sábado, 16 de julho de 2011

Ventforet Kofu vence o Gamba Osaka em partida sensacional

J-League 2011 - 5ª rodada - Ventforet Kofu 4x3 Gamba Osaka
16/07/2011 - Yamanashi Chuo Bank Stadium - Público: 14.126
15' Lee Keun-Ho [0x1]
18' Hirai [0x2]
19' Havenaar [1x2]
30' Uchiyama [2x2]
66' Nakazawa [2x3]
68' Paulinho [3x3]
69' Havenaar [4x3]

Mike Havenaar participou de todos os quatro gols e foi o nome do jogo na incrível vitória do Kofu

Placar em branco em jogo do Gamba Osaka é coisa rara. Tanto a favor quanto contra, saiu gol em todas as partidas que o time disputou na J-League este ano. Logo, não é surpresa que o Gamba tenha o melhor ataque (36 gols), mas também a segunda pior defesa - só o Avispa Fukuoka conseguiu ser pior. Com 31 gols sofridos em 15 partidas, a média é superior a dois gols por jogo.

O Ventforet Kofu começou a temporada como um sério candidato ao rebaixamento, e tem jogado mal o bastante para ficar acima apenas dos dois últimos colocados, Avispa e Montedio. Com um dos piores ataques, uma das piores defesas e um estilo de jogo muitas vezes pragmático, o time vai depender demais dos gols de Mike Havenaar para se salvar. Mas o artilheiro grandalhão tem agora a companhia do brasileiro Paulinho que, recuperado de uma lesão que atrapalhou seu início de temporada, havia sido titular nas duas últimas partidas e marcado em ambas. Hoje ele deixou sua marca mais uma vez. E mais um atacante brasileiro chegou para reforçar a equipe: Davi, ex- Consadole Sapporo e Nagoya Grampus, veio emprestado pelo Umm Salal, do Catar, depois de uma breve passagem pelo Beijing Guoan, da China.

Antes do início da partida, o volante Teruyoshi Ito, de 36 anos, foi homenageado por completar 500 jogos na J-League. Uma marca impressionante para o veterano, que está na liga desde sua criação, em 1993, e chegou ao Kofu este ano depois de defender o Shimizu S-Pulse por 18 temporadas.

 
Paulinho continuou como titular no ataque e Matsuhashi começou na ponta direita pelo Ventforet; 
no Gamba, fica a dúvida de quem vai substituir Usami - por enquanto, Sasaki é quem ganhou a vaga

O Gamba vinha de uma sequência de cinco vitórias e um empate, aproximando-se cada vez mais da liderança com dois jogos a menos. Vencer o Kofu fora de casa não parecia ser mais que obrigação para o time do técnico Akira Nishino. E tudo começou muito bem. Com um passe de dentro do círculo central, Futagawa deixou Lee Keun-Ho na cara do gol - a bola passou entre Daniel e Ichikawa. O goleiro Ogi até fez a defesa num primeiro momento, mas a bola bateu no peito do sul-coreano, que não teve trabalho em empurrar para o fundo das redes e abrir o placar. Três minutos depois, o zagueiro Yamaguchi fez um lançamento do campo de defesa para Sasaki, que dominou na linha lateral, pelo lado direito. Ele cruzou na área e Hirai cabeceou na primeira trave, sem marcação: 2x0.

A vitória parecia encaminhada para o Gamba, mas um minuto depois o Kofu já tinha diminuído: Paulinho cruzou pelo lado esquerdo, Havenaar ganhou do zagueiro no ar e fez de cabeça: 2x1. Dez minutos depois, o zagueiro Daniel arriscou de muito longe e a bola bateu na trave, depois de um leve desvio de Fujigaya. Na sequência, cobrança de escanteio, Havenaar cabeceia e Uchiyama, na pequena área, desvia para o gol: é o empate do Ventforet.

No segundo tempo, o Gamba veio disposto a atacar, enquanto o time da casa só esperava uma oportunidade de contra-ataque. Em um escanteio, Endo quase fez um gol olímpico: a bola já havia passado pelo goleiro, mas um defensor conseguiu tirar de cabeça, em cima da linha. Pouco depois, Endo bate mais um escanteio muito fechado e Nakazawa aparece na segunda trave para fazer de cabeça e colocar o time de Osaka mais uma vez na frente.

Mas foi aí que o Gamba mostrou por que tem uma das piores defesas da liga e tomou a virada em três minutos. Ishihara recebeu um belo passe de calcanhar de Havenaar e foi derrubado por Takei na área. Pênalti que Paulinho cobrou bem e deixou tudo igual mais uma vez. Em seguida, Havenaar tentou de fora da área; o chute foi forte e rasteiro, mas no meio do gol. Deveria ser uma defesa tranquila, mas Fujigaya caiu atrasado e a bola passou por baixo de seu braço.

Nishino mandou seu time pra frente e só aí fez suas três substituições, colocando Kawanishi, Kim Seung-Yong e Yokotani nos lugares de Shimohira, Hirai e Takei. Mas não adiantou, o time da casa se segurou bem e garantiu uma importante vitória. Havenaar foi o melhor em campo e, com os dois gols marcados, foi o primeiro a alcançar Adriano na artilharia da liga, com 9 gols.

Com a vitória, o Ventforet respira e se prepara para uma complicada sequência de três jogos fora de casa: dois pela liga (Urawa e Kobe) e um pela Copa Nabisco (Shimizu). O Gamba mostrou que, com a defesa que tem, ser campeão não é a opção mais realista. Apesar do seu poderio ofensivo, arrumar a defesa é prioridade máxima. Recursos para isso o time tem.

Apesar de esta ser a 5ª rodada, o campeonato já completa 17 disputadas, o que é metade do total. O Kashiwa Reysol liderou 15 das 16 anteriores, mas pode perder o primeiro lugar para o Yokohama Marinos, se este não perder para o Omiya Ardija fora de casa amanhã. Será que finalmente teremos um novo líder ou os esquilos, que ainda não venceram nenhuma em casa, vão surpreender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário