sexta-feira, 18 de março de 2011

AFC Champions League: Gamba e Cerezo são derrotados na China

Os times japoneses não se deram bem na segunda rodada da Liga dos Campeões da Ásia. Canceladas as partidas de Nagoya Grampus e Kashima Antlers, que seriam realizadas no Japão, devido ao desastre natural que devastou o país, tivemos apenas os jogos dos times que jogariam fora. Gamba e Cerezo foram à China e, apesar de toda a motivação extra de conseguir uma vitória pelas vítimas do quarto maior terremoto da história, dentro de campo os chineses foram melhores. A verdade é que jogar fora de casa continua sendo o maior desafio da ACL. Mesmo com todos os titulares, as equipes japonesas claramente não estavam na melhor forma física devido à longa viagem até a China, como admitiu o técnico do Gamba, Akira Nishino.

Tianjin Teda 2x1 Gamba Osaka

Apesar de ter entrado em campo com a mesma equipe que venceu o Melbourne Victory por 5x1 na estreia da ACL e o Cerezo Osaka por 2x1 na estreia da J-League, parece que o Gamba esqueceu o futebol no Japão. Com uma performance decepcionante, em nenhum momento os japoneses tiveram o controle do jogo. Os chineses são conhecidos por jogar duro e desta vez não foi diferente, mas o Gamba foi ainda mais violento e cometeu muitas faltas.

Os chineses abriram o placar aos 24 do primeiro tempo, quando Chen Tao tabelou com o argentino Luciano Olguín, que chutou forte no meio do gol. Parecia uma bola defensável, mas o goleiro Fujigaya foi pego no contrapé e não conseguiu defender. O Gamba conseguiu empatar seis minutos depois - Adriano deixou Lee Keun-Ho na cara do gol e o sul-coreano não desperdiçou. O zagueiro Yamaguchi se machucou numa dividida onde ele chutou mais a perna do jogador chinês do que a bola e foi substituído por Takagi no fim da primeira etapa.

No início do segundo tempo, o vice-campeão chinês definiu a vitória contra o vice-campeão japonês numa jogada onde o zagueiro Takagi errou completamente o tempo da bola e derrubou Chen Tao dentro da área. Pênalti que o zagueiro Cao Yang bateu bem e converteu. O jogo foi se arrastando até o final sem grandes chances para os dois times. Uma partida para se esquecer para o time de Osaka.

O Tianjin Teda agora lidera o Grupo E, com duas vitórias, enquanto o Gamba Osaka caiu para segundo, com o mesmo número de pontos mas saldo melhor que o sul-coreano Jeju United, que venceu o lanterna Melbourne Victory na Austrália por 2x1.



Shandong Luneng 2x0 Cerezo Osaka

Ao contrário da partida anterior, o duelo entre o campeão chinês e o terceiro colocado da J-League em 2010 foi um jogo mais limpo e aberto. O Cerezo não jogou mal, poderia até ter marcado um golzinho se tivesse um pouco mais de sorte, mas a verdade é que o time chinês foi mais competente e venceu de forma incontestável.

A formação inicial das equipes - Cerezo com todos os titulares no habitual 4-2-3-1 e Shandong num 4-5-1

No primeiro tempo, Martinez, ex-Palmeiras e Cruzeiro, cobrou falta com perigo e quase abriu o placar para os visitantes. A bola passou rente à trave. Mas quem marcou foi o Shandong Luneng, aos 22 minutos: Renato Silva, ex-São Paulo e Botafogo, apareceu no meio da área em uma cobrança de escanteio e completou para o gol.

O Cerezo poderia ter empatado em um rápido contra-ataque, mas Rodrigo Pimpão, ex-Vasco, chutou em cima do goleiro. O japonês Chugo também teve uma boa chance chutando de fora da área, mas mais uma vez o goleiro defendeu bem. O jogo estava aberto e o time chinês também tinha boas chances. O segundo gol quase saiu quando o goleiro do Cerezo deu uma bobeada incrível e escorregou na hora de chutar pra frente, dando a bola de graça para o atacante adversário, que não aproveitou a oportunidade. Porém, o Shandong não desperdiçou quando Wang Yongpo recebeu um passe em velocidade e tocou na saída do goleiro. Apesar do jogo equilibrado, os chineses venciam por 2x0.

No segundo tempo, o técnico Levir Culpi mudou sua equipe na defesa (Fujimoto no lugar de Uemoto, que já tinha amarelo) e no ataque (Komatsu no lugar de Inui), mas o time não melhorou e os chineses souberam administrar a vantagem. Aos 14 minutos, quem entrou pelo time chinês foi Obina, que veste a 10 e curiosamente tem seu nome real, Manuel, escrito na camisa. E logo em seu primeiro toque na bola, o folclórico atacante "quase" marcou - Obina recebeu na pequena área, girou e chutou. A bola passou pelo goleiro, mas o zagueiro tirou em cima da linha. Porém, pelo replay ficou claro que a bola havia entrado.

Dez minutos depois, em jogada de contra-ataque, Obina foi derrubado na grande área pelo capitão Moniwa e o pênalti foi marcado. O brasileiro foi pra cobrança e marcou, mas o juiz mandou voltar, alegando invasão da área. Só que desta vez a bola acertou a trave, depois de um leve desvio do goleiro.

Não era o dia de Obina fazer gol, mas era dia de seu time vencer. O Cerezo não conseguiu criar boas chances nos minutos finais nem com um jogador a mais - o meia Cui Peng foi expulso depois de fazer uma rara falta mais violenta e levar o segundo amarelo. Martinez cobrou e mais uma vez a bola foi pra fora, apenas assustando o goleiro chinês. Ficou claro que não era dia do Cerezo quando, no último lance do jogo, o próprio Martinez tentou um chute de fora da área e a bola passou mais perto da bandeirinha de escanteio que do gol.

Com a derrota, o Cerezo Osaka caiu para terceiro lugar no Grupo G, com uma vitória e uma derrota. O Shandong Luneng subiu para a segunda posição, com saldo melhor que o Cerezo. O líder do grupo é o Jeonbuk Motors, que goleu o Arema, da Indonésia, por 4x0 jogando fora de casa.

Um comentário:

  1. Infelizmente meu time não está esse ano na AFC, mas mesmo assim eu costumo torcer para os times japoneses na competição. Uma pena esse resultado, principalmente para o cerezo que acabou ficando na 3ª colocação

    ResponderExcluir