sábado, 2 de julho de 2011

Vegalta Sendai e Nagoya Grampus ficam no empate e perdem a chance de se aproximar da liderança


2ª rodada - Vegalta Sendai 1x1 Nagoya Grampus
02/07/2011 - Yurtec Stadium, Sendai - Público: 18.533
44' Yong-Gi [1x0]
66' Kakuda (contra) [1x1]

O norte-coreano Ryang Yong-Gi comanda o Vegalta dentro de campo / J.League Photos

A 2ª rodada da J-League estava planejada para o fim de semana em que aconteceu a tragédia com o terremoto e o tsunami no Japão, em março. Depois que todos os jogos foram cancelados até o final de abril, teremos agora em julho os jogos atrasados da 2ª até a 6ª rodada, em sequência. Do início do campeonato até hoje, muita coisa mudou. O Vegalta Sendai era visto como um time mediano que lutaria na parte da baixo da tabela, enquanto o Nagoya Grampus, atual campeão, se reforçou bem e vinha como favorito ao bi e também com a expectativa de uma boa campanha na Liga dos Campeões.

Jogando com uma disposição incrível, mais na base da raça e da força de vontade, o Vegalta vinha conseguindo vários empates e vitórias apertadas por 1x0 e foi o time que se manteve invicto por mais tempo. A primeira derrota veio só depois de 13 jogos, contra o Shimizu S-Pulse fora de casa - é claro, por 1x0. Enquanto isso, o Nagoya começou a temporada de forma irregular. É verdade que foi o time que teve mais desfalques, mas alguns dos principais jogadores também não correspoderam em campo - Jungo Fujimoto, talvez, foi o que mais decepcionou. Tudo isso culminou numa eliminação precoce nas oitavas de final da ACL. Apesar da equipe estar invicta desde então - já são sete jogos sem perder -, alguns empates em jogos "vencíveis" nas últimas rodadas têm impedido o Grampus de se aproximar dos líderes.

Vegalta Sendai no 4-4-2 e Nagoya Grampus no 4-3-3

A único desfalque do Vegalta foi o meia Kunmitsu Sekiguchi, afastado pelo técnico Makoto Teguramori por questões disciplinares. Sekiguchi, que vem sendo convocado para a seleção japonesa, foi até especulado para uma possível transferência para a Europa. Já o sérvio Dragan Stojkovic teve boa parte do time titular disponível, apesar de que as lesões continuam atrapalhando: o goleiro Narazaki, os volantes Nakamura e Yoshimura e o atacante Kanazaki continuam no departamento médico.

O Nagoya tentou tomar a iniciativa desde o início, mas esbarrou na forte defesa do Vegalta, a melhor da liga até agora. Quando chegou, pecou na finalização: Kennedy perdeu uma grande chance quando recebeu de Burzanovic dentro da área, apenas com o goleiro à sua frente; o australiano chutou fraco e Hayashi fez a defesa.

O time da casa respondeu e quase fez um golaço com Nakashima, que recebeu na área o lançamento de Kakuda, dominou no peito e bateu de primeira; a bola explodiu no travessão. O jogo seguiu equilibrado e com poucas chances de gol até o final do primeiro tempo, quando Ryang Yong-Gi recebeu de Nakashima na entrada da área e arriscou o chute. Não foi forte, porém muito bem colocado; a bola entrou no ângulo, sem chance para o goleiro: 1x0.

No segundo tempo, o time da casa ficou só no contra-ataque e pouco assustou. O Nagoya apostou na velocidade de Kensuke Nagai, atacante da seleção olímpica, que entrou no lugar de Burzanovic. A troca deu certo, apesar de que o gol de empate veio mais com ajuda da sorte do que por mértitos. Nagai recebeu a bola pelo lado esquerdo do ataque e fez um cruzamento baixo na área. Lá estada Kennedy, de costas para o gol, que tentou um toque de calcanhar de primeira. Só que ele pegou muito mal na bola e acabou caindo no chão; porém, a bola bateu na perna de Kakuda, que o marcava, depois na trave e acabou entrando: 1x1.

Nos 15 minutos finais, entraram os atacantes Yanagisawa, Ota e Nakahara no Vegalta, enquanto Tamada saiu para a entrada do zagueiro Chiyotanda no Grampus. Time da casa fazendo pressão em busca da vitória? Pelo contrário, foi o Nagoya que atacou com tudo o que tinha e só não virou o jogo porque a sorte não ajudou mais.

Com a entrada de Chiyotanda, Tulio foi liberado para subir ao ataque em definitivo, e foi ele quem criou as maiores chances de gol. Primeiro com um belo passe para Ogawa que, dentro da área, chutou fraco e Hayashi mandou pra escanteio. Já nos minutos finais, com uma pressão incrível do Nagoya, Tulio recebeu a bola na entrada da área e tentou o chute. Dois zagueiros pularam pra cima da bola e conseguiram bloquear, mas o rebote sobrou com Tulio de novo, que chutou de uma posição ainda melhor; Hayashi salvou com um leve desvio e a bola bateu no travessão, quicando na frente da linha do gol em seguida. Kennedy ficou com a sobra mas, pressionado pelo defensor, cabeceou pra fora. No último minuto, mais uma chance de Tulio, que chutou forte da linha de fundo sem ângulo nenhum. No reflexo, Hayashi salvou seu time mais uma vez.

O empate não foi bom pra ninguém. O Nagoya tem muito a lamentar pelas chances perdidas no final mas, pelo que jogou nos 90 minutos, a vitória não seria o resultado mais justo. O próximo adversário é o Vissel, em Kobe. O Vegalta, time que mais empatou na liga, teve o sétimo empate em 14 jogos, e enfrenta semana que vem o Kashiwa Resyol, que continua na liderança apesar de ter levado 5x0 do Cerezo Osaka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário