domingo, 9 de janeiro de 2011

Japão 1x1 Jordânia: Gol nos acréscimos salva os japoneses da derrota

Yoshida fez o gol salvador / Foto: Getty Images

O Japão, que também vai participar da Copa América, estreou na Copa da Ásia contra a modesta seleção da Jordânia. Apesar de todo o favoritismo dos japoneses, o resultado final foi o mesmo das outras duas únicas vezes que os países já se enfrentaram: 1x1. Mesmo dominando a partida com 68% de posse de bola, foram poucas as oportunidades de gol para os Samurais Azuis, que só evitaram uma inesperada derrota graças ao gol salvador do zagueiro Yoshida nos acréscimos do segundo tempo.

 
A formação inicial das equipes

O ponto forte do Japão é o meio-campo, que tem ótimos jogadores como Honda, do CSKA Moskow e Kagawa, destaque da Bundesliga pelo líder Borussia Dortmund, além dos experientes Hasebe, Endo e Matsui. No ataque, permanece um ponto de interrogação: na Copa do Mundo, foi Honda quem jogou na frente a maior parte do tempo, num improviso que até deu certo. Contra a Jordânia, era bem provável que entraria um centroavante de ofício, só ficou a dúvida de quem seria. Maeda, artilheiro da J-League, foi o titular.

Na defesa, mais problemas: os dois zagueiros titulares em 2010, Nakazawa e Tulio Tanaka, contundidos, nem viajaram ao Qatar. Iwamasa e Makino também se machucaram e ficaram de fora da estreia. Os titulares foram Konno e Yoshida. Nas laterais e no gol, sem surpresas.

Correndo por fora, a Jordânia contava com o apoio da torcida local - apesar do pequeno público, pouco mais de 6.000 pessoas. Com o time bem fechado e também graças à aparente falta de ritmo dos adversários, eles iam esfriando o jogo. Até que, no final do primeiro tempo, Hasan Abdel Fatah recebeu passe de Amer Deeb, deixou Endo no chão e chutou pro gol. A bola desviou em Yoshida e enganou Kawashima. Muita festa dos jordanianos.

No segundo tempo, a Jordânia voltou disposta a se defender ainda mais e segurar a vantagem até o fim. O técnico italiano Alberto Zaccheroni tirou Maeda, que pouco fez no primeiro tempo, e colocou Lee. Mas nada mudou - o Japão continuou dominando mas não criava boas chances. Quando a bola ia no gol, o goleiro jordaniano Shafi sempre aparecia bem. Eram muitos cruzamentos e tentativas de penetração pelo meio que nunca davam certo contra um adversário que usava nove jogadores defendendo e um atacante isolado na frente.

Quando Okazaki entrou no lugar de Matsui, o Japão ganhou um pouco mais de movimentação pelos lados. Okazaki ficou na ponta esquerda, Kagawa no meio e Honda na direita, com Lee como centroavante. Quanto mais o tempo passava, mais o Japão pressionava e mais a Jordânia se segurava. Parece que o fato de não ter feito nenhum amistoso de preparação prejudicou os japoneses, que claramente não mostravam o entrosamento ideal.

Já nos acréscimos, Honda saiu para a entrada de Fujimoto. Desesperado e só jogando a bola na área, o Japão finalmente conseguiu marcar. Depois de cobrança curta de escanteio, Hasebe cruzou e Yoshida se redimiu ao marcar o gol de empate. Por pouco não saiu o gol da virada na sequência, mas Lee desperdiçou a chance.

O próximo confronto do Japão é contra a Síria, que derrotou a Arábia Saudita por 2x1, enquanto os jordanianos jogam contra os sauditas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário