sábado, 26 de fevereiro de 2011

Nagoya Grampus 1x1 Kashima Antlers: Começa a temporada 2011!

O Nagoya Grampus, campeão da J-League 2010, enfrentou o Kashima Antlers, campeão da Copa do Imperador, pela Super Copa do Japão, também conhecida como Fuji Xerox Super Cup. A partida de abertura da temporada aconteceu em Yokohama. Com um empate no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, e quem brilhou foi o MVP do ano passado, o veterano goleiro de 34 anos Seigo Narazaki, que defendeu três cobranças e levantou a taça para o Grampus.

Narazaki foi o herói na disputa de pênaltis / Foto: Site oficial do kashima Antlers

A equipe de Nagoya vem para a nova temporada com um time ainda mais forte. As perdas do meia brasileiro Magnum e do atacante Sugimoto foram mais que compensadas com as contratações do meia Jungo Fujimoto - que foi escolhido para a seleção do campeonato em 2010 quando jogava pelo Shimizu S-Pulse, além de ter feito parte do elenco do Japão que jogou a Copa da Ásia - e do jovem atacante de 21 anos Kensuke Nagai, que estava no Vissel Kobe. O time comandado pelo sérvio Dragan Stojkovic é a equipe a ser batida este ano.

Já o Kashima Antlers, do técnico Oswaldo de Oliveira, trocou um brasileiro por outro na lateral esquerda (Gilton voltou para o Internacional e Alex veio do JEF United) e no ataque (Marquinhos foi para o Vegalta Sendai e Carlão chegou do União de Leiria). Outra contratação importante foi o volante Takuya Honda, vindo do Shimizu - mais um que esteve na Copa da Ásia pelos Samurais Azuis. Daigo Nishi (Consadole Sapporo) é outro que pode ser uma boa surpresa. O time mais vitorioso dos últimos anos no Japão continua forte e também é candidato ao título.

 Grampus no 4-3-3 e Antlers no 4-2-2-2


O Nagoya veio com um 4-3-3 bem ofensivo. Desfalcado do colombiano Danilson, Stojkovic escalou apenas um volante, Naoshi Nakamura. Do lado dele, os ofensivos Ogawa e Fujimoto. No ataque, a combinação de juventude (Kanazaki) e experiência (Tamada) pelas pontas visava municiar o artilheiro Kennedy na frente. Na defesa, força total com mais três jogadores que estiveram entre os onze melhores da temporada passada - O capitão Narazaki, o zagueiro artilheiro Tulio e o gigante Masukawa. Nagai, possivelmente poupado para a estreia na ACL (a Liga dos Campeões da Ásia), não foi relacionado.

Pelo Kashima, Oswaldo de Oliveira escalou seu tradicional 4-2-2-2 (ou 4-4-2). Carlão ficou no banco e a dupla de ataque foi formada por Koroki e Osako. No meio, o habilidoso Nozawa e - o nem tão habilidoso assim - Fellype Gabriel faziam a armação, enquanto Ogasawara e Aoki formavam a linha de volantes. Koji Nakata, provavelmente poupado - também para a ACL - ficou no banco e só entrou no segundo tempo. Takuya Honda não foi relacionado. A defesa veio com a formação esperada, Araiba e Alex nas laterais e Iwamasa e Inoha - mais dois que estavam na seleção campeã no Qatar - na zaga.

O histórico recente favorecia o Kashima, que havia vencido nas três vezes que as equipes se enfrentaram em 2010 - duas pela J-League e uma pela Copa do Imperador. Mas o Nagoya estava disposto a mudar isso. Com uma formação mais ofensiva, o Grampus tentou tomar a iniciativa. Kanazaki apareceu bem no primeiro tempo, mas não teve uma chance clara de gol. Kennedy assustou em uma cabeçada onde a bola passou perto da trave, mas pouco fez com a bola no chão. Quem quase abriu o placar foi o Kashima, quando Osako acertou um chute no travessão.

No segundo tempo, o Nagoya abriu o placar com um gol de cabeça aos 8 minutos. Fujimoto cobrou falta, Masukawa se antecipou ao goleiro - que saiu mal - e cabeceou pro fundo da rede. Porém, quem estava melhor agora era o Kashima, e não demorou pra sair o empate. Aos 20 minutos, Nozawa cobrou uma falta com perfeição e deixou tudo igual no placar.

As duas equipes pareciam contentes com o empate e não arriscaram muito. Com medo de perder jogadores para a competição continental, a partida se encaminhou para os pênaltis - sem prorrogação depois dos 90 minutos. Mesmo assim, Tamada se machucou e saiu de campo de maca. No Kashima, Carlão entrou faltando 10 minutos, mas mal tocou na bola. Ele ainda furou feio quando teve a chance de chutar pro gol em um rebote de escanteio.

Nas penalidades, Sogahata começou bem, defendendo a cobrança de Kennedy. Mas em seguida foi a vez de Narazaki defender o chute de Iwamasa. O ex-goleiro da seleção japonesa defendeu também as cobranças de Alex e Araiba - curiosamente, todas no mesmo canto. Fujimoto, Alex Santos e Ogawa converteram para o Nagoya, enquanto Motoyama foi o único do Kashima a acertar.

O próximo compromisso das duas equipes é na China, na estreia na ACL - O Nagoya joga contra o Hangzhou Greentown dia 1º de março, enquanto o Kashima enfrenta o Shanghai Shenhua dia 2 de março. Pela J-League, o Grampus estreia no sábado, 5 de março, contra o Yokohama Marinos. O Antlers recebe o Omiya Ardija no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário