quarta-feira, 13 de julho de 2011

Genki Haraguchi é o cara no Urawa Reds

J-League 2011 - 4ª rodada - Urawa Reds 2x0 Kawasaki Frontale
13/07/2011 - Saitama Stadium 2002, Saitama - Público: 24.293
56' Haraguchi
78' Nagata

Em uma partida de dois tempos completamente distintos, o Urawa Red Diamonds se deu bem jogando em casa e deu sinais de que a temporada (ainda) não está perdida. Mais uma vez com uma grande atuação de Genki Haraguchi, os Reds venceram após uma sequência de três empates e frustraram as esperanças do Kawasaki Frontale de se aproximar da liderança.

A formação do Urawa parecia um 4-3-3 pela escalação, mas dentro de campo 
assemelhou-se mais a um 4-4-2: Tatsuya e Haraguchi nas pontas, Takasaki como 
a referência na área caindo pelo lado esquerdo e Marcio Richardes como um 
segundo atacante, pelo lado direito; o Kawasaki veio com o seu 4-4-2 de sempre

No primeiro tempo, domínio total do Kawasaki, que jogava como se fosse o mandante em Saitama. Aos 10 minutos, Yajima recebeu um belo passe de Nakamura e, da linha de fundo, chutou cruzado; a bola passou na frente do gol e Juninho, na pequena área, não alcançou por muito pouco. O Urawa respondeu com uma boa jogada de Haraguchi, que saiu driblando até passar de lado para Marcio Richardes, que teve o chute bloqueado; no rebote, o brasileiro tentou de bicicleta e Takasaki completou para o gol. Porém, foi marcado impedimento do camisa 16.

O Frontale continuou mandando no jogo, mas desperdiçou chances demais. Na melhor delas, Juninho se aproveitou de um vacilo enorme do zagueiro Nagata e roubou a bola no campo de ataque; cara a cara com o goleiro, ele tentou por cobertura mas mandou pra fora. Nos primeiros 45 minutos, o Kawasaki teve nove chutes a gol, contra apenas um dos Reds.

Parecia que o Urawa ia decepcionar sua torcida mais uma vez. O time fazia uma péssima partida. Haraguchi era o único de quem se podia esperar algo diferente, como já vem acontecendo em toda a temporada. Mas o panorama mudou no segundo tempo quando Naoki Yamada entrou no lugar de Marcio Richardes. Ele não foi brilhante, mas começou a jogada que originou o golaço de Haraguchi de fora da área. Um chute forte, preciso, no cantinho, sem chance para Aizawa. Não seria exagero dizer que Haraguchi é um dos melhores jogadores do campeonato e forte candidato a estar na seleção dos onze melhores ao final da J-League. Sem ele, os Reds provavelmente estariam em um poço muito mais fundo.

O Kawasaki se perdeu no segundo tempo. O técnico Naoki Soma tentou deixar o time mais ofensivo com a entrada de Noborizato no lugar de Inamoto, e também trocando Yamase por Kobayashi. Mas não adiantou, o time não criou sequer uma boa chance. Era o Urawa que dominava, e eles queriam mais: com a entrada de Escudero no lugar de Tatsuya e Mazola no lugar de Takasaki, os Reds sempre levavam perigo nos contra-ataques. Aos 33 minutos, Kashiwagi cobrou escanteio e Spiranovic cabeceou. Aizawa conseguiu fazer a defesa, mas Nagata estava lá pra pegar o rebote e empurrar para as redes: 2x0 e placar definido.

O Urawa continua um time muito instável, mas mostrou que tem qualidade para se recuperar e no mínimo terminar o ano longe do risco de ser rebaixado. Estivesse no Brasil, Zeljko Petrovic já teria sido demitido há muito tempo, mas aos poucos ele vai encontrando a solução para fazer o time jogar o mínimo que se espera com o elenco que tem. Na próxima rodada, os Reds vão tentar a primeira vitória fora de casa contra o Júbilo Iwata - ou será que vão se contentar com apenas mais um empate? Enquanto isso, o Kawasaki perdeu mais uma chance de se manter entre os primeiros e caiu do 3º para o 5º lugar. Na próxima rodada, o adversário é o líder Kashiwa Reysol em casa.

Festa em Saitama: Haraguchi comemora junto com Mazola (no alto), 
Keita Suzuki (13) e Escudero (15) / J.League Photos

Todos os resultados da 4ª Rodada:

Albirex Niigata 1x2 Ventforet Kofu
Urawa Reds 2x0 Kawasaki Frontale
Kashiwa Reysol 3x1 Sanfrecce Hiroshima
Yokohama Marinos 2x1 Montedio Yamagata
Nagoya Grampus 2x1 Kashima Antlers
Gamba Osaka 3x2 Vissel Kobe
Cerezo Osaka 2x3 Júbilo Iwata
Avispa Fukuoka 1x0 Omiya Ardija
Vegalta Sendai 0x0 Shimizu S-Pulse

Curiosidades

- Kazuma Watanabe marcou pelo quarto jogo consecutivo e ajudou o Yokohama Marinos a vencer a quinta partida seguida, continuando na cola do líder. Watanabe é o artilheiro do Marinos e tem sete gols na temporada.

- Já se passaram seis rodadas desde que Adriano deixou o Gamba Osaka e foi para o Al Jaish (Catar), mas ele continua como artilheiro isolado da liga, com 9 gols. O Gamba, aliás, não sente falta de seu artilheiro: desde então, são cinco vitórias e um empate. O time já está em 3º lugar, a 5 pontos do líder e com dois jogos a menos.

- Takashi Usami fez hoje sua última partida pelo Gamba e se despediu com estilo: um gol e uma assistência na vitória contra o Vissel Kobe. O atacante de 19 anos vai defender agora o Bayern de Munique.

- O lanterna Avispa Fukuoka, que começou a temporada com nove derrotas seguidas e precisou de 14 partidas para conseguir uma vitória, conseguiu agora vencer pela segunda vez no ano, contra os pobres esquilos de Omiya: o Ardija é o único que ainda não venceu em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário