segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Barcelona 5x0 Real Madrid: Alguma dúvida de qual é o melhor time do mundo?

Depois de todas as expectativas criadas em torno do clássico espanhol, das equipes consideradas as melhores do mundo, do aguardado duelo entre Messi x Cristiano Ronaldo... O jogo foi um massacre do Barcelona, que dominou completamente do início ao fim. Parecia até que o adversário era um time pequeno e não o poderoso Real Madrid de José Mourinho. Se existiam dúvidas de qual é o melhor time do mundo - que fique claro, neste momento -, Messi e companhia trataram de acabar com elas em uma vitória brilhante e incontestável.

 Jogadores comemoram / Foto: ESPN Soccernet

Antes da partida, especulava-se como Mourinho escalaria seu time. Manteria o 4-2-3-1 ou sacrificaria um jogador de ataque para colocar mais um marcador no meio-campo? O técnico português já havia eliminado o Barça pela Champions League na temporada passada, quando foi campeão com a Internazionale. Parece que ele sabia como parar a máquina catalã. Bem, se ele sabia, vai ter que aprender tudo de novo.

 A formação inicial das equipes

O time de Pep Guardiola veio a campo com a formação esperada, enquanto o Real Madrid não teve medo e continuou com seu 4-2-3-1 padrão. Se Mourinho não teve vergonha de colocar seu time todo na defesa quando a Inter superou o Barça, desta vez ele não teve medo de ousar e colocar sua equipe pra jogar de igual pra igual. Pelo menos na teoria. Porque na prática, os Merengues esqueceram de jogar. Totalmente dominados pelo Barcelona, já perdiam por 2x0 (gols de Xavi e Pedro) aos 18 minutos do primeiro tempo.

Com o Barça tocando a bola o tempo todo, era só um time que jogava, enquanto o outro assistia. Apesar da escalação inicial mostrar um 4-3-3, na prática o Barcelona joga diferente. Daniel Alves definitivamente estava bem mais adiantado que um lateral direito, compondo o meio-campo e deixando a defesa com três zagueiros. Quando Abidal também apoiava, era Busquets quem voltava pra zaga. Com tanta pressão, não demorou a sair os gols, enquanto o Real quase não criou chances.

Cristiano Ronaldo não brilhou. Özil estava tão sumido que saiu no intervalo para a entrada de Lassana Diarra. Perdendo de 2x0, entra um jogador defensivo no lugar de um ofensivo. Marcelo também foi substituído, dando lugar a Arbeloa. Será que Mourinho estava prevendo a goleada e tentou fechar mais sua defesa? Se era isso, ele preveu certo, mas seus jogadores nada puderam fazer pra evitar. É difícil dizer um único jogador do Real que não fez uma partida ruim. Aos 13 do segundo tempo, Villa já havia feito mais dois, a goleada estava decretada e o jogo decidido.

O Real até tentava pressionar a saída de bola pra ver se conseguia algo, mas a facilidade com que o Barça trocava passes lembrava até uma partida de um time grande contra um pequeno. Os 67% de posse de bola mostram o tamanho desse domínio. O quinto gol veio já nos acréscimos, com Jeffrén, que havia entrado no lugar de Pedro. Estava fechado o caixão do Real enquanto um lotado Camp Nou ia à loucura.

Foi a primeira derrota de Mourinho no comando do Real Madrid, e a maior que já sofreu na carreira. Segundo ele, o Barcelona é um time pronto, enquanto o Real ainda tem muito a evoluir. O que não deixa de ser verdade.

Foi a vitória do melhor time do mundo, com um show do melhor jogador do mundo. E também do possível segundo melhor, Xavi. Com jogadas fantásticas e passes perfeitos, Xavi deixou o seu logo no início, enquanto Messi, apesar de não ter marcado, teve duas assistências e ainda uma bola na trave. Uma apresentação impecável, uma aula de futebol, uma goleada humilhante sobre o maior rival. Até onde esse time vai chegar?

3 comentários:

  1. Qm vive de passado é museu
    11 champions league x 5 champios do barça
    Vai fala oq agr modinha o crlh...

    ResponderExcluir
  2. Qm vive de passado é museu
    11 champions league x 5 champios do barça
    Vai fala oq agr modinha o crlh...

    ResponderExcluir
  3. Qm vive de passado é museu
    11 champions league x 5 champios do barça
    Vai fala oq agr modinha o crlh...

    ResponderExcluir