terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Yokohama Marinos: Renovação para voltar aos tempos de glória

O Yokohama Marinos é um dos times mais populares do Japão, com três títulos da J-League: 1995, 2003 e 2004. Porém, desde a última conquista, a equipe amarga posições intermediárias na tabela ano após ano. Mesmo com o retorno do craque Shunsuke Nakamura, o Marinos não conseguiu brigar pelo título em 2010, ficando apenas em 8º lugar e encerrando o ano com cinco derrotas nos últimos seis jogos.

Nakamura na pré-temporada / Foto: Yokohama F-Marinos Photo Report Blog

A inconsistência tornou-se a marca do time, que sofreu para encontrar um sucessor para o treinador Takeshi Okada. Kazushi Kimura - a um ano no cargo e quinto a treinar a equipe desde que Okada saiu em 2006 - tenta fazer a transição para uma nova geração de jogadores. Para a temporada 2011, muitas mudanças - 13 atletas deixaram o clube, transferidos ou emprestados. As principais baixas foram o zagueiro Naoki Matsuda (o jogador com mais partidas pelo Marinos na história saiu depois de 16 anos para jogar na JFL, liga semi-profissional que é uma espécie de terceira divisão), o atacante Daisuke Sakata (segundo maior artilheiro da história do clube, foi para o Aris Thessaloniki da Grécia), o lateral esquerdo Yusuke Tanaka e o meia Koji Yamase (ambos foram para o Kawasaki Frontale). As perdas foram grandes, porém necessárias.

Entre os jogadores novos, os destaques são o lateral Yuzo Kobayashi (vindo do Kashiwa Reysol), os zagueiros Naoaki Aoyama (vindo do Shimizu S-Pulse) e Kim-Kun-Hoan (de volta de empréstimo do Montedio Yamagata), o meia Hiroyuki Taniguchi (vindo do Kawasaki Frontale) e o atacante Masashi Oguro (que jogou pelo FC Tokyo ano passado), além dos jovens recém-promovidos para o time principal: o atacante Yuji Ono e o meia Sho Matsumoto, ambos com 18 anos.

Possível formação do Marinos para 2011

Ono, aliás, é o grande nome dessa renovação no elenco do Marinos. Titular desde a metade da temporada passada e agora com a camisa 10, ele também é parte da seleção olímpica do Japão. Deve jogar no ataque fazendo companhia a Watanabe ou Oguro. No meio, o experiente Nakamura que, aos 32 anos, já se aposentou da seleção, ganhou o posto de capitão. Sua presença e liderança será fundamental ao time, pois ele pode decidir um jogo com seus passes precisos e cobranças de falta certeiras. Sho Matsumoto é outro jovem promissor que, apesar de ter apenas 1,62 de altura, tem muita habilidade e velocidade e eventualmente pode até pintar entre os titulares. Mais atrás, Taniguchi deve ter a companhia de Ogura caso o time jogue com dois volantes.

Na defesa o grande nome é Yuji Nakazawa, de 32 anos, que foi titular do Japão nas duas últimas Copas do Mundo. Graças ao seu cabelo característico, tem o apelido de "Bomber", que costuma usar na camisa. Seu companheiro de zaga normalmente é Kurihara, que já jogou até na seleção, mas está longe de ser uma unanimidade. Se bobear, pode perder a vaga para Aoyama. A maior preocupação é com a condição dos zagueiros, que se lesionaram muito ano passado e deixaram a defesa desfalcada em momentos decisivos. No gol, Iikura não tem passado muita confiança. Enomoto seria a outra opção, mas a baixa estatura dos dois (Iikura tem 1,81 e Enomoto tem 1,80) também não ajuda.

O renovado Marinos de 2011 mescla experiência e juventude, e a expectativa dos torcedores é que dias melhores virão. No papel, a equipe melhorou e tem totais condições de ir além do 8º lugar este ano. O presidente prometeu que o time briga por uma vaga na ACL (nota: os três primeiros colocados da J-League classificam-se para a Liga dos Campeões da Ásia). Resta ver se o time vai corresponder a todo esse otimismo.

Colaborou Rodrigo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário