terça-feira, 24 de maio de 2011

Cerezo vence o derby de Osaka e está nas quartas da ACL

 Ryuji Bando, Martinez e Rodrigo Pimpão comemoram a vitória histórica / J.League Photos

O clássico de Osaka entre Gamba e Cerezo pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia vinha sendo aguardado com expectativa pelas torcidas dos dois times, e não ficou devendo em emoção. O Gamba, que se classificou em primeiro lugar no Grupo E, tinha a vantagem de jogar em casa. Além da torcida, que compareceu em peso ao Expo '70 Stadium, também chamado de Banpaku em japonês, o retrospecto contava a favor: jogando no seu estádio, foram apenas 3 derrotas em 16 partidas contra o Cerezo. O time comandado pelo técnico Akira Nishino, que já foi campeão continental em 2008, buscava a classificação depois de ter sido eliminado nas oitavas nos dois últimos anos. O Cerezo, que foi o segundo colocado do Grupo F, vinha como azarão na primeira vez que participa da ACL em sua história.

Gamba e Cerezo no 4-2-3-1 no início da partida

Os dois times vieram com a mesma formação, um 4-2-3-1. Com desfalques na defesa, o Gamba teve que mais uma vez improvisar o volante Takei na lateral esquerda. Tatsuya Uchida, de 19 anos, foi outro que ganhou uma chance como titular. Yamaguchi e Shimohira, lesionados, não jogaram. Pelo Cerezo, o zagueiro Fujimoto entrou no lugar do suspenso Moniwa.

Como não podia deixar de ser em um clássico decisivo, O jogo começou nervoso, tanto que Inui recebeu um cartão amarelo logo no primeiro minuto ao acertar um carrinho sem a bola em Kaji, aparentemente sem querer. O Cerezo começou melhor e controlando a posse de bola, mas foi o
Gamba que assustou mais principalmente em contra-ataques. Ao final do primeiro tempo, já era o time da casa que ficava mais com a bola, mas ninguém teve uma chance clara de gol.

A melhor oportunidade do Cerezo foi num cruzamento de Martinez pela direita que Pimpão não alcançou por centímetros - tivesse acertado a cabeçada, dificilmente o brasileiro não faria o gol. O Gamba foi mais perigoso com Usami, que carrregou a bola em um contra-ataque, invadiu a área e chutou cruzado, na rede pelo lado de fora - talvez o passe fosse a melhor opção, pois Lee Keun-Ho estava desmarcado no meio da área.

No intervalo para o segundo tempo, Levir Culpi fez duas alterações: Saíram os meias Inui e Kurata, entraram o volante Chugo e o atacante Komatsu. Com isso, a formação mudou para um 4-4-2 tradicional - Kim Bo-Kyung foi adiantado para a meia direita, Kiyotake foi para a esquerda e Pimpão passou a ter Komatsu ao seu lado no ataque.

O time da flor de cerejeira quase abriu o placar numa saída bisonha do goleiro Fujigaya, que deixou a área mas não alcançou a bola, que ficou com o jogador do Cerezo. Pimpão recebeu o cruzamento com o gol sem goleiro, teve seu chute bloqueado por um zagueiro. Komatsu teve mais uma boa chance minutos depois num chute forte de perna esquerda, mas Fujigaya defendeu bem e mandou pra escanteio. Quando o meia Sasaki entrou no lugar de Lee Keun-Ho, o Gamba também mudou sua formação, com Usami indo pra frente e formando uma dupla de ataque com Adriano.

As duas equipes mudaram para o 4-4-2 no segundo tempo

Durante toda a temporada, o Gamba já mostrou que, apesar de ter um ataque que marca gols, a parte defensiva ficou devendo muitas vezes. Depois de um lançamento do campo de defesa do Cerezo, Fujigaya mais uma vez saiu muito mal da área e quase entregou o ouro: ele derrubou Pimpão antes de ser driblado, mas como haviam defensores por perto para fazer a cobertura, o goleiro se safou com um cartão amarelo.

Num cruzamento de Sasaki para a área, Adriano, livre, cabeceou pra fora. A tensão ia aumentando a cada minuto, a cada cruzamento na área, a cada lance de perigo. Como a decisão de quem passa para a próxima fase é em jogo único, tudo pode ser definido em um lance, em um pequeno detalhe, a qualquer momento. O jogo estava totalmente equilibrado.

Depois de uma bela troca de passes, Kim Bo-Kyung ganhou do zagueiro na dividida e ficou cara a cara com o goleiro, mas Fujigaya fez a defesa. Em seguida, foi Adriano quem recebeu na cara do gol, mas Kim Jin-Hyeon fez milagre salvou seu time. Era ataque de um lado e ataque do outro, os dois times iam pra frente pra decidir dentro dos 90 minutos, ninguém queria jogar uma prorrogação.

Aos 43 minutos, o Cerezo estava no ataque. O lateral Daisuke Takahashi partia em velocidade pela direita e recebeu a bola, no canto da área e, num lance parecido com o gol de Maicon contra a Coreia do Norte na Copa 2010, ele chutou mesmo com pouco ângulo. Fujigaya, que estava esperando um cruzamento, foi surpreendido e não conseguiu defender o chute rasteiro na primeira trave. Não dá pra saber se Takahashi realmente tentou fazer o gol ou cruzar, mas o que importa é que a bola entrou e a festa do Cerezo foi digna de um gol de título.

No desespero, o atacante Hirai ainda entrou pelo Gamba, que pressionou da forma que podia. O empate não saiu por pouco - o Cerezo se salvou com uma bola na trave. Depois do apito final, foi uma festa incrível da torcida visitante, enquanto os jogadores do Gamba, incrédulos, ficaram caídos no chão, abatidos com a terceira eliminação consecutiva nas oitavas de final da ACL. Enquanto o lado azul de Osaka se lamenta, o lado rosa só tem a comemorar: chegar às quartas de final na primeira participação no torneio continental já é um feito histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário