terça-feira, 17 de maio de 2011

Qual a função de um time de futebol?

A cidade de Onagawa, localizada na costa leste da província de Miyagi, foi uma das mais atingidas pelo tsunami de 11 de março no Japão. A maior parte da cidade foi destruída por ondas de até 24 metros de altura e pelo menos 1.300 dos 10.000 habitantes perderam suas vidas na tragédia. Antes disso, Onagawa já vivia uma espécie de declínio, pois as principais oportunidades de emprego estavam na mão de obra pesada da pesca e da usina nuclear local. Buscando melhores perspectivas, grande parte dos jovens partia para cidades grandes como Sendai, 50 km a oeste ou Tóquio, 350 km ao sul.

Explicando o origem do nome: Cobaltore é a mistura de duas palavras: Cobalt e Forest, representando o azul-cobalto do mar e o verde das florestas de Onagawa.

Em 2006, quando a comunidade local decidiu fundar um time de futebol, batizado de Cobaltore Onagawa, o principal objetivo era incentivar os jovens a não irem embora, fazer com que aumentasse o vínculo entre eles e a cidade, para que a pequena Onagawa pudesse finalmente prosperar. E ia dando certo - a população se empolgou com a ideia e muitos torcedores iam aos jogos. O time foi campeão da liga municipal logo no primeiro ano e, em seguida, venceu também a liga da província de Miyagi, chegando rapidamente à Liga de Tohoku, que envolve todo o nordeste do Japão. Em 2011, eles jogariam a Divisão 2 Sul da Liga de Tohoku (o equivalente à 5ª divisão) mas, com a cidade arrasada, o Cobaltore só terá condições de voltar a jogar ano que vem, o que atrasa sua ousada ambição de se tornar um time profissional e chegar à J-League.

Em meio a todas essas dificuldades, o pequeno Cobaltore agora luta para reconstruir sua pequena cidade e mostrar ao mundo qual é - ou deveria ser - a função de um time de futebol. As instalações e equipamentos do clube foram destruídos, e o que sobrou do centro de treinamento é usado como abrigo. Todos os jogadores do time principal sobreviveram, e a maioria decidiu continuar na cidade para ajudar como voluntários, seja produzindo comida, distribuindo água pela cidade ou trabalhando junto com o exército na limpeza dos destroços. Enfim, o que for possível fazer para ajudar.


A equipe principal do Cobaltore Onagawa

As categorias de base têm um destaque especial no clube, com uma escolinha infantil e os times sub-12, sub-15 e sub-18. O time principal só deve voltar a entrar em campo em abril de 2012, mas enquanto isso os jogadores continuam ministrando os treinamentos dos mais jovens que, muito mais do que uma simples forma de entretenimento, é também um grande passo na reconstrução da comunidade. O Cobaltore tornou-se o símbolo da luta e do esforço de toda a cidade.

Porém, sem a possibilidade de realizar jogos e com as mercadorias do clube destruídas, não existe uma fonte de renda até o ano que vem, deixando no ar o risco do time eventualmente ter que fechar as portas.

As crianças do time sub-12

Mike Innes, torcedor do Omiya Ardija, e Susan Andrews são ingleses que viveram no Japão e têm laços estreitos com a cidade de Onagawa e com o time de futebol. Depois da tragédia de 11 de março, eles fundaram o Onagawa Supporters (Torcedores de Onagawa), que visa levantar fundos para ajudar o Cobaltore a se manter de pé e garantir um futuro próspero para sua cidade. Graças a eles, que também usam o Facebook e o Twitter para divulgar suas ações, a campanha vem aparecendo na mídia, deixando viva a esperança de que tanto o time quanto a cidade possam se reerguer.

Um comentário: