quinta-feira, 24 de março de 2011

Aos 44 anos, "King Kazu" vai jogar pela seleção da J-League em jogo beneficente contra a seleção do Japão


Kazuyoshi Miura, conhecido apenas como "Kazu", é uma lenda viva, a primeira grande estrela do futebol japonês. Nascido em Shizuoka em 1967, com 15 anos decidiu largar os estudos e, mesmo contra a vontade da família, veio sozinho para o Brasil em busca de um sonho: tornar-se jogador profissional de futebol. Começou nas categorias de base do Juventus, em 1982. Apesar de passar por dificuldades como morar nos alojamentos precários do clube e aprender uma língua totalmente diferente, Kazu começou sua carreira profissional em 1986, quando foi contratado pelo Santos. Pelos próximos quatro anos, o atacante passou por Palmeiras, Matsubara, CRB, XV de Jaú, Coritiba e finalmente voltou ao Santos.

Foi em Jaú que Kazu começou a se destacar, ao marcar um gol contra o Corinthians numa vitória por 3x2 em 1988. No ano seguinte, ele foi campeão paranaense pelo Coritiba. Em 1990, depois de boas atuações pelo Santos, ele encerrou com sucesso sua passagem pelo futebol brasileiro e decidiu voltar à sua terra.

Kazu chegou ao Japão com status de estrela, no momento em que se planejava a profissionalização do esporte com a criação da J-League. Em 1990/91 e 1991/92, Kazu foi campeão japonês com o Yomiuri FC, foi para a seleção e ainda ganhou o prêmio de melhor jogador no título da Copa da Ásia de 1992, realizada em Hiroshima, a primeira grande conquista dos Samurais Azuis e que trouxe um clima de otimismo enorme para a estreia da liga profissional, em 1993.

Com a profissionalização, os times deixaram de ser filiais de empresas e adotaram nomes próprios. O Yomiuri FC tornou-se Verdy Kawasaki (atual Verdy Tokyo) e continuou a ser a força dominante no início da era profissional, vencendo os títulos de 1993 e 1994. Jogando ao lado de estrelas como os brasileiros Ruy Ramos e Bismarck, Kazu estava no auge, foi o MVP da J-League em 1993 e era chamado de "King Kazu", ou "Rei Kazu".

Em 1994, ele não viu o Verdy ser campeão pelo quarto ano seguido, pois foi jogar na Europa pelo Genoa. Tendo marcado apenas um gol no Campeonato Italiano, Kazu voltou ao futebol japonês no ano seguinte, e jogou pelo Verdy mais quatro temporadas. Ainda teve uma breve passagem pelo Dinamo Zagred da Croácia em 1999, para depois disputar duas temporadas pelo Vissel Kobe, cinco pelo Kyoto Purple Sanga e finalmente ir para o Yokohama FC (atualmente na segunda divisão), onde joga até hoje. Em 2005, Kazu teve uma passagem relâmpago pelo Sidney FC, apenas para disputar o mundial de clubes.

Na seleção, Kazu teve a frustração de nunca disputar uma Copa do Mundo, com a fatídica perda da vaga para a Copa de 1994 no último jogo das Eliminatórias, partida que ficou conhecida como "A Agonia de Doha", e a não convocação para a Copa de 1998, mesmo sendo titular e marcando gols nas Eliminatórias. Com 55 gols em 89 jogos, ele é o segundo maior artilheiro da história da seleção.


Voltando aos dias atuais, depois da tragédia que devastou o Japão, todos os jogos da J-League foram cancelados até dia 23 de abril. Os amistosos da seleção japonesa que estavam planejados para 25 (Montenegro) e 29 de março (Nova Zelândia) também foram cancelados, mas surgiu a ideia de fazer um jogo beneficente entre a seleção e um combinado da J-League. Mesmo não sendo uma partida oficial, todos os jogadores que atuam na Europa tiveram permissão de seus clubes para jogar. Ou seja, a seleção vai jogar com força total - ou quase, já que Kagawa continua se recuperando de uma fratura no pé. A partida será disputada em Osaka, dia 29 de março, às 19:20 (7:20 no horário de Brasília).

Com 44 anos, Kazu é o jogador mais velho em atividade na J-League. Mas ele não pensa em parar tão cedo: quer quebrar o recorde de outra lenda, o inglês Stanley Matthews, que jogou até os 50 anos. O eterno camisa 11 já havia expressado sua vontade de participar dessa partida, e foi recompensado pelo técnico Dragan Stojkovic não só com a convocação - veja a lista completa aqui - , mas também com o posto de capitão do time que foi batizado de "J-League TEAM AS ONE". Como já dizia seu site oficial e sua frase preferida em português: Boa sorte, Kazu!

Um comentário:

  1. o kazu eh um baita figurassa, sem duvida um dos maiores ídolos do japão se tratando de futebol

    ResponderExcluir