sábado, 9 de julho de 2011

Yokohama Marinos vence o Júbilo Iwata fora de casa e segue na cola do líder

J-League 2011 - 3ª Rodada - Júbilo Iwata 1x2 Yokohama Marinos
09/07/2011 - Yamaha Stadium, Iwata - Público: 11.226
17' Nasu [1x0]
34' Watanabe [1x1]
51' Nakamura [1x2]

Nakamura definiu a vitória do Yokohama Marinos / J.League Photos

O Júbilo Iwata havia começado a temporada acima das expectativas, mas seus últimos resultados mostraram que o time vai ter dificuldades em terminar a temporada numa boa posição. A surpreendente vitória por 3x0 contra o líder Kashiwa Reysol fora de casa foi a única vez neste ano que o Júbilo venceu uma equipe que está lutando na parte de cima da tabela. As outras vitórias foram contra Ventforet Kofu, Montedio Yamagata, Avispa Fukuoka (três vezes!) e Vissel Kobe. Uma vitória em casa contra o vice-líder era tudo que o torcedor queria para acreditar que seu time pode brigar também com os grandes. Mas não foi o que aconteceu no Yamaha Stadium.

O Yokohama Marinos, que começou a temporada como uma incógnita, não só briga pela ACL como é um real candidato ao título. Em seu segundo ano no comando, Kazushi Kimura vem colhendo os frutos da renovação do elenco tricolor. Apesar de derrotas recentes para os adversários diretos Kashiwa Reysol e Gamba Osaka, o Marinos vem embalado com uma sequência de quatro vitórias e a expectativa de assumir a liderança nas próximas rodadas, visto que os próximos confrontos são contra Montedio Yamagata, Omiya Ardija e Vissel Kobe.

Júbilo num 4-4-2 tradicional e Marinos num 4-4-2 com o meio-campo em diamante

Desde a primeira rodada, Kimura vinha com o "dilema" de escolher dois titulares entre Watanabe, Oguro e Ono, sempre jogando sem uma dupla de ataque fixa. Desta vez, com o desfalque do suspenso Taniguchi, o técnico resolveu escalar os três juntos, com Ono fazendo o papel do meia mais avançado no diamante.

Apesar de um jogo equilibrado no primeiro tempo, o Júbilo conseguiu criar mais chances e abriu o placar aos 17 minutos, com uma jogada de Komano pelo lado direito. O cruzamento do lateral foi desviado mas a bola sobrou na entrada da área para o capitão Nasu, que chutou forte de primeira. Akimoto alcançou a bola e deveria ter feito a defesa, mas ele acabou rebatendo para dentro do próprio gol: 1x0. Akimoto, aliás, mostrou por que não é titular: com dificuldade em sair do gol e encaixar a bola, em pelo menos mais duas ocasiões ele deu rebote e quase se complicou novamente.

O Marinos conseguiu o empate em sua primeira (e única) grande chance no primeiro tempo. Em uma rápida troca de passes, Watanabe recebeu a bola de Kobayashi na entrada da área, dominou e chutou cruzado. Kawaguchi caiu para fazer a defesa e rebateu, mas a bola acabou batendo na trave e entrando: 1x1. Foi a terceira partida consecutiva que Watanabe deixou sua marca - ele agora tem 6 na temporada e vai se firmando como artilheiro do time.

Logo no início do segundo tempo, Ono recebeu um lançamento na grande área. Ele estava marcado e sem ter pra onde passar. A melhor opção provavelmente era um passe para trás, mas mesmo assim o zagueiro Fujita tentou um carrinho e acabou cometendo um pênalti desnecessário que custou caro. O veterano Kawaguchi estava no gol. Ele até adivinhou o canto e por pouco não defendeu mas, para o azar dele, quem cobrou foi outro antigo ídolo da seleção, Shunsuke Nakamura, que bateu muito bem e fez o gol da virada: 2x1.

Apesar de estar fora de casa, o Marinos continuou melhor no segundo tempo e chegou mais perto de fazer o terceiro do que o Júbilo de empatar. Nakazawa acertou o travessão depois de um escanteio. Na sequência, também num escanteio, Ono cabeceou para as redes, mas teve seu gol anulado por fazer falta no defensor adversário. Aliás, o camisa 10 de apenas 18 anos estava louco pra marcar o seu, e chutava de fora da área em qualquer oportunidade.

Masaaki Yanagishita, técnico do Júbilo, colocou os ofensivos Kanazono, Gilsinho e Funatani, mas não adiantou muito. Seu time teve apenas um chute a gol no segundo tempo, contra seis do Marinos. A melhor chance foi quando um cruzamento rasteiro passou na frente de Kanazono com o goleiro batido, mas o atacante não conseguiu alcançar por centímetros.

Com a vitória, o tricolore de Yokohama poderia até ter assumido a liderança, se o Kashiwa Reysol não tivesse vencido o Vegalta Sendai com um gol aos 48 do segundo tempo. Já o Júbilo caiu de 8º para 9º - quem passou na frente foi justamente o rival Shimizu - e tem uma sequência de jogos complicados pela frente, contra Cerezo, Urawa e Gamba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário