segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mano Menezes e a renovação da Seleção

Mano Menezes fez hoje sua primeira convocação para a seleção brasileira. Dos 23 escolhidos por Dunga para a Copa da África, apenas quatro foram chamados (Thiago Silva, Ramires, Robinho e Daniel Alves). Mano não achou necessário chamar muitos jogadores que foram à Copa neste momento e preferiu dar prioridade a outros, já pensando nas Olimpíadas de 2012. Apesar disso, segundo ele, os jogadores mais jovens podem não ter tantas oportunidades de jogar no início. A ideia é que a renovação aconteça aos poucos. Os aclamados Paulo Henrique Ganso e Neymar finalmente foram chamados pela primeira vez. Veja a lista completa (em negrito, os jogadores com idade pra disputar as Olimpíadas de Londres):

Goleiros
Victor - 27 anos - Grêmio
Jefferson - 27 anos - Botafogo
Renan - 19 anos - Avaí

Laterais
Daniel Alves - 27 anos - Barcelona
Marcelo - 22 anos - Real Madrid
André Santos - 27 anos - Fenerbahçe
Rafael - 20 anos - Manchester United

Zagueiros
Thiago Silva - 25 anos - Milan
David Luiz - 23 anos - Benfica
Henrique - 23 anos - Racing Santander
Réver - 25 anos - Atlético-MG

Meias
Sandro - 21 anos - Internacional
Ramires - 23 anos - Benfica
Jucilei - 22 anos - Corinthians
Lucas - 23 anos - Liverpool
Hernanes - 25 anos - São Paulo
Éderson - 24 anos - Lyon
Carlos Eduardo - 23 anos - Hoffenheim
Paulo Henrique Ganso - 20 anos - Santos

Atacantes
Robinho - 26 anos - Santos
Alexandre Pato - 20 anos - Milan
Neymar - 18 anos - Santos
André - 19 anos - Santos
Diego Tardelli - 25 anos - Atlético-MG

Este é o início da tão pedida renovação da seleção. Mas é bom lembrar que "renovação" nem sempre é sinônimo de vitórias. Essa palavra é usada muitas vezes para justificar uma sequência de resultados ruins. Quantas vezes você não ouviu falar que "o time está mal porque está passando por uma renovação"?

No imediatismo do futebol brasileiro, resultados ruins são fatais para um técnico. Mano Menezes terá uma missão duríssima pela frente e, caso não consiga as vitórias que se espera, pode não sobreviver no cargo até 2014. É uma missão difícil, mas longe de ser impossível: Mano já estava há dois anos e meio no mesmo time, algo muito raro no Brasil. E jogadores talentosos é o que não nos falta. Só nos resta esperar e torcer pelo seu sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário