sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cerezo Osaka 1x1 Albirex Niigata: Cerezo segue sem vencer, será que continua a "maldição do segundo ano na J1"?

Com dois empates e uma derrota, o Cerezo ainda não venceu na liga este ano / Foto: Aya Shiratori

O Cerezo Osaka é um time que surpreendeu na temporada passada. Recém-promovido da segunda divisão, terminou em terceiro lugar na J-League 2010 e conquistou uma vaga na Liga dos Campeões da Ásia pela primeira vez em sua história. Em 2009, o Sanfrecce Hiroshima havia repetido exatamente o mesmo feito. Agora em 2011, é o Kashiwa Reysol que aparece como candidato a manter esta recente "tradição".

Porém, se a história for mantida e o Cerezo seguir o mesmo caminho do Sanfrecce, uma temporada difícil os aguarda. E é exatamente isso que os especialistas preveem. o time treinado por Levir Culpi perdeu seus principais jogadores. Do trio de meias ofensivos conhecido como "Os Três Amigos", Shinji Kagawa está no Borussia Dortmund, da Alemanha, enquanto Akihio Ienaga foi para o Mallorca, da Espanha; apenas Takashi Inui continua em Osaka. O atacante Adriano (ex-Vasco) também continua na cidade da flor de cerejeira, mas transferiu-se para o rival Gamba. Para o seu lugar, veio outro ex-jogador do vasco, Rodrigo Pimpão que, apesar de ter marcado dois gols na estreia, passou em branco nas cinco partidas seguintes e ainda não convenceu.

A formação inicial das equipes

Na terceira partida da J-League 2011, o Cerezo recebeu o Albirex Niigata no Kinchou Stadium, em Osaka. Com os desfalques do zagueiro Taikai Uemoto e do meia Kim Bo-Kyung, Kota Fujimoto ganhou a vaga na defesa e Hiroshi Kiyotake, no meio-campo, como o armador central do 4-2-3-1 de Levir Culpi. O Albirex, do técnico Hisashi Kurosaki, veio com seu usual 4-4-2, com os brasileiros Bruno Lopes (ex-Vila Nova e Anapolina) e Michael (ex-Coritiba e Guaratinguetá) formando a dupla de ataque. Alberto Zaccheroni, técnico da seleção japonesa, estava no estádio acompanhando a partida.

O Albirex surpreendeu ao marcar logo aos 2 minutos, em seu primeiro ataque. O lateral Gotoku Sakai roubou a bola no campo de defesa e lançou para Bruno Lopes. O brasileiro avançou com três marcadores por perto, mas conseguiu o passe para Sakai, que devolveu de calcanhar. Bruno invadiu a área e chutou cruzado, no canto: 1x0.

O jogo seguiu sem grandes oportunidades, e só ficou mais movimentado a partir dos 20 minutos. O time visitante teve a chance de ampliar com mais uma tabela entre Sakai e Bruno Lopes; desta vez foi o japonês quem concluiu, mas o goleiro sul-coreano Kim Jin-Hyeon não teve dificuldades em defender. O time da casa só conseguiu criar uma jogada de perigo no final do primeiro tempo, e foi justamente aí que saiu o gol de empate.

Em um contra-ataque, Pimpão recebeu a bola ainda no campo de defesa. Ele conseguiu se livrar do seu marcador com um toquinho de lado, avançou, passou por mais um adversário, continuou até perto da entrada da área e deu um passe na medida para Inui, que apareceu livre, na cara do gol: 1x1.

No segundo tempo, quem teve as melhores chances foi o Albirex, mas Bruno Lopes perdeu várias oportunidades de levar os 3 pontos para Niigata. De novo aos 2 minutos, Bruno recebeu um belo passe de Michael, entrou livre na área e chutou, mas Kim Jin-Hyeon fez a defesa. No rebote, o brasileiro tentou mais uma vez, de cabeça, mas o sul-coreano defendeu novamente, desta vez segurando a bola.

Aos 27 minutos, o camisa 11 desperdiçou mais uma: recebeu lançamento na entrada da área, dominou no peito e chutou rasteiro, pra fora. Aos 34, ele recebeu um grande passe de Cho Young-Cheol na pequena área, mas furou feio na hora de chutar.

Em seguida, um momento de apreensão: quando o goleiro do Cerezo chutou pra frente pra fazer a reposição, a bola acertou na cebeça de Sakai, que ficou caído por alguns minutos, saiu de maca e teve que ser substituído. Aparentemente, o lateral de 20 anos da seleção olímpica estava consciente.

Somente no final do jogo que o Cerezo pressionou de verdade em busca da vitória, e Higashiguchi - recentemente convocado para a seleção principal - teve que fazer uma grande defesa, se esticando todo para salvar o chute de Rui Komatsu, que havia entrado no lugar de Shu Kurata. O Albirex assustou nos contra-ataques, mas a partida acabou no empate mesmo.

Pode-se dizer que o resultado foi justo, mas é o time de Niigata que mais tem a lamentar por não ter aproveitado as chances que teve. Enquanto o Albirex continua invicto, o Cerezo ainda não venceu e, pelo menos por enquanto, dá indícios de que vai confirmar a "tradição" e não repetir a boa campanha do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário