domingo, 13 de março de 2011

Ryo Miyaichi e a recuperação do Feyenoord

O Feyenoord, terceiro maior campeão holandês com 14 títulos, vivia uma crise terrível nesta temporada, que ficou marcada pela incrível derrota sofrida para o PSV por 10x0 em 24 de outubro de 2010. Foi a maior derrota da história do clube, que nunca foi rebaixado e via a segunda divisão se aproximar cada vez mais. Um mês depois da humilhante goleada, o time caiu para 16º (antepenúltimo) na classificação ao ser derrotado pelo Groningen por 2x0, fora de casa.

No final de janeiro de 2011, o Feyenoord estava em 15º, apenas a uma posição dos playoffs para o rebaixamento depois de sofrer três derrotas seguidas. Em 21 jogos disputados, o time tinha 5 vitórias, 5 empates, 11 derrotas e apenas 20 pontos conquistados.

Ryo Miyaichi chegou e já virou titular / Foto: Getty Images

Foi nesse contexto que chegou ao clube o japonês Ryo Miyaichi, de 18 anos, emprestado pelo Arsenal. Ryo havia sido contratado pelos ingleses direto de seu colégio, sem ainda ter jogado uma partida profissional, e foi imediatamente emprestado por seis meses ao clube de Roterdã para ganhar experiência. Ninguém sabia bem o que esperar dele, mas o técnico Mario Been ficou impressionado desde o primeiro treino e já o escalou como titular.

Em sua estreia como profissional, um empate em 1x1 contra o Vitesse fora de casa, Miyaichi já mostrou que tinha potencial. Mas foi em sua segunda partida, a primeira diante da fanática torcida do Feyenoord, que o jovem atacante brilhou. Ele marcou o primeiro na vitória sobre o Heracles por 2x1 e teve uma grande atuação, tornando-se ídolo imediato da torcida, que deu a ele o apelido "Ryodinho", em comparação ao fenômeno brasileiro.

Desde que chegou ao Feyenoord, Miyaichi foi titular em todas as seis partidas que o time disputou. Com quatro vitórias e dois empates, o jovem atacante ainda não viu seu time perder. Foram 14 pontos conquistados de 18 possíveis e o Feyenoord agora já subiu para 11º na Eredivisie. O rebaixamento não preocupa mais como antes, e o técnico fala até em classificação para a Europa League.

 O Feyenoord que venceu o NAC Breda por 2x1 pela 27ª rodada da Eredivisie

Apesar disso, não dá pra dizer que Miyaichi foi o salvador do time. Com um gol e uma assistência nos seis primeiros jogos, o atacante mostrou um grande potencial, mas também precisa de mais experiência para elevar seu nível de jogo e se tornar de fato uma estrela. Porém, sua simples presença em campo já dá uma certa tranquilidade e liberdade aos seus companheiros de ataque, que normalmente são os também jovens Castaignos (18), Wijnaldum (20) e Biseswar (23). Nesta recente série invicta, Castaignos marcou cinco gols, Wijnaldum marcou quatro e Biseswar teve um gol e três assistências.

Tudo indica que o Feyenoord vai superar a crise e terminar o campeonato sem maiores sofrimentos. Porém, não parece que a situação vai melhorar a longo prazo. Afinal de contas, ao final da temporada Miyaichi volta para o Arsenal, enquanto Castaignos já foi contratado pela Inter de Milão. Continuar dependendo de jogadores emprestados, dos jovens vindos das categorias de base e até mesmo de veteranos que custam caro e nem sempre jogam o que se espera deles - um bom exemplo são os dinamarqueses Tomasson e Soren Larsen, que se machucaram e praticamente não entraram em campo esta temporada - não deve fazer o Feyenoord voltar a disputar títulos tão cedo.

As atenções da mídia estarão voltadas para o desempenho de Miyaichi nos sete jogos que faltam até o final do Campeonato Holandês. Fica a expectativa também para a primeira convocação de Ryo para a seleção principal do Japão e sua possível participação na Copa América este ano.

3 comentários:

  1. gostei do post Thiago sou torcedor do Feyenoord, e a materia esta bem explicativa, alias vc faz jornalismo? se quiser da uma passada no meu blog


    www.europeanfootballshow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Valeu, eu faço jornalismo sim! =D
    Vou dar uma olhada no seu blog.

    ResponderExcluir
  3. baita promessa o ryo, espero que ele continue nessa crescente e possa ajudar a seleção japonesa na próxima copa xD~

    ResponderExcluir