quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Uzbequistão 2x1 Kuwait: Uzbeques vencem mais uma e ficam muito perto da classificação

 Server Djeparov comanda mais uma vitória da seleção uzbeque / Foto: AFP

Pela segunda rodada da Copa da Ásia, o Uzbequistão venceu o Kuwait por 2x1 e está muito perto da classificação para a segunda fase. Com o resultado da outra partida do Grupo A - China 0x2 Qatar, o Uzbequistão lidera o grupo e pode se classificar até com uma derrota na terceira partida, dependendo dos resultados.

Uzbequistão no 4-2-3-1 e Kuwait no 4-4-2

O técnico uzbeque Vadim Abramov mudou o time que derrotou o Qatar na primeira rodada. Andreev começou jogando na lateral esquerda e Tursunov na ponta direita. Shatskikh foi deslocado para o meio e Djeparov para a meia esquerda. Adotando uma formação mais ofensiva, o cauteloso 4-5-1 do primeiro jogo tornou-se agora um mais incisivo 4-2-3-1, que deu mais liberdade ao capitão e cérebro do time, Server Djeparov, e permitiu comandar o ritmo da partida até o final.

Jogando para um público de pouco mais de 3.000 torcedores no Al Gharafa Stadium, em Doha, o Uzbequistão começou tomando a iniciativa de atacar, enquanto o Kuwait esperava por uma oportunidade no contra-ataque.

Um lance curioso foi quando Djeparov cobrou um escanteio para ele mesmo. A ideia da "jogada ensaiada" era que o primeiro toque já tinha sido dado pelo jogador que estava ajeitando a bola antes, mas o bandeirinha não validou o lance.

Aos 40 minutos, a superioridade dos Lobos Brancos finalmente se transformou em gol. Falta para o Uzbequistão na entrada da área. Antes da cobrança, Djeparov sinaliza para dois jogadores de seu time ficarem do lado da barreira do Kuwait. Shatskikh cobra direto, a bola bate nas costas de Haydarov, que estava do lado da barreira, engana o goleiro e entra. Seria mais uma jogada ensaiada? Provavelmente não, mas deu certo. E é incrível como aconteceram gols onde a bola desviou em um jogador e enganou o goleiro nesta Copa da Ásia. Mas esta foi a primeira vez onde a bola desviou em um jogador do próprio time que marcou.

No segundo tempo, o Kuwait veio como uma mudança: Hamad entrou no lugar de Jarah. Logo aos 2 minutos, ele já sofreu um pênalti, que Bader converteu e empatou o jogo. Mas a reação parou por aí.

Aos 19 minutos, em uma boa troca de passes do Uzbequistão no ataque, apareceu mais uma vez a estrela do time, Djeparov. Depois de tocar e receber de volta de Hasanov - que entrou no lugar de Shatskikh após o empate do Kuwait -, de fora da área, ele pegou de primeira e chutou colocado no canto, sem chance para o goleiro. 2x1 Uzbequistão, que a partir daí não teve dificuldades em segurar o placar. Mantendo a posse de bola no campo de ataque, o Kuwait pouco ameaçou.

O gol de empate chegou perto apenas em uma jogada onde Ahmad, que tinha entrado no lugar do lateral Fahad, recebeu um cruzamento livre na frente do goleiro, pegou de primeira, meio desajeitado, e mandou pra fora. Uma chance incrível que foi desperdiçada. Pior para o Kuwait, que agora ficou numa situação complicada, com duas derrotas.

Por outro lado, o técnico do Uzbequistão está confiante e pensa até em título: "Acho que podemos surpreender e espero que o Uzbequistão seja o campeão. Há muitos outros bons times e vai ser difícil, mas espero que sejamos campeões."

Nenhum comentário:

Postar um comentário