domingo, 27 de março de 2011

Brasil 2x0 Escócia: Neymar e Lucas brilhando agora na seleção principal

 Neymar: dois gols e melhor em campo / Foto: Getty Images

A Escócia nunca venceu o Brasil, e agora soma oito derrotas e dois empates na história dos confrontos. No amistoso realizado no Emirates Stadium, em Londres, a "casa" do Brasil na Europa, os escoceses entraram em campo pensando apenas em se defender e, quem sabe, conseguir alguma coisa no ataque com um pouco de sorte. Júlio César precisou fazer uma única defesa em todo o jogo, em uma cobrança de falta de Bannan aos 43 do segundo tempo.

O Brasil finalmente voltou a vencer depois de duas incômodas derrotas por 1x0 - para Argentina e França - e finalmente voltará a jogar em casa em amistosos no mês de junho, em preparação para a Copa América: contra a Holanda em Goiânia e contra a Romênia em São Paulo.

A formação inicial das equipes

Mano Menezes mandou a campo o time que era esperado, com os desfalques de Pato, Nilmar e Marcelo. Craig Levein, o técnico escocês, também teve problemas em escalar seu time, desfalcado do lateral Phil Bardsley (Sunderland), do atacante Steven Naismith (Rangers) e do seu capitão, o volante Darren Fletcher (Manchester United).

Logo nos primeiros segundos, a Escócia foi pra cima e conseguiu uma falta em posição perigosa. O chute de Charlie Adam foi na barreira. Isso resume o ataque escocês no primeiro tempo. O Brasil dominou completamente, mas demorou a traduzir isso em gol. Parecia que a primeira etapa ficaria no 0x0, mas aos 41 minutos Neymar recebeu de André Santos na área, dominou e chutou no canto do goleiro McGregor para abrir o placar.

No segundo tempo também só deu Brasil. Logo na primeira jogada, Neymar carregou, avançou, chutou de fora da área e a bola passou raspando por cima do travessão. Em seguida, McGregor bateu curto o tiro de meta, McArthur bobeou e perdeu para Ramires, que ficou na cara do gol. O brasileiro tentou o toque de lado para Neymar, mas o goleiro se esticou todo e conseguiu cortar o passe. Leandro Damião ainda tentou concluir no rebote, mas McGregor abafou o chute à queima-roupa.

Damião, aliás, teve boas chances de marcar em sua estreia pela seleção, levando perigo na bola aérea. Em duas ocasiões, ele mandou para fora e em outra acertou o travessão. Outro estreante foi o meia Lucas, do São Paulo, que mesmo jogando apenas os 20 minutos finais foi um dos melhores em campo.

Quatro minutos depois de entrar no lugar de Jadson, Lucas passou para Neymar dentro da área, que foi derrubado por Adam. Pênalti que o próprio Neymar bateu e fez seu segundo gol na partida. Lucas ainda teve mais duas arrancadas onde saiu driblando escoceses e por pouco não saiu o terceiro gol. Em uma delas, Jonas - que entrou no lugar de Damião - recebeu livre, cara a cara com o goleiro e chutou com força demais, por cima do gol.

Foi uma vitória tranquila contra uma Escócia que não impôs muitas dificuldades. Esperava-se mais do time que deu trabalho à Espanha em outubro do ano passado, quando perderam por 3x2 no Hampden Park, em Glasgow. O placar poderia até ser maior se o árbitro inglês Howard Webb tivesse marcado pênalti em pelo menos uma das duas ocasiões onde a bola bateu no braço de Caldwell dentro da área - uma foi questionável, mas outra claramente foi pênalti, pois o zagueiro bloqueou com o braço aberto o chute de Jonas que ia para o gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário