quarta-feira, 25 de maio de 2011

Kashima e Nagoya perdem na Coreia e estão fora da ACL - Seoul e Suwon avançam para as quartas

FC Seoul 3x0 Kashima Antlers

Apesar de ser o maior campeão do futebol japonês desde a criação da J-League, o Kashima Antlers vive o dilema de nunca ter vencido um título internacional. Na Liga dos Campeões da Ásia, o máximo que já chegaram foi até as quartas de final, além de terem sido eliminados nas oitavas nos dois últimos anos. Assim como o Gamba Osaka, o Kashima agora só tem a lamentar a terceira eliminação seguida no primeiro jogo da fase final.

Jogar fora de casa é uma tarefa árdua na ACL. Jogar fora de casa contra o atual campeão coreano em um jogo único eliminatório e sair com a vitória não é pra qualquer um. Essa peculiaridade da ACL - jogo único nas oitavas e jogo de ida e volta nas quartas - faz com que conseguir o primeiro lugar na fase de grupos seja essencial. O Kashima teve a chance de terminar no topo do Grupo H mas, depois de dois empates contra o Suwon Bluewings, mesmo jogando melhor, teve que se contentar com o segundo lugar, apenas por causa do saldo de gols.

Jogando no Seoul World Cup Stadium, na capital sul-coreana, o time da casa se impôs do início ao fim e não deu chance ao Kashima. O atacante Bang Seung-Hwan abriu o placar aos 38 do primeiro tempo. O montenegrino Damjanovic fez 2x0 no início da segunda etapa depois de um cruzamento do uzbeque Server Djeparov. Nos acréscimos, o Antlers todo no ataque, Ko Myung-Jin aproveitou de um recuo mal feito ainda no meio-campo, roubou a bola, deu um chapéu no goleiro e definiu incontestáveis 3x0.

Suwon Bluewings 2x0 Nagoya Grampus

O Nagoya Grampus começou a temporada como favorito ao bicampeonato japonês e com a expectativa de ir longe em sua segunda participação no torneio continental. Em 2009, haviam chegado à semifinal. Porém, depois de 14 partidas nesta temporada, o Nagoya tem 4 vitórias, 5 empates e 5 derrotas, além de estar a cinco jogos sem vencer. Um desempenho muito abaixo do esperado pra quem deveria disputar o título da J-League e se impor na ACL. O time tem sido inconsistente demais, tem muita dificuldade em criar chances de gol, comete erros bobos na defesa e sua principal contratação para 2011 - Jungo Fujimoto - ainda não mostrou a que veio. É bem verdade que o time tem sofrido com muitas lesões em jogadores chave, mas ainda assim o futebol jogado poderia ser melhor.

Para o jogo decisivo das oitavas de final contra o Suwon Bluewings, o técnico Dragan Stojkovic teve à disposição jogadores importantes como Tulio, Danilson e Kennedy. Os três, que foram escolhidos para a seleção do campeonato na J-League ano passado, desfalcaram o Nagoya em vários jogos esta temporada. Danilson, por exemplo, fez hoje apenas sua segunda partida no ano. Pra piorar a situação, ele sentiu a coxa ainda no primeiro tempo e teve que ser substituído. Kennedy, sempre marcado, mal conseguiu aparecer no meio da linha de cinco defensores usada pelo Suwon.

Pelo time que entrou em campo, o torcedor japonês estava otimista, mas tudo se complicou logo aos 16 minutos, quando o atacante Yeom Ki-Hun apareceu na pequena área pra escorar de cabeça um cruzamento da esquerda e fazer 1x0. Narazaki até conseguiu colocar a ponta dos dedos na bola, mas não foi o suficiente pra evitar o gol. Com a contusão de Danilson, entrou o atacante Nagai; esperava-se um time mais ofensivo, mas pouca coisa mudou. A apatia do Nagoya era evidente.

No início do segundo tempo, um recuo mal feito do lateral Hayuma Tanaka deixou a bola na fogueira para o goleiro Narazaki que teve que ir na dividida com o atacante adversário; a bola sobrou para outro atacante, Lee Sang-Ho, que só tocou para o gol vazio e fez 2x0. Mesmo com a desvantagem e o natural recuo do time coreano, o Nagoya continuou burocrático demais e quase não criou chances. Se fosse pra sair mais gols na partida, provavelmente seria do Suwon.

Foi uma performance decepcionante dos times japoneses, enquanto os sul-coreanos jogaram bem e confirmaram a vantagem de ser o time mandante. A importância de ser primeiro na fase de grupos e decidir em casa o jogo único das oitavas fica evidente no fato de que o único time visitante a conseguir a classificação foi o Cerezo Osaka. Isso porque ainda estavam jogando na sua própria cidade e com um grande apoio da sua torcida.

Mais um ano, mais uma decepção na ACL / Foto: Site oficial do Kashima Antlers

Confira os resultados das oitavas de final:

Jeonbuk Motors (Coreia do Sul) 3x0 Tianjin Teda (China)
Gamba Osaka 0x1 Cerezo Osaka
Sepahan (Irã) 3x1 Bunyodkor (Uzbequistão)
Al Ittihad (Arábia Saudita) 3x1 Al Hilal (Arábia Saudita)
FC Seoul (Coreia do Sul) 3x0 Kashima Antlers
Suwon Bluewings (Coreia do Sul) 2x0 Nagoya Grampus
Al Sadd (Qatar) 1x0 Al Shabab (Arábia Saudita)
Zob Ahan (Irã) 4x1 Al Nasr (Arábia Saudita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário