Okazaki (9) marcou três gols em sua primeira partida como titular no torneio / Foto: AFP
O que era pra ser a partida decisiva do Grupo B, entre os favoritos Japão e Arábia Saudita, acabou sendo um passeio no parque. Desmotivada com a eliminação precoce, a seleção saudita não ofereceu muita resistência e foi facilmente goleada por 5x0. O desânimo da seleção árabe se refletiu também nas arquibancadas - apenas 2.000 torcedores compareceram ao Al Rayyan Stadium, na cidade de Al Rayyan. A maioria, claro, japoneses.
Arábia Saudita no 4-4-2 e Japão no 4-2-3-1
O Japão teve duas baixas para a partida: o goleiro Kawashima, expulso no jogo anterior, e Matsui, que distendeu um músculo na coxa e está fora da Copa da Ásia. Nishikawa foi para o gol e Okazaki jogou na ponta direita. Honda foi poupado e Kashiwagi entrou em seu lugar.
O primeiro gol já saiu com 7 minutos de jogo. Endo lançou Okazaki, que recebeu livre, deu um chapéu no goleiro e marcou. Sem muita dificuldade, o segundo saiu aos 12 minutos. Kagawa cruzou, Okazaki mergulhou e fez de cabeça. Aos 18 minutos, já estava 3x0. Nagatomo cruzou pela esquerda e Maeda apareceu na área pra desviar pro gol e enfim desencantar.
Maeda marcou mais um logo no início do segundo tempo, se antecipando ao goleiro para escorar de cabeça o cruzamento de Inoha. Com o vitória garantida, o Japão não precisou se esforçar na segunda etapa, mas ainda cabia mais. A 10 minutos do fim, Okazaki recebeu de Maeda na área e chutou sem chances para o goleiro, fazendo seu hat-trick no jogo.
Com apenas 24 anos, Okazaki já é o 8º maior artilheiro da história do Japão, com 21 gols em 38 partidas. O jogador do Shimizu S-Pulse deve se transferir para o Stuttgart no final do mês. Com a perda de Matsui para o resto da competição, é quase certo que o camisa 9 continuará como titular na fase final.
Para os sauditas, ficou a decepção de ver o time ser eliminado com três derrotas. Os Falcões Verdes, tricampeões da Copa da Ásia e que já foram uma potência do futebol no continente, hoje sofrem com a decadência e a falta de bons jogadores. Demitir o técnico depois da primeira derrota também não ajudou.
Com a vitória, o Japão se classificou em primeiro - graças ao saldo de gols - e joga contra o Qatar nas quartas de final. No outro jogo do grupo, a Jordânia venceu a Síria por 2x1 e garantiu a vaga em segundo lugar para enfrentar o Uzbequistão. Veja como ficou a classificação final:
Nenhum comentário:
Postar um comentário