terça-feira, 5 de abril de 2011

ACL: Cerezo vence em casa, Gamba é derrotado na Coreia

A J-League continua paralisada no Japão e só volta dia 23 de abril. Enquanto isso, a situação já vai voltando ao normal pelo menos na Liga dos Campeões da Ásia. Nesta terceira rodada, os quatro japoneses enfrentam times coreanos, os adversários mais perigosos no torneio continental. Enquanto o Cerezo Osaka venceu em casa o time praticamente reserva do Jeonbuk Motors, o Gamba Osaka sofreu contra o Jeju United na Coreia e, apesar de ter saído na frente, levou a virada no segundo tempo e teve sorte de não ter sofrido mais gols.

Cerezo Osaka 1x0 Jeonbuk Motors

A formação inicial das equipes

O Cerezo havia começado bem a ACL, com uma vitória em casa contra o Arema (Indonésia) por 2x1, mas logo em seguida foi até a China e perdeu para o Shandong Luneng por 2x0. Na terceira rodada, a vitória em casa era mais do que necessária para não sair do caminho da classificação. O time do técnico Levir Culpi teve hoje apenas o desfalque do brasileiro Martinez - o sul-coreano Kim Bo-Kyung recuou para ocupar sua posição. Inui, que normalmente joga pelo lado esquerdo, foi hoje o articulador central, enquanto Kiyotake ganhou a chance de ser titular jogando na ponta esquerda.

Por outro lado, o Jeonbuk Motors, priorizando a disputa da K-League, veio com quase todo o time reserva. Oito jogadores que foram titulares na vitória contra o Shandong Luneng pela primeira rodada não estavam nem no banco hoje, entre eles os brasileiros Luiz Henrique e Eninho. Do time que jogou, apenas o zagueiro Sim Woo-Yeon (que incrivelmente também joga como atacante!) costuma ser titular. Apesar de ter vencido o Arema na Indonésia por 4x0 também com um time misto na segunda rodada, um empate contra o Cerezo já estaria de bom tamanho.

E os reservas do Jeonbuk deram trabalho. O primeiro tempo foi monótono, com poucas chances de gol. O Cerezo não conseguia criar, e suas eventuais tentativas de chute de fora da área passaram longe do gol.

No segundo tempo, os japoneses voltaram com um ímpeto maior, quase marcando logo no primeiro ataque. O gol não demorou a sair - com sete minutos, Inui recebeu de Pimpão e avançou, passou por um zagueiro e chutou rasteiro para fazer 1x0. O segundo gol poderia ter saído logo depois, quando Kurata recebeu um belo passe de Kiyotake, invadiu a área e chutou forte, mas o goleiro Kim Min-Sik mandou para escanteio. Pimpão também teve sua chance, ao receber um cruzamento na pequena área com o gol aberto. Mas o brasileiro isolou o chute, a bola passou por cima do gol.

Nos últimos minutos, o Cerezo tentou apenas segurar o resultado, e por pouco não sofreu o empate. Numa péssima saída do goleiro Kim Jin-Hyeon, que tentou cortar um cruzamento e não achou nada, o gol ficou vazio por um instante, mas o Jeonbuk não conseguiu finalizar. Depois, o atacante croata Lovrek - que entrou no segundo tempo - recebeu lançamento livre na área, mas desta vez o goleiro do Cerezo foi bem e salvou o time. O torcedor passou por momentos de tensão no final da partida no Nagai Stadium, mas o time da casa conseguiu segurar o placar até o fim.

Com a vitória, o Cerezo subiu para o segundo lugar no Grupo G, enquanto o Jeonbuk continua na liderança, com um saldo melhor. O Shandong Luneng vencia o Arema na Indonésia (com gol de Obina!) até os acréscimos do segundo tempo, quando sofreu o empate e o jogo acabou 1x1. O time chinês caiu para terceiro lugar, enquanto o lanterna Arema ganhou seu primeiro ponto.


Jeju United 2x1 Gamba Osaka

Depois de um início perfeito - 5x1 contra o Melbourne Victory - na ACL, o Gamba Osaka sofreu sua segunda derrota em três jogos e vive uma situação difícil no Grupo E. Já o Jeju United, que começou perdendo em casa para o Tianjin Teda (1x0), se recuperou e já vem numa sequência de seis jogos sem derrota neste início de temporada.

O Jeju num ofensivo 4-3-3 e o Gamba no seu tradicional 4-4-2

Da linha de quatro defensores do Gamba, três mudanças desde o último jogo. Com o desfalque de Akira Kaji, o sul-coreano Kim Seung-Yong jogou na lateral direita. O zagueiro Yamaguchi também ficou de fora e Kim Jung-Ya começou no banco. Assim, a dupla de zaga foi formada por Takagi e Sota Nakazawa. O capitão Tomokazu Myojin finalmente se recuperou e jogou ao lado de Endo no meio.

O Gamba começou muito bem a partida, nem parecia que estava jogando na Coreia. Aos 22 minutos, Endo cobrou escanteio e o zagueiro Nakazawa apareceu na área para cabecear e fazer 1x0. Um minuto depois, Lee Keun-Ho invadiu a área, driblou o goleiro mas teve o chute bloqueado. No rebote, Adriano tinha o gol vazio à sua frente, mas chutou pra fora e perdeu um gol feito. No fim do primeiro tempo, Adriano tabelou com Lee Keun-Ho e ficou na cara do gol, mas o goleiro fechou bem o ângulo e conseguiu fazer a defesa, além de segurar também o chute de Shimohira no rebote.

No segundo tempo, apesar de nenhuma mudança nos dois times, o Jeju United finalmente acordou para o jogo. Logo no primeiro minuto, o brasileiro Natanael Santos chutou de longe com perigo, assustando o goleiro Fujigaya. Um minuto depois, o mesmo Santos chutou cruzado da pequena área e acertou a trave. O gol de empate estava perto. Aos 7 minutos, depois de um lançamento pra área, Shin Young-Rok ajeitou de cabeça para Santos, que deixou Park Hyun-Beom na cara do gol. O camisa 5 cruzou rasteiro para Young-Rok, que empurrou pro gol e empatou o jogo.

Em seguida, o Gamba quase marcou depois de uma jogada individual de Usami - Kim Ho-Jun fez boa defesa e salvou os coreanos. O jogo estava aberto, parecia que logo sairiam mais gols. E quem marcou foi o Jeju. Bae Ki-Jong correu mais que o zagueiro, recebeu um longo lançamento do campo de defesa, driblou Fujigaya e, mesmo sem ângulo, conseguiu fazer o gol da virada.

Com a vantagem no placar, o time da casa ainda teve várias chances de ampliar - principalmente com o atacante Kang Soo-Il, que perdeu duas chances incríveis: na primeira, ele recebeu livre, na pequena área, dominou no peito e chutou frente a frente com o goleiro, mas ele pegou tão mal na bola que ela quicou no chão e foi fraquinha para o gol, facilitando a vida de Fujigaya. Na segunda oportunidade, ele pegou um rebote na pequena área, com o gol vazio, e conseguiu chutar pra fora.

Com a derrota, o Gamba caiu para terceiro lugar no grupo, enquanto o Jeju subiu para segundo. O líder é o Tianjin Teda, que conseguiu apenas um empate em casa contra o australiano Melbourne Victory, que segura a lanterna com apenas um ponto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário