Tianjin Teda 2x1 Gamba Osaka
Apesar de ter entrado em campo com a mesma equipe que venceu o Melbourne Victory por 5x1 na estreia da ACL e o Cerezo Osaka por 2x1 na estreia da J-League, parece que o Gamba esqueceu o futebol no Japão. Com uma performance decepcionante, em nenhum momento os japoneses tiveram o controle do jogo. Os chineses são conhecidos por jogar duro e desta vez não foi diferente, mas o Gamba foi ainda mais violento e cometeu muitas faltas.
Os chineses abriram o placar aos 24 do primeiro tempo, quando Chen Tao tabelou com o argentino Luciano Olguín, que chutou forte no meio do gol. Parecia uma bola defensável, mas o goleiro Fujigaya foi pego no contrapé e não conseguiu defender. O Gamba conseguiu empatar seis minutos depois - Adriano deixou Lee Keun-Ho na cara do gol e o sul-coreano não desperdiçou. O zagueiro Yamaguchi se machucou numa dividida onde ele chutou mais a perna do jogador chinês do que a bola e foi substituído por Takagi no fim da primeira etapa.
No início do segundo tempo, o vice-campeão chinês definiu a vitória contra o vice-campeão japonês numa jogada onde o zagueiro Takagi errou completamente o tempo da bola e derrubou Chen Tao dentro da área. Pênalti que o zagueiro Cao Yang bateu bem e converteu. O jogo foi se arrastando até o final sem grandes chances para os dois times. Uma partida para se esquecer para o time de Osaka.
O Tianjin Teda agora lidera o Grupo E, com duas vitórias, enquanto o Gamba Osaka caiu para segundo, com o mesmo número de pontos mas saldo melhor que o sul-coreano Jeju United, que venceu o lanterna Melbourne Victory na Austrália por 2x1.
Shandong Luneng 2x0 Cerezo Osaka
Ao contrário da partida anterior, o duelo entre o campeão chinês e o terceiro colocado da J-League em 2010 foi um jogo mais limpo e aberto. O Cerezo não jogou mal, poderia até ter marcado um golzinho se tivesse um pouco mais de sorte, mas a verdade é que o time chinês foi mais competente e venceu de forma incontestável.
A formação inicial das equipes - Cerezo com todos os titulares no habitual 4-2-3-1 e Shandong num 4-5-1
No primeiro tempo, Martinez, ex-Palmeiras e Cruzeiro, cobrou falta com perigo e quase abriu o placar para os visitantes. A bola passou rente à trave. Mas quem marcou foi o Shandong Luneng, aos 22 minutos: Renato Silva, ex-São Paulo e Botafogo, apareceu no meio da área em uma cobrança de escanteio e completou para o gol.
O Cerezo poderia ter empatado em um rápido contra-ataque, mas Rodrigo Pimpão, ex-Vasco, chutou em cima do goleiro. O japonês Chugo também teve uma boa chance chutando de fora da área, mas mais uma vez o goleiro defendeu bem. O jogo estava aberto e o time chinês também tinha boas chances. O segundo gol quase saiu quando o goleiro do Cerezo deu uma bobeada incrível e escorregou na hora de chutar pra frente, dando a bola de graça para o atacante adversário, que não aproveitou a oportunidade. Porém, o Shandong não desperdiçou quando Wang Yongpo recebeu um passe em velocidade e tocou na saída do goleiro. Apesar do jogo equilibrado, os chineses venciam por 2x0.
No segundo tempo, o técnico Levir Culpi mudou sua equipe na defesa (Fujimoto no lugar de Uemoto, que já tinha amarelo) e no ataque (Komatsu no lugar de Inui), mas o time não melhorou e os chineses souberam administrar a vantagem. Aos 14 minutos, quem entrou pelo time chinês foi Obina, que veste a 10 e curiosamente tem seu nome real, Manuel, escrito na camisa. E logo em seu primeiro toque na bola, o folclórico atacante "quase" marcou - Obina recebeu na pequena área, girou e chutou. A bola passou pelo goleiro, mas o zagueiro tirou em cima da linha. Porém, pelo replay ficou claro que a bola havia entrado.
Dez minutos depois, em jogada de contra-ataque, Obina foi derrubado na grande área pelo capitão Moniwa e o pênalti foi marcado. O brasileiro foi pra cobrança e marcou, mas o juiz mandou voltar, alegando invasão da área. Só que desta vez a bola acertou a trave, depois de um leve desvio do goleiro.
Não era o dia de Obina fazer gol, mas era dia de seu time vencer. O Cerezo não conseguiu criar boas chances nos minutos finais nem com um jogador a mais - o meia Cui Peng foi expulso depois de fazer uma rara falta mais violenta e levar o segundo amarelo. Martinez cobrou e mais uma vez a bola foi pra fora, apenas assustando o goleiro chinês. Ficou claro que não era dia do Cerezo quando, no último lance do jogo, o próprio Martinez tentou um chute de fora da área e a bola passou mais perto da bandeirinha de escanteio que do gol.
Com a derrota, o Cerezo Osaka caiu para terceiro lugar no Grupo G, com uma vitória e uma derrota. O Shandong Luneng subiu para a segunda posição, com saldo melhor que o Cerezo. O líder do grupo é o Jeonbuk Motors, que goleu o Arema, da Indonésia, por 4x0 jogando fora de casa.
Infelizmente meu time não está esse ano na AFC, mas mesmo assim eu costumo torcer para os times japoneses na competição. Uma pena esse resultado, principalmente para o cerezo que acabou ficando na 3ª colocação
ResponderExcluir