sábado, 7 de maio de 2011

Yokohama Marinos 3x2 Avispa Fukuoka: Virada sensacional e vice-liderança para o Marinos

Yuji Ono, de 18 anos, saiu do banco para decidir o jogo / J.league Photos

O Yokohama Marinos conseguiu sua primeira vitória em casa na temporada, com uma incrível reação depois de começar perdendo por 2x0, e agora subiu para segundo lugar na tabela da J-League 2011. O Avispa Fukuoka completou cinco derrotas em cinco jogos e, segurando a lanterna, só tem a lamentar mais uma virada sofrida no segundo tempo.

Se contasse apenas o primeiro tempo dos jogos até agora, o Avispa estaria invicto sem ter sofrido nenhum gol na temporada - teria vencido Kashima Antlers e Yokohama Marinos e empatado com Albirex Niigata, Shimizu S-Pulse e Vegalta Sendai. Para frustração ainda maior do torcedor, a equipe do técnico Yoshiyuki Shinoda até conseguiu ser melhor que o adversário em vários momentos no início dos jogos, mas chega o segundo tempo e a coisa desanda. Foram cinco gols sofridos nos 15 minutos finais, média de um por jogo.

Formação inicial das equipes

O Marinos veio com apenas uma alteração com relação ao time que venceu o Urawa Reds na rodada passada: A jovem promessa Yuji Ono, que não vinha jogando bem, deu lugar ao veterano Masashi Oguro no ataque. O Avispa veio desfalcado de dois jogadores importantes no meio-campo: Sho Naruoka e Kosuke Nakamachi. O atacante Hisashi Jogo, que vinha sendo a referência na área - e não dando certo -, esteve mais recuado desta vez, como um meia ofensivo. Jogo mostrou que sua melhor posição é realmente mais recuado, e marcou duas vezes no primeiro tempo.

O time visitante não teve medo de atacar, e quase marcou em um escanteio - a cabeçada de Okamoto acertou o travessão, enquanto o goleiro Iikura ficou só olhando. O Yokohama também perdeu uma boa chance, quando o cruzamento de Kobayashi encontrou Oguro livre na área, que chutou de primeira, de voleio, mas o goleiro conseguiu defender e mandar pra escanteio. O gol do Avispa veio aos 31 minutos em um contra-ataque: Jogo recebeu a bola ainda no campo de defesa, driblou Nakamura e foi avançando; depois de uma tabela com Yusuke Tanaka, o camisa 10 recebeu livre na área e concluiu bem, sem chances para o goleiro.

Aos 42, o lateral sul-coreano Kim Min-Je cruzou rasteiro pela esquerda e Jogo apareceu no meio da área para concluir de primeira, chutando cruzado no canto esquerdo de Iikura, que mais uma vez não teve nem chance de fazer a defesa: 2x0. A torcida de Fukuoka fazia a festa; é bem possível que até os mais pessimistas esperavam pelo menos um empate depois de um primeiro tempo tão bom.

Porém, foi só começar a segunda etapa e tudo mudou. Mesmo sem fazer nenhuma alteração, o Marinos foi pra cima e conseguiu diminuir segundos após o pontapé inicial. Kobayashi fez um lançamento pelo lado direito, Taniguchi deixou passar para Oguro, que deu um toque pra cima e Watanabe apareceu na área para cabecear; a bola encobriu o goleiro e foi parar no fundo das redes. Um gol logo depois do intervalo era tudo que o Yokohama queria para pressionar não só em busca do empate, mas da vitória.

O Avispa não recuou, continuou indo pro ataque e por pouco não saiu o terceiro. Jogo poderia ter feito um hat-trick, mas Iikura apareceu bem para defender quando foi requisitado. Do outro lado do campo, o goleiro Komiyama também fazia boas defesas e salvava seu time.

Yuji Ono, atacante de 18 anos que também faz parte da seleção olímpica do Japão, entrou aos 11 minutos no lugar de Oguro, e aos 32 deixou sua marca: ele avançou pelo lado esquerdo e passou para Taniguchi, que recebeu na área de costas para o gol. O volante devolveu para Ono, que chegava de trás e chutou de primeira; a bola foi alta, no canto, quase no ângulo: um golaço pra deixar tudo igual no Nissan Stadium e incendiar a torcida local.

Quatro minutos depois veio a virada: Hyodo recebeu de Nakamura e chutou; a bola bateu no goleiro e ia passando na frente do gol. O zagueiro Kim Kun-Hoan - que havia entrado no lugar de Watanabe e curiosamente jogou no ataque - se esticou pra pegar o rebote, mas o defensor do Avispa foi mais rápido; a bola sobrou para Ono que, mesmo sem ângulo, encheu o pé pra fazer 3x2.

Foi uma partida cheia de gols bonitos e três pontos merecidos para o Yokohama Marinos, que está agora na vice-liderança da liga a apenas um ponto do primeiro colocado, que voltou a ser o Kashiwa Reysol. A atuação de hoje do Avispa Fukuoka, possivelmente a melhor da temporada, fora de casa contra um candidato a brigar na parte de cima da tebela, pode dar alguma esperança de que o time possa se salvar, mas a segunda divisão ainda parece o destino mais próvável para o ano que vem. Pelo menos enquanto eles continuarem dando chance aos adversários nos minutos finais. Um pouco de sorte também iria bem.


Completando a 10ª rodada, o Vegalta Sendai empatou com o Cerezo Osaka ao sofrer um gol aos 48 do segundo tempo e perdeu a liderança, que foi retomada pelo surpreendente Kashiwa Reysol: o time do técnico Nelsinho Baptista, que também tem Jorge Wagner e Leandro Domingues, não se abalou com a derrota na última rodada e venceu bem o Urawa Reds no Estádio Nacional de Tóquio. O ex-jogador do São Paulo fez um dos gols na vitória por 3x1. Confira todos os resultados da rodada:

Sanfrecce Hiroshima 1x1 Ventforet Kofu
07/05/2011 - Hiroshima Big Arc, Hiroshima - Público: 12.481

Yokohama Marinos 3x2 Avispa Fukuoka
07/05/2011 - Nissan Stadium, Yokohama - Público:13.520

Júbilo Iwata 4x0 Montedio Yamagata
07/05/2011 - Yamaha Stadium, Iwata - Público: 8.960

Vissel Kobe 1x0 Kawasaki Frontale
07/05/2011 - Home's Stadium Kobe, Kobe - Público: 10.364

Omiya Ardija 0x0 Albirex Niigata
07/05/2011 - NACK 5 Stadium, Saitama - Público: 9.094

Nagoya Grampus 1x1 Shimizu S-Pulse
07/05/2011 - Mizuho Athletic Stadium, Nagoya - Público: 11.559

Kashiwa Reysol 3x1 Urawa Reds
07/05/2011 - Estádio Nacional de Tóquio - Público: 24.222

Cerezo Osaka 1x1 Vegalta Sendai
07/05/2011 - Kincho Stadium, Osaka - Público:11.576

Kashima Antlers x Gamba Osaka (adiado)
27/07/2011 - Kashima Soccer Stadium, Kashima

2 comentários:

  1. Exelente rodada, marcada por jogos fodas como Sanf X Kofu, Marinos X Avispa e Reysol X Reds; além da goleada do Jubilo e um bom jogo, tbm, entre Nagoya e Shimizu.

    ResponderExcluir
  2. A visit to my site and commented thank you.

    これからもよろしくお願いします。

    ResponderExcluir