quarta-feira, 11 de maio de 2011

ACL: Todos os quatro japoneses classificados para as oitavas de final

Grupo E - Gamba Osaka 2x0 Tianjin Teda
11/05/2011 - Expo '70 Stadium, Osaka, Japão - Público: 7.939

Caiu um temporal nesta noite em Osaka. E no meio disso tudo, teve um jogo de futebol.

Depois de muita tensão e uma partida difícil sob forte chuva, o Gamba Osaka venceu o Tianjin Teda e está classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Ásia em primeiro lugar no Grupo E. O Tianjin, que já estava garantido na próxima fase, ficou com o segundo lugar, enquanto Jeju United e Melbourne Victory, que empataram em 1x1 no outro jogo, estão eliminados.

Jogando em casa, o Gamba precisava vencer para não depender do resultado da outra partida. E a equipe do técnico Akira Nishino pressionou desde o começo, mas não conseguia encontrar o caminho do gol, seja por intervenções cruciais da defesa adversária ou simplesmente falta de precisão na hora de finalizar. É claro que a forte chuva que caiu durante todo o jogo não ajudou em nada também. Em um lance, Adriano invadiu a área e, sem ângulo para tentar o gol, deu um passe de calcanhar para trás; Hayato Sasaki apareceu para chutar e a bola passou pelo goleiro, mas um zagueiro tirou quase em cima da linha. Em outro, Adriano recebeu lançamento totalmente livre ainda na intermediária, apenas com o goleiro pela frente, mas o brasileiro chutou em cima do goleiro - méritos para a grande defesa de Yang Qipeng, mas esse é um típico gol que um atacante não pode perder.

A tensão aumentou no segundo tempo, pois o Jeju United vencia o Melbourne Victory em casa por 1x0. Dessa forma, o Gamba precisava da vitória de qualquer maneira, senão estaria eliminado. Takashi Usami, que havia ficado no banco, entrou no lugar do lateral esquerdo Kim Seung-Yong e o Gamba mudou sua formação habitual com quatro defensores para um exótico 3-4-3, com Adriano, Lee Keun-Ho e Usami no ataque.

Usami quase marcou logo em seguida; ele chutou de fora da área e a bola desviou em um zagueiro, mas o goleiro conseguiu salvar com a perna e mandar pra escanteio. Aos 28 minutos, falta perigosa para o Gamba depois que um chinês colocou a mão na bola. Yasuhito Endo, o craque do time e da seleção japonesa, especialista em fazer gols de falta, foi pra cobrança. E não deu outra. Com um chute preciso, Endo colocou a bola no canto esquerdo do goleiro, que se esforçou mas não conseguiu impedir o gol: 1x0 e muita festa no Banpaku.

Com o resultado que precisava, o volante Takei entrou no lugar de Sasaki e foi improvisado na lateral esquerda, fazendo o time voltar a jogar com quatro defensores. Os chineses foram pra cima em busca do empate, que daria a eles a liderança no grupo. Parecia difícil confiar na defesa do Gamba para segurar o resultado - o time tinha tomado gol em todos os jogos da temporada até hoje. Porém, em um contra-ataque já nos acréscimos, o atacante Shoki Hirai, que tinha acabado de entrar no lugar de Adriano, recebeu a bola livre ainda na intermediária, em lance idêntico ao que Adriano havia perdido antes. Mas desta vez a jogada terminou de forma diferente. Hirai tentou driblar o goleiro e foi derrubado na área. O árbitro marcou pênalti e expulsou o arqueiro chinês. Como já haviam feito as três substituições, o meia Wu Weian foi para o gol. Usami cobrou bem, finalmente marcou seu primeiro gol na temporada e definiu os 2x0 e a classificação.


Grupo F - Al Ain 3x1 Nagoya Grampus
11/05/2011 - Tahnoun Bin Mohamed Stadium, Al Ain, Emirados Árabes Unidos - Público: 892

Os classificados do Grupo F já estavam definidos antes da rodada começar. Nagoya Grampus e FC Seoul já haviam garantido a vaga na rodada anterior e, com campanhas iguais, só jogariam para decidir quem seria o primeiro e o segundo. Hangzhou Greentown e FC Seoul se enfrentaram mais cedo e ficaram no 1x1, o que fez com que o Nagoya precisasse apenas de uma vitória simples ou um empate por 1x1 ou com mais gols para terminar como líder do grupo.

Com muitos jogadores lesionados (Tulio, Yoshimura, Danilson, Burzanovic, Kanazaki e Kennedy) e outros poupados (Narazaki, Hayuma Tanaka, Alex Santos, Naoshi Nakamura e Tamada), os japoneses entraram em campo com um time misto e, como não é de se estranhar em situações assim, fizeram uma partida pouco inspirada. Por outro lado, o Al Ain - que tem como brasileiros o técnico Gallo e o meia Elias -, apesar de já estar eliminado, jogou para encerrar sua participação com uma vitória. E eles conseguiram fazer 2x0 no primeiro tempo, primeiro com Hamad Al Marri, com um chute de primeira, de fora da área, e depois com Elias, que recebeu na pequena área a assistência do romeno Badea e não teve dificuldades em concluir.

No segundo tempo, entrou o atacante Hikaru Kuba no Nagoya, e logo aos 2 minutos ele já mostrou serviço, ao se aproveitar de uma falha da defesa que o deixou livre; Kuba foi até a linha de fundo e cruzou para Fujimoto empurrar a bola pro gol vazio e diminuir o placar: 2x1. Porém, os japoneses nem tiveram tempo pra comemorar, pois um minuto depois o árbitro marcou pênalti para o Al Ain. Elias bateu forte e alto, no meio gol: 3x1. A partida seguiu sem fortes emoções até o final e o placar se manteve o mesmo. O Al Ain terminou em terceiro lugar e o Nagoya, em segundo.


Grupo G - Cerezo Osaka 4x0 Shandong Luneng
10/05/2011 - Nagai Stadium, Osaka, Japão - Público: 9.035

O Cerezo Osaka garantiu a classificação para as oitavas de final ao vencer em casa o Shandond Luneng, de Renato Silva e Obina, em uma grande exibição e ficou em segundo lugar no Grupo G. O Jeonbuk Motors goleou o Arema por 6x0 na outra partida e ficou em primeiro, com a melhor campanha da primeira fase.

Levir Culpi mudou seu 4-2-3-1 habitual e escalou um 4-4-2, com Rodrigo Pimpão e Rui Komatsu no ataque. O Cerezo podia até empatar que ainda ficaria com a vaga, enquanto os chineses precisavam da vitória a qualquer custo. Renato Silva foi titular e Obina começou no banco.

O time da casa teve dificuldades em criar chances no início, enquanto os chineses abusavam das faltas - com 30 minutos de jogo, já tinham recebido quatro cartões amarelos. No final do primeiro tempo, a pressão do Cerezo foi só aumentando até sair o gol. Aos 38 minutos, Rodrigo Pimpão chutou de fora da área e o goleiro espalmou; Maruhashi pegou o rebote da entrada da área e mais uma vez o goleiro rebateu, só que a bola foi parar na cabeça de Pimpão, que mandou pro fundo das redes e fez 1x0. O Shandong foi atrás do empate, mas quase tomou o segundo em duas oportunidades.

O torcedor japonês lamentou as chances perdidas de ampliar o placar no final do primeiro tempo, mas voltou a comemorar logo depois do pontapé inicial do segundo: Pimpão recebeu de Inui e cruzou na área para Komatsu, que ajeitou de cabeça; Kiyotake dominou no peito, ajeitou com o pé esquerdo antes da bola cair no chão e chutou forte de direita, no ângulo. Um golaço e 2x0 no placar.

Vendo a classificação cada vez mais longe - o Shandong precisava vencer -, o técnico croata Rajko Magic tirou o zagueiro cabo-verdiano Ricardo e colocou Obina. Porém, a bola pouco chegou no brasileiro e o time chinês não esteve perto de marcar. O Cerezo, pelo contrário, continuou atacando e Rodrigo Pimpão coroou sua excelente atuação com um belo passe que deixou Komatsu livre; o atacante avançou e tocou de lado quando o goleiro saiu, deixando Inui com a simples tarefa de concluir para o gol vazio: 3x0.

A partir daí, os chineses desanimaram e mostraram por que são vistos com maus olhos pelo seu futebol que costuma ser violento demais. O meia Cui Peng deu uma entrada criminosa no jogador do Cerezo, um carrinho que pegou em cheio no tornozelo do sul-coreano Kim Bo-Kyung, que por sorte não se machucou. Cui Peng já tinha amarelo, mas o árbitro mostrou o vermelho direto. No final da partida, o Shandong tinha recebido seis amarelos e um vermelho.

Com o adversário entregue, o Cerezo fez 4x0 com Shu Kurata, que tabelou com Daisuke Takahashi e passou por dois defensores antes de finalizar. Poderia ter saído o quinto, sexto gol tranquilamente, não fosse pelo goleiro Yang Cheng, que fez pelo menos quatro grandes defesas e evitou uma goleada maior.


Grupo H - Kashima Antlers 2x1 Sydney FC
10/05/2011 - Estádio Nacional de Tóquio - Público: 3.164

Osako (9) fez um dos gols do Kashima / Foto: Site oficial do Kashima Antlers

O já classificado Kashima Antlers recebeu o já eliminado Sydney FC em sua casa temporária, o Estádio Nacional de Tóquio, e sofreu para vencer. Numa partida que não valia muita coisa, o Kashima ainda tinha a esperança de conquistar o primeiro lugar do grupo e jogar em casa nas oitavas de final - que é em partida única.

Porém, quem saiu na frente foi o Sydney, com um gol de cabeça do zagueiro Matthew Jurman no primeiro tempo, após cobrança de escanteio. Na segunda etapa, o Kashima empatou com o atacante da seleção olímpica Yuya Osako. A cinco minutos do fim, Nozawa fez o gol da suada vitória em uma cobrança de falta. Ele chutou por baixo e a bola foi no cantinho.

Apesar do resultado, o Kashima teve que se contentar com o segundo lugar do grupo, pois o Suwon Bluewings venceu o Shanghai Shenhua por 3x0 e, com um saldo de gols melhor, classificou-se como primeiro do grupo.


Oitavas de Final
Essa fase do torneio é decidida em jogo único - o time que ficou em primeiro no seu grupo tem a vantagem de jogar em casa. Caso persista o empate, haverá prorrogação e pênaltis. Nas quartas de final e semifinais, são jogos de ida e volta, e a final é em jogo único. Os confrontos das oitavas (dias 24 e 25 de maio) serão:

Sepahan (Irã) x Bunyodkor (Uzbequistão)
Al Sadd (Qatar) x Al Shabab (Arábia Saudita)
Al Ittihad (Arábia Saudita) x Al Hilal (Arábia Saudita)
Zob Ahan (Irã) x Al Nasr (Arábia Saudita)
Gamba Osaka x Cerezo Osaka
FC Seoul (Coreia do Sul) x Kashima Antlers
Jeonbuk Motors (Coreia do Sul) x Tianjin Teda (China)
Suwon Bluewings (Coreia do Sul) x Nagoya Grampus

Nenhum comentário:

Postar um comentário