sábado, 5 de março de 2011

Nagoya Grampus 1x1 Yokohama Marinos: Marinos surpreende, mas Nagoya busca o empate no final

A temporada 2011 não começou da melhor forma possível para o atual campeão da J-League, o Nagoya Grampus. Apesar de ter vencido - nos pênaltis - o Kashima Antlers e conquistado a Super Copa, o time do sérvio Dragan Stojkovic foi derrotado por 2x0 na estreia da Liga dos Campeões da Ásia, jogando na China contra o Hangzhou Greentown, e agora só empatou com o Yokohama Marinos pela primeira rodada da J-League, graças a um pênalti convertido pelo australiano Joshua Kennedy aos 49 do segundo tempo.

Nagai entrou no segundo tempo e deu trabalho à defesa adversária / Foto: J. League Photos

O empate no apagar das luzes veio como um alívio para a torcida, que compareceu em bom número (27.153) ao Toyota Stadium, mas mostrou que o time, apesar de quase completo, ainda não entrou no ritmo ideal. Por outro lado, o resultado foi um balde de água fria para os torcedores do Marinos, que viram seu time jogar bem e por muito pouco não saíram com a vitória. Antes da partida, a expectativa era de um jogo difícil, pois a equipe não fez uma pré-temporada muito animadora e ainda vinha desfalcada de seu principal jogador para enfrentar o atual campeão fora de casa. Porém, um empate sofrido no último lance do jogo vai ter sempre um sabor amargo de derrota.

 A formação inicial das equipes

O Nagoya Grampus veio a campo com o mesmo time das duas partidas anteriores, no seu usual 4-3-3. O único desfalque é o volante colombiano Danilson, que se recupera de um osso quebrado no pé e só deve voltar em maio. No Yokohama Marinos, os dois principais jogadores do time, Nakazawa e Nakamura, haviam se machucado e eram dúvida para a estreia. O zagueiro se recuperou a tempo, mas o meia ficou no banco e não jogou. A braçadeira de capitão foi para o meia Hyodo, que desta vez jogou pelo lado direito, com o nipo-iraniano Aria Jasuru Hasegawa na meia esquerda. O jovem Yuji Ono ficou no banco e a dupla de ataque foi formada por Watanabe e Oguro.

O Nagoya começou a partida ainda em ritmo de pré-temporada e quem assustou mais foi a equipe visitante. O time da casa acordou com 10 minutos de jogo, enquanto o Marinos passou a jogar nos contra-ataques, finalizando com perigo mas sem muita pontaria. 

Mu Kanazaki era quem mais aparecia no ataque do Nagoya pela direita, mas o zagueiro da seleção Nakazawa sempre chegava bem pra parar as jogadas, especialmente em um desarme perfeito dentro da área em cima do próprio Kanazaki. O atacante teve sua melhor chance de marcar quando apareceu pelo lado esquerdo, recebeu um bom cruzamento do lateral Hayuma Tanaka e encobriu o goleiro, mas Taniguchi conseguiu tirar em cima da linha.

Nakazawa estava bem, mas falhou ao cortar um lançamento e deixou Kennedy em condições de chutar. Iikura defendeu parcialmente e a bola foi rolando devagar para a linha de fundo. Apesar de boas chances para os dois times, o placar estava 0x0 no intervalo.

No segundo tempo, o Marinos surpreendeu e abriu o placar com o capitão Hyodo, que escapou do carrinho de Tulio e chutou de fora da área, no canto esquerdo de Narazaki. Mas o gol poderia ter saído antes: logo aos 3 minutos, uma chance incrível foi desperdiçada: Watanabe cruzou, Hasegawa furou e a bola sobrou para Hato, livre, que chutou pra fora, por cima do gol.

O Nagoya começou a pressionar e quase empatou em seguida, mas Nakazawa salvou em cima da linha a cabeçada de Tamada. Stojkovic trocou um jovem atacante por outro: saiu Kanazaki e entrou Nagai. Ele perdeu duas chances na cara do gol, onde Iikura se saiu muito bem, e ainda acertou um chute no travessão.

O Marinos segurou a pressão até os 48 do segundo tempo, quando Nagai invadiu a área e foi derrubado por Kurihara. Kennedy beteu o pênalti com calma, no meio do gol, e evitou o vexame na estreia dos atuais campeões. O juiz encerrou a partida assim que o gol foi marcado.

No próximo sábado, 12 de março, o Nagoya Grampus joga contra o Vegalda Sendai pela segunda rodada, em busca da primeira vitória na temporada. O Yokohama Marinos recebe o Kawasaki Frontale em casa, no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário