quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Iraque 1x2 Irã: De virada, Irã vence os campeões

O atacante iraniano Mohammed Gholami tenta marcar / Foto: AFP

O Iraque, apesar de não ser uma grande força no futebol asiático, é o atual campeão da Copa da Ásia, com o seu primeiro e único título conquistado em 2007. O tricampeão Irã tem mais tradição, mas sofre de uma certa decadência e não vence o torneio desde 1976. Em suas estreias pelo Grupo D, as duas equipes fizeram um jogo bem movimentado, com os dois times atacando e um certo clima de rivalidade entre os países vizinhos que estiveram em guerra nos anos 80.

O público, como de costume na competição realizada no Qatar, deixou a desejar. Apenas 10.000 torcedores estavam presentes no Qatar Sports Club Stadium, em Doha.

 
A formação inicial das equipes - Iraque de branco e Irã de vermelho

O Iraque foi melhor no início da partida e merecidamente fez o primeiro gol logo aos 12 minutos. Mahdi cruzou pela esquerda, o goleiro iraniano ficou indeciso ao sair e ficou pelo meio do caminho; Emad cabeceou e Younis, em cima da linha, só empurrou pro gol. O jogo era bom, com muitas chances para os dois lados. O Irã foi melhorando aos poucos e equilibrando as ações. Até que, no final do primeiro tempo, saiu o gol de empate. A defesa iraquiana afastou mal e a bola ficou com Andranik, que lançou para Rezaei, livre, chutar cruzado na saída do goleiro.

O segundo tempo começou devagar, mas os times foram se jogando mais ao ataque, em busca da vitória. Quem passou a jogar melhorar e criar mais chances foi o Irã, que teve 61% de posse de bola. até que veio a não tão surpreendente virada. Aos 39 minutos, Mobali cobrou falta na área, a bola passou por todo mundo e entrou direto, enganando o goleiro Mohammed.

Na próxima rodada, o Iraque enfrenta os Emirados Árabes, enquanto o Irã joga contra a Coreia do Norte. Com o empate em 0x0 na outra partida, o Team Melli - a forma que os iranianos falam "seleção" - larga na frente do grupo, enquanto os Leões da Mesopotâmia ficam numa situação mais difícil pra defender o título. Mas pelo futebol apresentado, tanto Irã quanto Iraque têm totais condições de avançarem para a próxima fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário