domingo, 1 de maio de 2011

J-League: Resumo da 8ª rodada

Avispa Fukuoka 1x2 Kashima Antlers
29/04/2011 - Level-5 Stadium, Fukouka - Público: 12.147

Inoha voltou ao time titular do Kashima, fazendo a dupla de zaga com Iwamasa - ambos da seleção japonesa
Foto: Site oficial do Kashima Antlers

O Kashima Antlers foi até Fukuoka numa posição incômoda na tabela - penúltimo - para enfrentar o último colocado e desde já principal candidato ao rebaixamento. O lateral esquerdo Alex teve que ser substituído logo nos primeiros minutos depois de torcer o tornozelo - um infeliz retorno do brasileiro à casa do time que defendeu entre 2003 e 2007. A situação se complicou ainda mais para a equipe de Oswaldo de Oliveira quando Kosuke Nakamachi mergulhou para marcar de cabeça depois de um cruzamento de Yusuke Tanaka pela direita: 1x0. No fim do primeiro tempo, era o Kashima quem ocupava o último lugar na tabela.

Mas a alegria do Avispa durou pouco. No segundo tempo, veio o empate em uma jogada de Nozawa pela direita; ele cruzou rasteiro, Koroki tentou o chute e o goleiro defendeu; Osako pegou o rebote e mandou pras redes. A virada veio com o zagueiro Daiki Iwamasa, que fez de cabeça em um escanteio cobrado por Nozawa. Hideya Okamoto teve a chance de empatar para o time da casa, mas perdeu um gol incrível - cara a cara com o goleiro, ele chutou pra fora.

Foi a primeira vitória do Kashima Antlers, que subiu para 11º na tabela. O Avispa Fukuoka segue na lanterna e é o único time que ainda não pontuou.

Kashiwa Reysol 2x1 Ventforet Kofu
29/04/2011 - Hitachi Kashiwa Soccer Stadium, Kashiwa - Público: 10.319

No duelo das duas equipes que vieram da segunda divisão, quem se deu bem foi o Kashiwa, que continua com 100% de aproveitamento na liderança da J-League. Mas quem saiu na frente foi o Ventforet, com um gol de pênalti de Mike Havenaar, atacante holandês nascido no Japão. Logo em seguida, Havenaar levou cartão amarelo por gritar com torcedores do Kashiwa que estavam atrás do gol. Segundo ele, foi uma reação a ofensas racistas - alguns torcedores o teriam chamado de "branco de merda" [kuso hakujin em japonês]. Um fato a ser lamentado.

No segundo tempo, o lateral Hiroki Sakai cruzou para Junya Tanaka, que cebeceou sem marcação para deixar tudo igual. Hideaki Kitajima recebeu de Leandro Domingues dentro da área, dominou e chutou no canto pra virar o jogo.

Enquanto o Kofu mostra um futebol decepcionante e parece mais um sério candidato a voltar à segunda divisão, o Kashiwa joga bem e tem boas chances de se manter na liderança na próxima rodada, pois viaja até Yamagata para jogar contra o Montedio. Será que vem aí uma surpresa também este ano ou é só fogo de palha?

Vissel Kobe 0x1 Omiya Ardija
29/04/2011 - Home's Stadium Kobe, Kobe - Público: 10.502

Naquele que foi possivelmente o jogo mais fraco da rodada, o Vissel Kobe decepcionou sua torcida e não conseguiu sair do zero apesar de ter criado mais chances. Como diz a máxima do futebol "Quem não faz, leva", o Omiya Ardija foi mais eficiente e aproveitou a única boa chance que teve na partida. O sul-coreano Lee Chun-Soo fez o gol da vitória, com assistência do atacante Rafael, brasileiro naturalizado turco. Os esquilos comemoram sua primeira vitória e agora estão em 8º lugar, enquanto o Kobe caiu para 9º.

Cerezo Osaka 1x1 Albirex Niigata
29/04/2011 - Kincho Stadium, Osaka - Público: 9.014
Resumo do jogo aqui.

Vegalta Sendai 1x0 Urawa Reds
29/04/2011 - Yurtec Stadium, Sendai - Público: 18.456

A torcida do Vegalta comemora mais uma vitória / Foto: J.League Photos

O Yurtec Stadium sofreu danos com o terremoto, mas foi tudo rapidamente consertado para que o Vegalta pudesse fazer seu primeiro jogo em casa na temporada. Com a mesma escalação que venceu o Kawasaki Frontale na rodada anterior, o time de Sendai conseguiu mais uma importante vitória, subindo para o segundo lugar na tabela.

O Urawa veio cheio de moral depois de derrotar o atual campeão, Nagoya Grampus, por 3x0. O time comandado pelo montenegrino Zeljko Petrovic tentou pressionar e jogar com uma postura agressiva, mas pouco conseguiu criar. Esse início de temporada inconsistente - duas derrotas para times mais fracos e uma vitória contra um candidato ao título - mostra que Petrovic vai ter trabalho pra aproveitar o potencial que tem em mãos.

O único gol da partida foi marcado por Yoshiaki Ota no final do primeiro tempo, quando ele se antecipou ao zagueiro e marcou de cabeça após um cruzamento do norte-coreano Ryang Yong-Gi. O mesmo Ota teve a chance de ampliar em seguida, quando recebeu na entrada da área depois de um lançamento longo do campo de defesa e tocou por cobertura, por cima do goleiro - a bola bateu na trave. Mesmo com a vantagem no placar, o Sendai não recuou e esteve mais perto de fazer o segundo do que levar o empate. Merecida vitória do Vegalta, que sobe para 2º lugar, enquanto o Reds cai para 13º.

Yokohama Marinos 1x1 Shimizu S-Pulse
29/04/2011 - Nissan Stadium, Yokohama - Público: 33.436

Uma partida de certa forma decepcionante para a torcida do Yokohama Marinos, que viu seu time conseguir um empate e uma vitória fora de casa contra os favoritos Nagoya e Kashima nas primeiras rodadas e não esperava nada menos que uma vitória no primeiro jogo da temporada no Nissan Stadium.

O Marinos criou muitas oportunidades mas não conseguia marcar. Até que, aos 35 do segundo tempo, o Shimizu conseguiu um controverso pênalti - Genki Omae caiu na área depois de colidir com as costas do volante Shohei Ogura. O próprio Omae cobrou bem e fez 1x0. Porém, a torcida do S-Pulse mal teve tempo de comemorar. Partindo com tudo em busca do resultado, o empate veio aos 41 minutos, quando Shunsuke Nakamura cruzou na área e, depois de um bate-rebate, a bola ficou com Hyodo, que chutou do jeito que ela veio. O goleiro tirou com o pé, mas a bola já havia passado pela linha: 1x1. Nakamura por muito pouco não virou o jogo em uma cobrança de falta mas, para desespero dos tricolores, seu chute acertou o travessão. O Marinos continua em 4º e o Shimizu caiu para 12º.

Gamba Osaka 3x2 Montedio Yamagata
29/04/2011 - Expo '70 Stadium, Osaka - Público: 17.052

Se existe um time especializado em retrancas na J-League, é o Montedio Yamagata. Com o pior ataque da J1 no ano passado, os "Reis da Montanha" ainda não tinham marcado este ano, e foram pra Osaka enfrentar o Gamba tentando apenas não tomar gols e conseguir um empate. Mas a estratégia defensiva do Montedio foi pro espaço logo no início: com dois gols do brasileiro Adriano, ambos com assistência do sul-coreano Lee Keun-Ho, o Gamba vencia por 2x0 no intervalo e forçou uma mudança de estratégia do time visitante.

Tentando se aventurar no ataque, o pior ataque da liga encontrou aquela que no momento é a pior defesa - levou gol em todos os jogos na temporada até agora -, e conseguiu marcar duas vezes, com Kentaro Sato e Takuya Miyamoto. Porém, o Gamba tem também o melhor ataque, e a pressão que fez no final do jogo em busca de vitória deu resultado: aos 41 minutos, Lee Keun-Ho recebeu de Endo e chutou. A bola desviou em um dos três zagueiros que tentaram cortar o chute e enganou o goleiro. O Gamba subiu para o 3º lugar, enquanto o Montedio caiu para 17º, na zona de rebaixamento.

Júbilo Iwata 1x1 Sanfrecce Hiroshima
29/04/2011 - Yamaha Stadium, Iwata - Público: 11.319

O Júbilo Iwata ainda não convenceu nesta temporada. Depois de uma vitória contra o fraco Ventforet Kofu (1x0) e um empate contra o mediano Albirex Niigata (1x1), ambos fora de casa, o time agora empata em sua estreia em casa contra o Sanfrecce Hiroshima, um dos times mais peculiares da J-League.

Único a utilizar o 3-6-1 como formação, o Sanfrecce não conseguiu superar a retranca do Montedio Yamagata e empatou em 0x0 na primeira rodada, mas surpreendeu o Gamba Osaka e ganhou por nada menos que 4x1 dos atuais vice-campeões na semana passada. Sua forma "única" de jogar parece ter mais resultados contra adversários que atacam - o ponto forte da equipe comandada pelo sérvio Mihailo Petrovic é o contra-ataque. Porém, com a postura mais defensiva do Júbilo, o time visitante não conseguiu impor seu estilo de jogo, apesar de ainda ser melhor e criar mais chances.

Os gols só vieram no segundo. Primeiro em um pênalti que Tadanari Lee converteu depois que ele próprio foi derrubado na área. Cinco minutos depois, o Júbilo já conseguiu o empate. Se na rodada passada Gilsinho fez um gol assim que entrou no jogo, desta vez o gol saiu assim que ele foi substituído. Hidetaka Kanazono entrou no lugar do brasileiro e marcou o gol de empate depois de apenas um minuto em campo. O Júbilo poderia ter feito o gol da vitória em um pênalti que Ryoichi Maeda bateu e Nishikawa, goleiro da seleção, defendeu. Ambos os times tiveram chances de vencer nos momentos finais, mas o empate persistiu. O time de Iwata caiu para 7º na tabela, enquanto o Hiroshima caiu para 4º.

Nagoya Grampus 2x0 Kawasaki Frontale
29/04/2011 - Mizuho Stadium, Nagoya - Público: 14.556

Tamada retorna em grande estilo / Foto: J.League Photos

O Nagoya Grampus comemorou a volta de Keiji Tamada, que estava lesionado. O atacante foi fundamental para a primeira vitória dos atuais campeões e marcou duas vezes na vitória contra o Kawasaki Frontale. Outra novidade foi o brasileiro naturalizado japonês Alessandro Santos como titular na lateral esquerda.

Os dois times perderam jogadores importantes no primeiro tempo. Pelo Kawasaki, o volante Junichi Inamoto saiu contundido e, pelo Nagoya, foi o zagueiro Tulio que teve que ser substituído. O primeiro gol veio no primeiro tempo, quando Chiyotanda lançou pra área, Kennedy dominou e ajeitou para trás para Tamada, que pegou de primeira, de fora da área, e acertou no cantinho.

No segundo tempo, mais uma vez a combinação Kennedy/Tamada levou o time da casa ao gol. O australiano recebeu na área, ganhou do seu marcador e deu um passe de calcanhar para Tamada, que deu um corte no zagueiro com a perna esquerda e definiu com a direita: 2x0. O Nagoya subiu para 10º lugar, enquanto o Kawasaki caiu para 14º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário