terça-feira, 6 de julho de 2010

O erro de Maradona

Quem imaginaria que a poderosa Argentina seria eliminada da Copa da África com uma goleada? Olhando apenas o resultado é difícil acreditar, mas pra quem viu o jogo foi um resultado totalmente normal.

Brasil e Argentina morreram juntos nas quartas de final. Nós tivemos sorte de não tomarmos uma goleada no final do jogo. Os hermanos, não. A Alemanha dominou o jogo de forma impressionante e venceu por 4x0 sem muitas dificuldades.

Qual seria o "erro" de Maradona, então? Escalar apenas um jogador de marcação (Mascherano) no meio campo? Colocar zagueiros como laterais? Não convocar Zanetti e Cambiasso? Recuar Messi de sua posição original? Jogar com tantos atacantes? Talvez seja um pouco de tudo isso. Mas, ainda assim, será que a história seria diferente? É bom lembrar que a Argentina não tem grandes zagueiros e ainda teve o desfalque do melhor deles, Samuel.

Maradona sabia que a força de seu time é o ataque. "Seria um pecado não aproveitar os jogadores que temos", dizia Diego. Realmente, ter que escolher apenas dois entre Messi, Tevez, Higuain, Aguero e Milito seria uma missão ingrata. Ainda que ele escolheu usar três, nenhuma outra seleção tem jogadores como Aguero e Milito na reserva. Estivéssemos nos anos 50, onde ainda se jogava com 2 defensores, 3 meias e 5 atacantes, os argentinos poderiam ser imbatíveis. Porém, hoje você não pode vencer sem uma boa defesa.

A Alemanha sabia perfeitamente o que tinha que fazer. Aproveitou-se dos pontos fracos do adversário. Dominou o meio campo desde o início, apenas com números. Mascherano, Maxi Rodriguez e Di Maria não conseguiam marcar com eficiência um adversário que atacava com perigo por todos os lados do campo. A Alemanha também tem três atacantes (Klose, Podolski e Muller), porém, Klose era o único que centralizava e não fazia o papel de um meio campo quando o time estava na defesa. Messi não tinha espaço pra jogar. A Argentina não tinha espaço pra jogar. Mas eles deram espaço para os alemães.

Muller fez um gol logo no início numa jogada de bola parada. Era tudo que a Alemanha precisava pra se impor e controlar o jogo. Só restava à Argentina correr atrás do resultado, mas foi aí que o jogo ficou fácil para os alemães. Sem muito esforço, eles marcaram três gols no segundo tempo em um time completamente desorganizado. O terceiro gol é um bom exemplo. Schweinsteiger fez uma linda jogada passando por três argentinos e rolando para o zagueiro Friedrich marcar. Mas esses três argentinos eram Maxi Rodriguez, Pastore e Higuain, todos jogadores ofensivos. Onde estavam os zagueiros?

A Argentina perdeu porque simplesmente entrou para jogar como sempre. A Alemanha venceu porque anulou o ponto forte argentino e explorou seu ponto fraco. Foi realmente uma vitória arrasadora, incontestável do time que mais joga bonito, que tem o melhor ataque e, principalmente, é equilibrado em todos os setores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário