segunda-feira, 30 de maio de 2011

Técnico iraniano é chamado de terrorista por torcida adversária no derby de Shizuoka

Quando dois grandes rivais se enfrentam em um clássico regional, é normal as torcidas ficarem mais exaltadas e as provocações correrem de um lado a outro. Shimizu S-Pulse x Júbilo Iwata, também chamado de "derby de Shizuoka", é uma das maiores rivalidades do Japão. No duelo entre as duas equipes neste sábado, pela 13ª rodada da J-League, alguns torcedores do Júbilo passaram do limite entre uma provocação e um gesto que pode ser interpretado como ofensa racista.

"Ghotbi, pare de fazer armas nucleares" / Foto: Barry Valder

Na foto acima, está escrito na faixa que está no meio: "Ghotbi, pare de fazer armas nucleares". Uma mensagem direcionada a Afhsin Ghotbi, técnico iraniano do Shimizu, fazendo alusão ao programa nuclear do Irã. Uma "brincadeira" infeliz que deixou furiosa a torcida adversária e provocou muita confusão e empurra-empurra. No Japão, brigas nos estádios é algo que quase nunca acontece, até por isso o número de crianças, mulheres e famílias que vão aos jogos é muito grande. Até torcidas saem juntas no final das partidas sem que problema nenhum aconteça.

Desta vez, a situação por pouco não saiu do controle. Segundo Barry Valder, dono do blog UK Ultras e torcedor do Shimizu que presenciou a cena, alguns torcedores ficaram tão enfurecidos a ponto de dar a volta até o outro lado do estádio para reivindicar a faixa. A discussão teria durado meia hora e aconteceu antes do início da partida.

Vários torcedores do Shimizu, revoltados, invadiram a área da torcida do Júbilo / Foto: Calvin Bauzon

Dois adolescentes foram identificados como responsáveis pelos dizeres ofensivos e encaminhados para prestar esclarecimentos à polícia. "Fizemos sem pensar", disse um deles. O Júbilo Iwata pediu desculpas formalmente em um nota divulgada em seu site. O presidente do clube declarou que medidas serão tomadas para que isso não ocorra novamente. E antes que alguém pergunte, o jogo terminou 0x0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário