quarta-feira, 4 de maio de 2011

ACL: Resumo da 5ª rodada

Grupo E - Melbourne Victory 1x1 Gamba Osaka
04/05/2011 - Docklands Stadium, Melbourne, Austrália - Público: 7.437

Dos quatro japoneses que disputam a Liga dos Campeões da Ásia, o Gamba Osaka é o que tem mais experiência - foi campeão em 2008 -, mas é o que está na situação mais difícil para se classificar. A única coisa definida no Grupo E é que o Tianjin Teda, da China, está classificado, com a vitória por 3x0 contra o Jeju United, da Coreia do Sul. A segunda vaga está em aberto e ninguém está eliminado ainda.

No jogo de hoje contra o Melbourne Victory, o Gamba conseguiu apenas um empate, apesar de ter facilmente vencido a mesma equipe por 5x1 na estreia. Os australianos saíram na frente logo aos 12 minutos em uma jogada de escanteio, onde o zagueiro e capitão Adrian Leijer marcou de cabeça. A partir daí, os japoneses pressionaram até marcar o gol de empate no final do primeiro tempo, também com um zagueiro, Sota Nakazawa.

O empate persistiu até o final, o que deixou o Victory ainda vivo na disputa pela classificação. Na última rodada, o Gamba depende das próprias forças para avançar: precisa vencer em casa o já classificado Tianjin Teda, enquanto Jeju e Melbourne duelam na Coreia torcendo por um resultado negativo dos japoneses.



Grupo F - Nagoya Grampus 1x0 Hangzhou Greentown
04/05/2011 - Mizuho Athletic Stadium, Nagoya, Japão - Público: 13.767

O Nagoya Grampus garantiu a sua classificação para as oitavas de final com uma vitória suada contra o Hangzhou Greentown. Os chineses vieram dispostos a se defender, mas também tentar surpreender nos contra-ataques, afinal uma derrota significava a eliminação para eles. O Nagoya veio cheio de desfalques e não pode contar com Tulio, Danilson, Yoshimura, Burzanovic, Kanazaki e Kennedy, desfalques importantes em todos os setores.

O único gol da partida aconteceu aos 30 minutos do segundo tempo, depois que Hikaru Kuba recebeu um belo lançamento livre na área e foi derrubado pelo goleiro assim que dominou a bola. O árbitro marcou pênalti e Fujimoto foi para a cobrança. Ele bateu com precisão, rasteiro no canto direito do goleiro, que havia sido deslocado para o outro lado. Porém, o juiz mandou voltar alegando invasão na área. Fujimoto cobrou novamente, no mesmo canto e, embora o goleiro tenha adivinhado o lado na segunda tentativa, o chute foi bem colocado, fora do seu alcance.

Apesar de toda a pressão do Hangzhou no final, o jogo terminou 1x0, classificando os japoneses e eliminando os chineses. Na outra partida do grupo, o FC Seoul venceu em casa o Al Ain por 3x0 e também está classificado. A próxima rodada será apenas para decidir o primeiro e segundo lugares do grupo. Dia 11 de maio, o Nagoya jogará nos Emirados Árabes Unidos contra o Al Ain e o Hangzhou Greentown recebe o FC Seoul.



Grupo G - Arema 0x4 Cerezo Osaka
03/05/2011 - Kanjuruhan Stadium, Malang, Indonésia - Público: 4.000

O Cerezo Osaka foi até a Indonésia jogar contra o já eliminado Arema e não teve dificuldades para golear. O primeiro gol veio aos 30 do primeiro tempo, numa rápida troca de passes de Inui para Kurata, que deixou de calcanhar para Kiyotake, que driblou dois zagueiros e chutou rasteiro, no canto. Aos 43 saiu o segundo, numa jogada que começou com uma roubada de bola de Martinez no meio-campo. Inui recebeu, arrancou em velocidade até a intermediária e serviu Rodrigo Pimpão, que invadiu a área e chutou cruzado. O brasileiro finalmente desencantou depois de seis jogos em branco. Ele havia marcado antes (duas vezes) apenas em sua estreia, que foi justamente no primeiro jogo contra o Arema.

No segundo tempo, aos 41 segundos saiu o terceiro gol. Maruhashi recebeu um passe na linha de fundo e cruzou para Inui, que apareceu no meio da área, pegou de primeira com o pé direito e fez 3x0. Aos 15 minutos, Chugo deu um passe para Inui, que recebeu dentro da área no meio dos zagueiros e em um instante já estava na cara do gol: 4x0 e goleada decretada.

Um fato curioso é que haviam muitos indonésios no estádio torcendo para o Cerezo, devidamente uniformizados com a camisa do time de Osaka. Os japoneses precisam vencer ou empatar contra o Shandong Luneng de Obina e Renato Silva na próxima rodada para garantir a vaga na próxima fase. No outro jogo da rodada, o Jeonbuk Motors derrotou o Shandong por 2x1 e já está classificado.


Grupo H - Kashima Antlers 2x0 Shanghai Shenhua
03/05/2011 - Estádio Nacional de Tóquio, Japão - Público: 11.954

Assim como o Nagoya Grampus, o Kashima Antlers venceu em casa o Shanghai Shenhua, da China, e garantiu a sua classificação para a próxima fase. Os chineses, que têm sido lembrados mais pela violência e entradas duras do que pelo futebol jogado, estão eliminados sem ter vencido nenhuma partida.

O herói do dia foi Shinzo Koroki, que vinha sendo mais lembrado pelos gols que perdia do que pelos que fazia. Desta vez o torcedor não vai ter do que reclamar, já que ele jogou bem e marcou duas vezes na vitória por 2x0. O primeiro foi aos 34 minutos da etapa inicial, quando Ogasawara cobrou uma falta e cruzou na área; Koroki desviou de cabeça e a bola passou entre as pernas do goleiro. O segundo gol também foi aos 34 minutos, mas no segundo tempo: Nozawa cobrou escanteio, Fellype Gabriel cabeceou e o goleiro chinês mergulhou para defender; Koroki foi mais rápido e se esticou para pegar o rebote quase em cima da linha e mandar pras redes.

O outro classificado do grupo é o Suwon Bluewings, que venceu em casa o Sydney FC por 3x1, eliminando os australianos. Os jogos da última rodada, na próxima terça-feira, decidirão apenas quem passa em primeiro e quem passa em segundo. Os confrontos serão Kashima Antlers x Sydney FC e Shanghai Shenhua x Suwon Bluewings.

2 comentários:

  1. Thank you! I'm following your blog and added it to my Links page.

    私はブラジル人けど、日本語を頑張っています。どうぞよろしくお願いします。

    ResponderExcluir
  2. I invite you to visit my site
    footballnewspl.blogspot.com
    If you are interested add my site to the recommended sites.
    And I will add your site to my blog.

    ResponderExcluir