domingo, 6 de março de 2011

J-League 2011: Resumo da 1ª rodada

Gamba Osaka 2x1 Cerezo Osaka

No derby de Osaka, quem se deu bem foi o Gamba, que foi superior ao seu rival e saiu com uma merecida vitória. O primeiro tempo terminou 0x0 graças ao goleiro do Cerezo, o sul-coreano Kim Jin-Hyeon, que defendeu um pênalti cobrado por Endo. Inui quase marcou de fora da área, mas para seu azar a bola bateu no travessão.

A formação das equipes no clássico da região de Kansai

Os gols só vieram no segundo tempo. Shimohira cruzou da linha de fundo e Adriano, no meio da grande área, cabeceou sem chance para o goleiro. O brasileiro, que se destacou ano passado jogando pelo Cerezo, fez seu segundo gol em duas partidas com a camisa do Gamba. O Cerezo empatou com um chute de Kurata de fora da área, que não foi forte, veio na direção do goleiro... mas Fujigaya deixou passar. Apesar disso, o Gamba não se abalou e marcou o gol da vitória três minutos depois, num chute de fora da área de Endo que desviou no zagueiro antes de entrar. O substituto Kim Seung-Yong ainda perdeu um gol feito depois que Adriano ganhou do zagueiro e deixou o sul-coreano na cara do gol.

O Gamba poderia ter vencido por um placar maior e começa a temporada como forte candidato ao título. Por outro lado, é difícil acreditar que o Cerezo, treinado pelo brasileiro Levir Culpi, vai escapar da "síndrome da segunda temporada na primeira divisão" e fazer uma campanha igual ou melhor que no ano passado, quando terminaram em terceiro lugar.

Nagoya Grampus 1x1 Yokohama Marinos

Resumo do jogo no post anterior.

Kawasaki Frontale 2x0 Montedio Yamagata

Vitória tranquila para o Frontale, que definiu o placar ainda no primeiro tempo, com Yajima e Noborizato. O Yamagata não conseguiu reagir e bastou ao time da casa cozinhar o jogo até o fim pra garantir a boa estreia e os três pontos.

Kashiwa Reysol 3x0 Shimizu S-Pulse

Jorge Wagner estreia bem no Kashiwa / Foto: J. League Photos

O Kashiwa Reysol, treinado pelo brasileiro Nelsinho Baptista, foi o único dos times que vieram da segunda divisão que venceu na estreia na J1. O campeão da J2 ano passado também é o único dos três que tem a expectativa de algo mais do que apenas lutar para se manter na elite. Com o time que tem, dá pra acreditar que o Kashiwa pode até terminar na parte de cima da tabela. O Shimizu S-Pulse, que perdeu nada menos que sete titulares e vê pela frente uma tensa fase de transição, foi a vítima da vez e parece que terá um ano difícil pela frente. Os três gols da partida foram marcados pelos estrangeiros do Kashiwa, os brasileiros Jorge Wagner (ex-São Paulo) e Leandro Domingues (ex-Vitória) e pelo sul-coreano Park Dong-Hyuk. Jorge Wagner, aliás, foi um dos destaques do jogo, com bons passes e chutes, além de marcar um golaço de falta.

Ventforet Kofu 0x1 Júbilo Iwata

Vitória apertada do Júbilo com um gol do meia Kosuke Yamamoto a 10 minutos do fim. O time finalmente superou um tabu de quatro anos onde era sempre derrotado por equipes de menor expressão na estreia da J-League. Por outro lado, o Ventforet amarga um tabu ainda maior de não vencer na primeira rodada desde 1995. O Kofu, vice-campeão da J2, vai ter vida difícil na primeira divisão e é candidato ao rebaixamento. O Júbilo, que pouco se reforçou, não mostra forças para melhorar a campanha do ano passado, um 11º lugar.

Sanfrecce Hiroshima 0x0 Vegalta Sendai

No único empate sem gols da rodada, o favorito Sanfrecce, que joga numa incomum formação 3-6-1 e deve brigar na parte de cima da tabela, não conseguiu superar o Vegalta Sendai, que deve brigar na parte de baixo. O Vegalta conta com os veteranos atacantes Marquinhos e Yanagisawa - este ficou no banco e não jogou na estreia - para tentar se manter na J1.

Avispa Fukuoka 0x3 Albirex Niigata

O Avispa, terceiro colocado da J2 em 2010, é o maior favorito ao rebaixamento e à condição de saco de pancadas este ano. Começar a temporada perdendo de 3x0 em casa para o modesto Albirex mostra que o ano será difícil para a equipe de Fukuoka. Os gols saíram no segundo tempo. Da dupla de ataque brasileira, Michael e Bruno Lopes, cada um deixou o seu. O lateral direito Fujita fez o terceiro e fechou o placar. Quem se destacou também foi o sul-coreano Cho Young-Cheol, que deu a assistência para os três gols.

Vissel Kobe 1x0 Urawa Reds

 Popó fez o gol da vitória do Vissel Kobe / Foto: J. League Photos

O Vissel Kobe escapou do rebaixamento ano passado por muito pouco, e parece que esta temporada o objetivo continua sendo apenas não cair. Apesar disso, a estreia foi boa jogando em casa. Foi um jogo bem disputado e equilibrado, com muitos cartões amarelos pros dois lados. Até que o capitão do Urawa, o volante Keita Suzuki, foi expulso no segundo tempo. Com um jogador a mais, o Kobe garantiu a vitória com um gol de falta do brasileiro Popó.

Kashima Antlers 3x3 Omiya Ardija

Por três vezes o Omiya esteve na frente no placar, e por três vezes o Kashima conseguiu empatar. Um jogo incomum que teve eventos incomuns mesmo antes de começar: foi executado o hino nacional e teve até dois caças sobrevoando o estádio. O sul-coreano Lee Chun-Soo abriu o placar para os visitantes no início do primeiro tempo. O Kashima empatou com o zagueiro Inoha no início do segundo, em jogada de escanteio. Não deu nem tempo de comemorar e mais uma vez os Esquilos passaram à frente, com uma bela cobrança de falta do meia Kota Ueda, a grande contratação que veio do Júbilo Iwata. O Kashima empatou novamente com o outro zagueiro, Iwamasa, em outro lance de escanteio, mas logo o Omiya passou à frente pela terceira vez, de novo com Lee Chun-Soo. O time da casa pressionou e conseguiu o terceiro empate só nos acréscimos, com um gol contra do zagueiro Tsubouchi, que defletiu um cruzamento para dentro do próprio gol.

Foi um início de temporada ruim para o time do técnico Oswaldo de Oliveira, que empatou os três primeiros jogos - perdeu a Super Copa nos pênaltis, empatou sem gols na China pela ACL em uma verdadeira batalha campal e agora só escapou da derrota nos acréscimos contra o mediano Ardija. Já o time do Omiya mostrou altos e baixos. Apesar de ter deixado a vitória escapar nos últimos minutos e mostrado deficiência para defender jogadas de bola parada - como nos gols de Inoha e Iwamasa -, os estreantes Ueda e Kim Young-Gwon empolgaram a torcida com boas atuações. O time melhorou e os esquilos ainda podem surpreender este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário