sábado, 23 de abril de 2011

Kawasaki Frontale 1x2 Vegalta Sendai: J-League de volta e Sendai tem motivo pra comemorar

Jiro Kamata, autor do gol da vitória, agradece sua torcida

Depois da tragédia que o Japão enfrentou recentemente, todo o mundo passou a olhar com mais atenção para a cidade de Sendai. O time local, o Vegalta, também ganhou a simpatia de muitos. No retorno da J-League depois de seis semanas parada, havia uma atenção especial para o time que mais sofreu com o tsunami de 11 de março. Apesar de ter a perspectiva de apenas lutar pra não ser rebaixado, um grande número de torcedores foi até Kawasaki apoiar a equipe, e a televisão mostrou também as pessoas que acompanharam a partida em um dos abrigos em Sendai.

A formação inicial das equipes

O Vegalta perdeu recentemente o atacante Marquinhos que, apesar de estar quase se aposentando aos 35 anos, ainda era a principal contratação da temporada - seu futebol não foi visto em Sendai e, traumatizado depois de vivenciar a devastação do terremoto e do tsunami tão de perto, o brasileiro voltou pra casa e agora defende o Atlético-MG. Yanagisawa, a outra "estrela" que chegou este ano, ficou apenas no banco.

O Kawasaki Frontale, que não teve dificuldades em vencer o Montedio Yamagata na estreia (2x0), tinha a chance de continuar entre os líderes com mais uma partida em casa. Fazendo valer o favoritismo, eles venciam ao final do primeiro tempo com um gol construído pelas duas novas contratações que vieram do Yokohama Marinos. Koji Yamase recebeu em condição legal por trás da defesa, correu até a linha de fundo e cruzou rasteiro para trás; o lateral Yusuke Tanaka chutou sem muita força, no meio do gol, mas inexplicavelmente a bola passou entre o zagueiro e o goleiro do Vegalta: 1x0.

Uma forte chuva caía no Todoroki Stadium. O jogo não era bom, cada time teve apenas um chute no gol durante a primeira etapa. O Vegalta jogava num 4-2-3-1, com um único atacante, Shingo Akamine. Vendo que também no segundo tempo o time não conseguia causar perigo ao adversário, o técnico Makoto Teguramori tirou o volante Yoshiki Takahashi para colocar mais um atacante, Yuki Nakashima, voltando assim para sua formação tradicional com dois atacantes. Por outro lado, o técnico do Kawasaki, Naoki Soma, fez o inverso: tirou o atacante Koji Yamase e colocou o meia Yusuke Tasaka.

O jogo finalmente melhorou depois das alterações, com o time visitante tomando a iniciativa em busca do empate. Aos 27 minutos, o Vegalta atacava pelo lado esquerdo; depois de uma bola rebatida na frente da área, Akamine rolou para o outro lado, de onde veio Yoshiaki Ota, que chutou desequilibrado, caindo no chão. A bola bateu na perna do zagueiro Tomonobu Yokoyama e passou por cima do goleiro, que já caia pra fazer a defesa. Um gol com uma dose de sorte, mas que causou uma festa muito grande na torcida. Um momento comovente ver a alegria de tantas pessoas que nos últimos dias passaram por tanto sofrimento e finalmente tinham algo para comemorar.

Ota se machucou ao fazer o gol e foi substituído por Shingo Tomita. Entrou também o volante Daisuke Saito no lugar do zagueiro Cho Byung-Kuk. O Kawasaki tentou ir pra frente de novo, com a entrada do atacante brasileiro Juninho no lugar de Yajima. A 15 minutos do fim, os dois times buscavam a vitória e o jogo estava totalmente aberto.

Aos 41, falta na linha lateral para o Sendai, próximo de onde estava a torcida, que gritava sem parar incentivando o time: "Let's Rock, Sendai!" Lentamente, o norte-coreano Ryang Yong-Gi foi cobrar a falta, enquanto a televisão mostrava a torcida visitante, que veio em grande número. Se fosse um filme, esse seria o clímax. Bola na área, o zagueiro Jiro Kamata sobe mais que seu marcador e cabeceia alto, no canto: 2x1. Festa total da torcida, parecia até que foi gol do título. Era o final perfeito para uma partida que pelo menos os "vegaltistas" não esquecerão tão cedo. Emocionado, Teguramori não conteve o choro e mal conseguiu falar após o jogo. Estava claro que aquela vitória significava muito para eles.

3 comentários:

  1. Nossa eu queria ter visto essa partida. Muito bom o post, realmente descreveu muito bem uma partida que pelo visto foi extremamente emocionante.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. I invite you to visit soccernewspl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. só um toque, acho que a grande contratação do Sendai foi o Yanagisawa, não o Marquinhos.

    ResponderExcluir