terça-feira, 19 de abril de 2011

Kashima Antlers 1x1 Suwon Bluewings: Desperdiçada a chance de liderar o grupo

Tashiro fez o gol do Kashima / Foto: Tomonori Zaiman

O Kashima Antlers empatou em casa com o sul-coreano Suwon Bluewings e perdeu a chance de assumir o primeiro lugar do Grupo H na Liga dos Campeões da Ásia. Mesmo jogando em "casa", no Estádio Nacional de Tóquio - já que o Kashima Stadium continua interditado devido aos danos sofridos com o terremoto seguido de tsunami -, a equipe japonesa não foi capaz de superar os Bluewings, que voltam para a Coreia com um bom resultado.

 
A formação inicial das equipes

O Suwon veio a campo com uma formação defensiva, usando três zagueiros. O experiente Hwang Jae-Won - que fez um gol no Japão na semifinal da última Copa da Ásia - atuou como um líbero. Uma defesa com três zagueiros pode não ser tão usada atualmente, mas pelo menos contra o 4-4-2 tradicional do Kashima foi uma boa escolha - numa disputa de três zagueiros contra dois atacantes, sempre havia um homem da sobra em favor da defesa. O goleiro da seleção Jung Sung-Ryong não jogou, assim como o zagueiro croata Mato Neretljak. O atacante brasileiro Marcel (ex-Vasco e Santos) não pode ser inscrito na ACL, assim como o uzbeque Geynrikh.

Oswaldo de Oliveira não pode contar com Osako e Carlão para este jogo - Tashiro foi o companheiro de Koroki no ataque -, o que deixou o time sem nenhum atacante no banco de reservas. De resto, foi a mesma equipe que venceu o Sydney FC na semana passada.

O Kashima bem que tentou, mas não conseguiu quase nada no primeiro tempo além de algumas boas jogadas de Nozawa e chutes de longe que foram pra fora. Na segunda etapa, o meia Yasushi Endo entrou no lugar de Fellype Gabriel e, logo aos 3 minutos, fez uma falta meio estabanada na entrada da área. O Suwon aproveitou uma das poucas chances que teve na partida e Yeom Ki-Hun cobrou por cima da barreira, no canto esquerdo de Sogahata, que nem se mexeu: 1x0.

Endo cometeu a falta que levou ao gol sul-coreano, mas logo se recuperou ao dar a assistência para o gol de empate. Aos 8 minutos, Nozawa cobrou falta e mandou na área, Endo apareceu na linha de fundo e deu um toque para trás. Tashiro completou para o gol e deixou tudo igual no placar.

Logo depois, Tashiro saiu machucado, carregado de maca, e entrou Motoyama em seu lugar, que passou a jogar como armador central. A fomação mudou para um 4-2-3-1, e o Kashima controlava mais o jogo. Mesmo assim, não foram criadas chances o bastante - o Suwon conseguia parar as jogadas com sua defesa reforçada. Koroki até teve uma boa oportunidade quando recebeu na área um passe de Nozawa, dominou no peito de costas pro gol e tentou uma meia-bicicleta, mas a bola foi por cima, longe do alvo.

O time coreano anulou bem o jogo do adversário, mas poderia ter sido um pouco mais ousado no ataque. O atacante brasileiro Bergson (ex-Grêmio) entrou no segundo tempo, mas sem nenhum impacto. Para o Kashima foi uma performance decepcionante, eles estariam liderando o grupo se tivessem vencido. Restam dois jogos em casa, contra Shanghai Senhua (02/05) e Sydney FC (10/05) para decidir a classificação, mas quem tem a vantagem no saldo de gols é o Suwon. Na outra partida do grupo, o Sydney FC foi até a China e venceu o Shaghai Shenhua por 3x2, com dois gols do brasileiro Bruno Cazarine, e continua na briga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário