segunda-feira, 6 de junho de 2011

Guia dos brasileiros na J-League

Desde a criação da J-League e até um pouco antes, a importação de brasileiros tem sido constante no futebol japonês. Se hoje os clubes não têm dinheiro sobrando como na década de 90 para trazer craques do nível de Zico, Leonardo, Jorginho e Dunga, muitos deles continuam apostando suas fichas no talento brasileiro, que totalizam 27 dos 61 estrangeiros atualmente jogando na primeira divisão. Confira a lista com todas as nacionalidades, seguido dos jogadores e técnicos brasileiros na J1:

Brasil: 27
Coreia do Sul: 17
Coreia do Norte: 6
Austrália: 4
Croácia: 2
Colômbia, Montenegro, Estados Unidos, Geórgia e Egito: 1

Albirex Niigata


Michael (29 anos, meia): No Brasil passou por vários times, entre eles São Caetano, Corinthians, Avaí, Guaratinguetá, Ponte Preta e Coritiba. Chegou ao Japão em 2008 e disputou duas temporadas pelo JEF United. Está em Niigata desde 2010 e é titular.

Bruno Lopes (24 anos, atacante): Em 2010, disputou o Campeonato Goiano pelo Anapolina e a Série B pelo Vila Nova-GO, onde marcou 10 gols. Chegou em Niigata para a temporada 2011, é titular e a principal esperança de gols do Albirex.

Cerezo Osaka


Levir culpi (58 anos, treinador): Treinou diversos clubes brasileiros: Criciúma, Guarani, Cruzeiro, Atlético-MG, São Paulo, Palmeiras, Botafogo, Atlético-PR, entre outros. Já havia passado pelo Cerezo Osaka em 1997. Voltou em 2007 e em 2009 levou o time de volta à primeira divisão. Conseguiu um surpreendente terceiro lugar na primeira temporada na J1, classificando o Cerezo para a Liga dos Campeões da Ásia pela primeira vez em sua história.

Martinez (31 anos, meia): Defendeu Guarani, Internacional, Cruzeiro (jogou no time super campeão de 2003) e Palmeiras. Está no Cerezo desde 2009, onde é titular e peça importante do meio-campo.

Rodrigo Pimpão (23 anos, atacante): Jogou no Paraná Clube e no Vasco. Chegou ao Cerezo para a temporada 2011, como substituto de Adriano, que foi para o rival Gamba Osaka. É titular mas ainda visto com desconfiança, pois levou seis jogos para fazer seu primeiro gol na J-League. Em compensação, já balançou a rede quatro vezes na Liga dos Campeões da Ásia.

Gamba Osaka


Adriano (29 anos, atacante): Passou por Internacional e Vasco antes de chegar ao Cerezo Osaka em 2010, onde marcou 19 gols e foi o artilheiro do time na temporada. Em 2011, se transferiu para o Gamba e continua marcando seus gols: já fez 3 na Liga dos Campeões e é o artilheiro da J-League com 7.

Afonso (19 anos, atacante): Veio do Corinthians-AL, onde disputou a Série C em 2010. Tem aparecido no banco mas ainda não entrou em campo pelo Gamba.

Júbilo Iwata


Gilsinho (27 anos, atacante): Jogou em times do interior de São Paulo como Ituano e Paulista de Jundiaí antes de ser contratado pelo Júbilo Iwata em 2008. Marcou 30 gols nas três primeiras temporadas no Japão. Este ano tem sido reserva, mas sempre entrando no segundo tempo.

Kashima Antlers


Oswaldo de Oliveira (60 anos, treinador): No início da carreira como técnico, foi campeão Paulista e Brasileiro em 1999 com o Corinthians, além de vencer o Mundial da Fifa em 2000. Treinou vários outros times no Brasil e o Al-Ali do Qatar. Em 2007 chegou ao Kashima Antlers e já tem três títulos da J-League e um da Copa do Imperador. 

Alex (28 anos, lateral esquerdo): Começou a carreira no Cruzeiro e foi para o Japão em 2002, ainda com 18 anos. Defendeu Kawasaki Frontale, Avispa Fukuoka, Kashiwa Reysol, JEF United e chegou ao Kashima nesta temporada, onde tem jogado como titular.

Fellype Gabriel (25 anos, meia): Começou no Flamengo e chegou a jogar até na seleção brasileira sub-20. Passou também por Nacional (Portugal) e Portuguesa. Em 2010 foi contratado pelo Kashima e tem sido titular, apesar de não ser uma unanimidade entre os torcedores.

Carlão (24 anos, atacante): Sua carreira teve início no Bonsucesso, depois passou por clubes pequenos do Rio de Janeiro até ser contratado pelo União Leiria (Portugal) em 2009, onde ficou por dois anos e marcou 26 gols. Chegou ao Kashima em 2011 como a principal contratação da temporada, mas o atacante de 1,90 m ainda está devendo e não se firmou como titular.

Igor (18 anos, atacante): Jogou na base do CFZ, o time de Zico, e chegou ao Kashima este ano. Igor é filho de Alcindo, atacante que foi ídolo no Antlers em 1993 e 1994. Ele já chegou a aparecer no banco de reservas, mas ainda não fez sua estreia como profissional.

Kashiwa Reysol


Nelsinho Baptista (60 anos, treinador): Treinou inúmeros times no Brasil - destaque para o Corinthians, onde foi campeão Brasileiro em 1990 e também rebaixado em 2007, além do Sport, onde foi bicampeão Pernambucano e também venceu a Copa do Brasil - e já havia trabalhado no Japão entre 1994 e 1996, onde foi campeão da J-League e da Copa da Liga pelo Verdy Kawasaki (hoje Verdy Tokyo), e também entre 2003 e 2005, quando treinou o Nagoya Grampus. Chegou ao Kashiwa Reysol no meio do campeonato em 2009, quando não conseguiu evitar que o time fosse rebaixado. Porém, no ano seguinte venceu a J2 com sobras e agora faz uma excelente campanha na primeira divisão.

Jorge Wagner (32 anos, lateral esquerdo/meia): Começou a carreira no Bahia e jogou no Cruzeiro, Corinthians, Lokomotiv Moscow (Rússia), Internacional, Betis (Espanha) e São Paulo, onde mais se destacou e foi bicampeão Brasileiro em 2007 e 2008. Chegou ao Kashiwa em 2011 como a principal contratação para a temporada e tem feito grandes partidas atuando como lateral, marcando gols e contribundo para o excelente início de temporada do Reysol.

Leandro Domingues (27 anos, meia): Começou no Vitória e jogou lá a maior parte de sua carreira no Brasil. Passou também por Cruzeiro e Fluminense, até ser contratado pelo Kashiwa em 2010, onde foi um dos destaques e artilheiro do time no título da segunda divisão. Agora na J1, o camisa 10 continua como um dos principais jogadores do Reysol.

Roger (26 anos, atacante): Sua carreira teve início na Ponte Preta, depois passou por São Paulo e foi emprestado para vários outros clubes onde não conseguiu se firmar. Foi para o Kashiwa em 2010 e continua como reserva.

Kawasaki Frontale


Juninho (33 anos, atacante): Saiu do Palmeiras e chegou ao Kawasaki Frontale em 2003, quando o time ainda estava na segunda divisão. Depois de 319 jogos e 204 gols pelo Frontale (foi artilheiro da segunda divisão em 2004 e da primeira em 2007), Juninho está na nona temporada pelo mesmo clube. Já tentou se naturalizar japonês, mas acabou desistindo pela dificuldade em aprender o idioma.

Montedio Yamagata

Maicon (21 anos, meia): Defendeu União São João, Inter de Limeira, Braga (Portugal) e Rio Claro. Chegou ao Japão em 2011 e ainda não entrou em campo pelo Montedio.

Nagoya Grampus


Marcus Tulio Tanaka (30 anos, zagueiro): Nascido em Palmeira d'Oeste-SP, foi para o Japão ainda com 15 anos e fez toda sua carreira lá. Jogou no Sanfrecce Hiroshima, Mito Hollyhock, Urawa Red Diamonds e desde 2010 defende o Nagoya Grampus. Foi campeão da J-League duas vezes, da Liga dos Campeões da Ásia uma vez, da Copa do Imperador duas vezes, foi o melhor jogador da liga em 2006 e nos últimos sete anos sempre foi escolhido para a seleção do campeonato. Tem 68 gols na carreira, número incrível para um zagueiro. É naturalizado japonês e defendeu a seleção na Copa de 2010.

Alessandro Santos (33 anos, lateral esquerdo/meia): Nascido em Maringá-PR, foi para o Japão enquanto ainda era adolescente, assim como Tulio, seu companheiro de clube. Lá ele completou o ensino médio e começou a carreira no Shimizu S-Pulse, em 1997. Jogou também no Urawa Red Diamonds, Red Bull Salzburg (Áustria) e desde 2009 está no Nagoya Grampus. Foi campeão japonês duas vezes, da Copa do Imperador três vezes, da antiga Recopa uma vez e foi eleito o melhor jogador da liga em 1999. Naturalizou-se japonês em 2001 e jogou as Copas do Mundo de 2002 e 2006. Venceu também a Copa da Ásia de 2004 com a seleção.

Nota: Tulio e Alex Santos, por terem se naturalizado, pra todos os efeitos são considerados japoneses, e não mais brasileiros. De qualquer forma, vale a pena citá-los aqui. 

Omiya Ardija


Rafael (28 anos, atacante): Em sua carreira no Brasil, defendeu Ponte Preta, Palmeiras, Inter de Limeira e Marília. Jogou na Turquia entre 2005 e 2009 no Samsunspor e no Manisaspor, onde se naturalizou turco, adotando o nome Rafaet El Marques. Em 2009 voltou ao Brasil e jogou pelo Tombense-MG. No mesmo ano foi contratado pelo Omiya Ardija, onde é titular.

Urawa Red Diamonds


Marcio Richardes (29 anos, meia): Jogou por vários times pequenos no Brasil, e em 2006 foi contratado do São Caetano pelo Albirex Niigata, onde jogou por quatro temporadas. 2010 foi seu melhor ano: o meia marcou 16 gols na J-League e foi escolhido para a seleção do campeonato. Chegou no Urawa em 2011 com status de estrela, mas ainda não mostrou o bom futebol que jogava no Albirex. Ainda está devendo, assim como todo o time do Reds, que começou o ano muito mal.

Edmilson (28 anos, atacante): No Brasil, jogou apenas pelo Palmeiras, e foi contratado pelo Albirex Niigata em 2004. Desde então, jogou quatro temporadas pelo Albi e agora disputa sua quarta pelo Reds, que defende desde 2008. Em seus sete anos no Japão, já marcou 133 gols. Não vem fazendo uma boa temporada em 2011: apesar de ser titular, só fez seu primeiro gol na temporada depois de oito jogos.

Mazola (22 anos, atacante): O jogador, que defendeu o Guarani no Brasileirão 2010, ainda pertence ao São Paulo, e está emprestado ao Urawa até o início de 2012. Mazola vem sendo reserva, mas sempre entra no segundo tempo, tem jogado bem e já marcou seu primeiro gol, no empate em 2x2 contra o Kashima Antlers pela 12ª rodada.

Vegalta Sendai


Max Carrasco (27 anos, volante): No Brasil jogou por Marília, Grêmio Barueri, Noroeste e Ipatinga. Chegou ao Vegalta para a temporada 2011, mas por enquanto ficou apenas no banco.

Ventforet Kofu


Daniel (29 anos, zagueiro): Começou a carreira no Rio das Ostras-RJ, e passou por Goytacaz, Cabofriense, Mixto-MT, Paysandu, Ituano, Cruzeiro e São Caetano. Contratado pelo Ventforet em 2009, tem sido titular desde então.

Paulinho (28 anos, atacante): Jogou pelo Atlético-MG e, depois de rápidas passagens pela Arábia Saudita e pelo México, foi contratado pelo Kyoto Sanga em 2005, onde ficou por cinco temporadas. Voltou ao Brasil em 2009 e jogou pelo Sport, mas no ano seguinte retornou ao Japão, desta vez como jogador do Kofu, onde marcou 14 gols e ajudou seu time a subir para a primeira divisão. Este ano ainda não jogou muito, e uma distensão muscular o tem afastado dos últimos jogos.

Rudnei (26 anos, volante): Começou no Figueirense, chegou a jogar no Grêmio e disputou o Brasileirão 2010 pelo Avaí. Foi contratado em 2011 pelo Kofu e tem ficado apenas na reserva, sem muitas oportunidades de jogar.

Vissel Kobe


Rogerinho (26 anos, meia): Sua carreira teve início no Remo. Passou por vários clubes e foi contratado pelo Al Wasl dos Emirados Árabes, mas logo voltou ao Brasil, emprestado para o Fortaleza. Disputou a Série B 2010 pelo Bahia e chegou ao Vissel Kobe em 2011, onde jogou algumas partidas como titular, mas ainda não se firmou.

Botti (30 anos, meia): Revelado pelo Vasco, foi para a Coreia do Sul em 2002, onde defendeu o Jeonbuk Motors por cinco temporadas, ganhando até a Liga dos Campeões da Ásia. Foi para Kobe em 2007, onde costuma ser titular, mas ainda não jogou muito este ano.

Popó (32 anos, meia/atacante): No Brasil jogou por Bandeirante, Araçatuba e ADAP. Em 2005 foi para o futebol sul-coreano, onde defendeu o Busan I'Park e o Gyeongnam. Em 2008 foi emprestado para o Kashiwa Reysol e em 2010 foi contratado pelo Vissel Kobe, onde era titular. Este ano, porém, ainda não se firmou no time.

Fotos: sites oficiais dos clubes

Nenhum comentário:

Postar um comentário