quarta-feira, 21 de julho de 2010

Japão aposta na mais alta tecnologia para sediar a Copa de 2022

Já falei aqui sobre a candidatura do Qatar para sediar a Copa de 2022. O país árabe mostrou um projeto muito ousado para seus estádios, mas o Japão não quer ficar atrás. O projeto dos japoneses é usar o máximo que a tecnologia pode oferecer para fazer uma Copa revolucionária.

Com o slogan "208 smiles" (208 sorrisos), a ideia da campanha é espalhar a alegria do futebol através dos 208 países e regiões filiados à FIFA de uma forma jamais vista. Pelo vídeo abaixo, dá pra ver que eles não estão brincando quando falam em uma Copa revolucionária.

Câmeras de alta definição serão espalhadas ao redor do campo, captando todos os movimentos dos jogadores em 360 graus e transmitindo tudo em 3D nos telões. Microfones colocados embaixo da grama vão captar todos os sons das jogadas. Os gritos e pulos da torcida gerarão toda a energia elétrica que o estádio precisa para ser auto-suficiente.

E o mais incrível: o Sistema de Tradução Automática em Tempo Real, um pequeno aparelho que você coloca no ouvido e traduz o que outra pessoa falar em 45 idiomas diferentes. Os torcedores no estádio poderão usar também um dispositivo de "Realidade Aumentada", que mostrará várias informações, inclusive identificando os jogadores em campo durante uma partida.

O Japão já tem vários estádios prontos da Copa de 2002, mas o fato de terem sediado recentemente a competição pode pesar contra eles. A derrota de Tóquio para sediar as Olimpíadas de 2016 também atrapalhou a candidatura nipônica. Em compensação, eles vão organizar a Copa do Mundo de Rugby de 2019.

Além de Japão e Qatar, Coreia do Sul e Austrália também estão na disputa, assim como o(s) país(es) do continente que não for escolhido para sediar a Copa 2018. Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Portugal/Espanha e Bélgica/Holanda são candidatos para 2018. Caso o escolhido seja da Europa, por exemplo, apenas os Estados Unidos podem tentar a candidatura também para 2022. Os escolhidos devem ser anunciados pela FIFA em dezembro.


Um comentário:

  1. "Hei, será que você é um atacante imbatível como Paulo Rossi?" hahahahaha

    ResponderExcluir