terça-feira, 1 de março de 2011

Gamba Osaka 5x1 Melbourne Victory: Vitória tranquila para o Gamba na estreia da ACL

Takei marcou o primeiro gol / Foto: J.League Photos

O Gamba Osaka precisou de apenas dez minutos para fazer três gols e decidir o jogo em sua estreia na Liga dos Campeões da Ásia contra o Melbourne Victory, da Austrália. A partida realizada no Banpaku Stadium, em Osaka, abriu a temporada para o time japonês da melhor forma possível.

A formação inicial das equipes

O atual vice-campeão da J-League abriu o placar com 4 minutos de jogo. Takei pegou o rebote de um escanteio e chutou pra fazer 1x0. Um minuto depois, o coreano Lee foi derrubado na área e o pênalti foi marcado. O brasileiro Adriano - contratado do rival Cerezo Osaka e que já jogou pelo Internacional e pelo Vasco - bateu e marcou, mas o juiz mandou voltar. Na repetição ele acertou novamente e fez 2x0. Foi seu primeiro gol pelo Gamba, logo na partida de estreia.

Estava fácil demais. Aos 10 minutos, Usami deu um belo passe para Adriano, que recebeu na linha de fundo e cruzou rasteiro pro meio da área, onde estava Lee, que aproveitou a chance e fez 3x0. O técnico escocês Ernie Merrick não perdeu tempo e fez sua primeira substituição com 14 minutos de jogo. Ele trocou um volante por outro: saiu Ferreira, entrou Celeski. Em um contra-ataque rápido, Thompson aproveitou a falha da marcação e levou a bola do seu campo de defesa até a grande área adversária, onde foi derrubado por Shimohira.

O veterano de 37 anos Kevin Muscat foi para a cobrança do pênalti. O zagueiro, suspenso por oito jogos na A-League por uma entrada extremamente violenta - mas foi liberado pra jogar a ACL -, mostrou que não tem só fama de carniceiro e que também marca seus golzinhos de vez em quando.

O Gamba teve a chance de fazer o quarto gol com Adriano em um chute de voleio, mas o brasileiro mandou em cima do goleiro. O Melbourne quase fez o segundo em um contra-ataque, quando Allsopp recebeu na área e chutou rente à trave.

Com o resultado praticamente garantido, a partida prosseguiu num ritmo morno. Mesmo sem forçar muito, o Gamba marcou mais dois gols no segundo tempo e decretou a goleada. Aos 17 minutos, Adriano fez uma boa jogada pela direita e cruzou para Futagawa fazer 4x1. Já aos 45, o coreano Kim Seung-Yong, que havia entrado no segundo tempo, escorou de cabeça o cruzamento de seu compatriota Lee para fazer 5x1.

Com o resultado, o Gamba Osaka lidera o Grupo E da AFC Champions League, ao lado do Tianjin Teda, da China, que venceu o Jeju United da Coreia do Sul por 1x0. Na próxima rodada, dia 15 de março, Gamba e Tianjin se enfrentam na China. Neste fim de semana, acontece o clássico de Osaka - Cerezo x Gamba - pela 1ª rodada da J-League 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário