terça-feira, 12 de abril de 2011

Nagoya Grampus 4x0 Al Ain: Primeira vitória, goleada e mudança tática

Mu Kanazaki marcou duas vezes no primeiro tempo

O Nagoya Grampus finalmente conseguiu sua primeira vitória na Liga dos Campeões da Ásia e na temporada. O time dirigido pelo sérvio Dragan Stojkovic finalmente mostrou o que se esperava dele e fez 4x0 no Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos, em partida adiada pela segunda rodada, disputada no Mizuho Stadium, em Nagoya. Os gols foram marcados por Kanazaki (duas vezes), Brahima Keita (contra) e Fujimoto.

A formação inicial das equipes

Stojkovic abriu mão do seu usal 4-3-3 e escalou o time no 4-4-2, possivelmente buscando a melhor forma de fazer jogarem juntos os meias Ogawa e Fujimoto. O camisa 10 começou como segundo volante, enquanto o camisa 8 jogou na meia esquerda no primeiro tempo. Já o Al Ain, dos brasileiros Gallo (técnico) e Elias (destaque do Atlético-GO no Brasileirão 2010), veio num 4-2-3-1.

A partida começou equilibrada, com os dois times jogando no ataque. Logo no início, um chute de Ogawa de fora da área beliscou o travessão. Os árabes assustavam em rápidos contra-ataques. Aos 26 minutos, Kennedy dominou na entrada da área um lançamento de Fujimoto, puxou a marcação do zagueiro e só deu um toquinho para deixar Kanazaki na cara do gol, que tirou do goleiro e concluiu bem: 1x0.

O Al Ain teve algumas chances de empatar, principalmente com Elias, mas o brasileiro não estava com o pé calibrado e seus chutes foram pra fora. Nos acréscimos do primeiro tempo, Kanazaki apareceu na pequena área, no meio dos zagueiros, para escorar o cruzamento de Abe e fazer 2x0.

Na segunda etapa, Stojkovic testou várias formações diferentes, principalmente mudando a posição de Fujimoto, que foi deslocado para segundo volante e depois jogou como armador central. Os árabes até tinham conseguido equilibrar o jogo e criar chances no início, mas o time não se encontrou mais no segundo tempo. Aos 15 minutos, a vitória do Nagoya foi definida com um gol contra do marfinense Brahima Keita - Fujimoto cobrou escanteio, Tulio foi pra cabecear mas não alcançou; o goleiro tinha pulado junto e também ficou no vazio; a bola sobrou para Masukawa, que tentou cruzar, mas Keita colocou pra dentro do próprio do gol.

Apesar de não ter deixado o seu, o australiano Josh Kennedy teve uma atuação muito boa - ao contrário de partidas anteriores onde ele ficava isolado na frente e quase não aparecia -, movimentando-se bastante e muitas vezes recuando para receber a bola e criando chances para os companheiros. Foi com um passe dele que Kanazaki ficou cara a cara com o goleiro e teve a chance de fazer seu hat-trick - porém, Rabee saiu bem da sua meta e fez a defesa.

Fujimoto também fez excelente partida, e definiu o placar quando arrancou em velocidade, foi fazendo fila até ser derrubado por Fares Juma na entrada da área. Como era o último zagueiro, o árbitro mostrou o cartão vermelho direto. O próprio Fujimoto cobrou a falta e ainda contou com um leve desvio na barreira para colocar a bola no canto direito do goleiro e fazer 4x0.

Com a vitória, o Nagoya pula para segundo no Grupo F, superando o chinês Hangzhou Greentown no saldo de gols. Os japoneses respiram aliviados depois de um início ruim e se preparam para uma partida decisiva contra o FC Seoul na próxima semana (dia 19/04, às 8:00 no horário de Brasília). Enquanto isso, o Al Ain amarga a última posição sem ter feito um golzinho sequer em três partidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário