sábado, 22 de janeiro de 2011

Copa da Ásia: Gols na prorrogação levam Austrália e Coreia do Sul às semifinais

Em duas partidas bem parecidas, a Austrália venceu o Iraque e a Coreia do Sul venceu o Irã com um gol na prorrogação. Em ambos os jogos, muito equilíbrio e poucas jogadas criadas. O bom futebol ficou devendo, e no final os favoritos se deram bem. Agora, Japão x Coreia do Sul e Uzbequistão x Austrália farão as semifinais da Copa da Ásia, enquanto os países árabes ficaram sem nenhum representante na competição.

Austrália 1x0 Iraque

Austrália e Iraque no 4-4-2

O Iraque é o atual campeão, mas quem carregava o peso do favoritismo era a Austrália. Os Socceroos não se aproveitaram da sua superioridade teórica e a partida foi se arrastando. As poucas chances criadas eram desperdiçadas: McKay perdeu frente a frente com o goleiro - o mesmo fez o iraquiano Emad mais tarde. O zagueiro Ognenovski quase fez um golaço de bicicleta, mas a bola, que tinha endereço certo, desviou em Jedinak e foi pra fora. A três minutos do fim do segundo tempo da prorrogação, Kewell apareceu entre dois defensores iraquianos para cabecear o cruzamento de McKay e fazer o gol da vitória.

A Austrália mostrou pouca variedade ofensiva mas venceu justamente na sua jogada característica, o cruzamento na área. A defesa que sofreu apenas um gol até agora e raramente falha é o ponto forte da equipe. E quando tudo mais dá errado, Schwarzer - possivelmente o melhor goleiro da competição - aparece pra salvar a pátria.

Irã 0x1 Coreia do Sul

Irã no 4-3-3 e Coreia do Sul no 4-2-3-1

O Irã teve a vantagem de ter descansado quase todos os titulares na última partida, enquanto a Coreia do Sul conseguiu manter praticamente todo o time titular sem contusões ou suspensões. Foi a quinta vez consecutiva que as duas seleções se enfrentaram nas quartas de final da Copa da Ásia. Nas edições anteriores, cada um tinha se classificado em duas ocasiões. Com a vitória de hoje, os Taegeuk Warriors eliminaram o Team Melli pela terceira vez nos últimos cinco encontros nesta fase eliminatória e enfrentam os rivais japoneses na semifinal.

Equilibrado do início ao fim, parecia que o jogo iria para a decisão nos pênaltis. Mas se teve um time que foi melhor, foi a Coreia do Sul. O gol da vitória veio no fim do primeiro tempo da prorrogação, quando o substituto Yoon Bit Garam chutou cruzado de fora da área, no canto do goleiro Rahmati. Nos 15 minutos finais o Irã resolveu pressionar com tudo o que tinha, mas os sul-coreanos resistiram e garantiram a classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário