gols, empatados com o Japão - e a melhor defesa - apenas um gol sofrido.

A formação inicial das equipes

Não é que o Uzbequistão é um time horrível, como pode parecer pra quem vê apenas o resultado e lembra que os uzbeques não têm muita tradição no futebol. Pelo contrário, eles fizeram uma boa campanha até aqui e chegaram à semifinal depois de um primeiro lugar no Grupo A e boas exibições. A variação tática chamou a atenção na equipe comandada por Vadim Abramov - a cada partida o time vinha com uma formação diferente. Mas a estratégia era sempre parecida: zagueiros adiantados, laterais apoiando, muita velocidade pelas pontas e o "maestro" Djeparov armando o time.

Depois de usar um sistema com três zagueiros na vitória sobre a Jordânia nas quartas de final, o Uzbequistão veio para a semifinal com uma espécie de 4-2-3-1. Mas, na prática, era um pouco diferente. O zagueiro Akhmedov vai ao ataque o tempo todo e até faz gols às vezes - ele quase fez um golaço ao driblar meio time da Austrália, mas a finalização parou nas mãos de Schwarzer.

Porém, jogar de forma tão ofensiva deixa o time muito exposto a contra-ataques. Contra os outros adversários que enfrentou - Qatar, Kuwait, China e Jordânia - isso não foi um grande problema, pois eles não tinham a qualidade para explorar essa fraqueza. Porém, quando um time pequeno resolve ousar demais contra um grande... está correndo um sério risco de levar uma goleada. E foi o que aconteceu.

Com apenas quatro minutos de jogo, McKay passou por um adversário e deixou Kewell em boas condições para chutar cruzado e fazer 1x0. Aos 34 minutos, depois de cobrança de falta na área, Ognenovsky aproveitou a falha da defesa e, sem marcação, fez 2x0.

Com a desvantagem no placar, restou ao Uzbequistão atacar ainda mais no segundo tempo, mas deu tudo errado. Aos 19 minutos, com a defesa toda aberta, um contra-ataque mortal australiano definiu o jogo. McKay deixou Carney na cara do gol e o lateral do Blackpool não desperdiçou: 3x0.

Depois disso, o Uzbequistão perdeu a cabeça. Bakaev deu um carrinho desnecessário e foi expulso. Com o time totalmente desorganizado em campo, ficou fácil pra Austrália fazer mais três - Emerton, Valeri e Kruse - e deixar o placar em 6x0.

É bom lembrar também que o Uzbequistão não teve jogadores importantes como o goleiro Nesterov e o atacante Geynrikh, que se machucaram no jogo passado. Eles fizeram falta, visto que o goleiro reserva levou gols defensáveis - o sexto foi um frangaço - e o ataque não foi eficiente. Djeparov errou tudo que tentou.

Para a Austrália, as coisas não poderiam ter dado mais certo. Os Socceroos apenas exploraram a fraqueza uzbeque e venceram sem dificuldade nenhuma. Com apenas 33% de posse de bola, eles foram seguros na defesa e eficientes no ataque. Mas o verdadeiro teste será a final contra o Japão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário