sábado, 21 de agosto de 2010

Arsenal 6x0 Blackpool: Wenger e seus garotos acabam com a alegria dos Tangerines

Três vira, seis acaba. Isso resume a partida entre Arsenal e Blackpool pela 2ª rodada da Premier League 2010/2011. Enquanto o Arsenal vinha com a obrigação de vencer o time teoricamente mais fraco do campeonato, o Blackpool estava animado com sua surpreendente estreia.

A formação inicial das duas equipes

Com as estrelas Fabregas e Van Persie no banco, o Arsenal ainda teve os desfalques do meia Nasri - que passou por uma cirurgia no joelho e ficará fora por um mês - e do zagueiro Koscielny, suspenso. Do time que empatou com o Liverpool na primeira rodada, três mudanças: o volante Song foi improvisado na zaga, Rosicky foi o armador central e Walcott começou jogando na ponta direita.

Os Seasiders (outro apelido do time laranja) vieram com um 4-3-3 defensivo na esperança de arrancar ao menos um empate. Apesar do Arsenal ter aberto o placar logo aos 12 minutos - Walcott - com uma certa facilidade, o empate não aconteceu por pouco. Taylor-Fletcher recebeu o cruzamento pela esquerda e, dentro da pequena área, cabeceou pra fora.

Mas ficou só no susto mesmo. Demonstrando muita falta de técnica, o Blackpool errava jogadas simples e perdia muito a bola no campo de defesa, criando boas chances para o adversário. O jogo estava decidido mais cedo que o esperado: aos 30 minutos, Chamakh recebe a bola livre na entrada da área e é derrubado por trás pelo zagueiro Evatt, que é expulso. Arshavin converte o pênalti.

Com um jogador a menos, a única esperança do Blackpool era não levar uma goleada histórica. Sylvestre foi substituído pelo zagueiro Keinan para recompor a defesa e o time passou a jogar num 4-4-1. Para o técnico Ian Holloway, o resultado poderia ter sido bem pior: "Fiquei aliviado que não foram 10, 12, 13, 14." Walcott marcou mais duas vezes, com Diaby e Chamakh fechando o placar em 6x0.

Apesar das recentes críticas sobre sua objetividade, Theo Walcott teve uma excelente performance e foi o melhor em campo. Sua velocidade deixou o seu marcador, Crainey, completamente perdido no jogo. O jovem de 21 anos criou boas jogadas e ainda marcou três gols, seu primeiro hat-trick pelos Gunners.

Outro que se destacou foi Rosicky, o maestro no meio-campo. E também o marroquino Chamakh que, apesar dos vários gols perdidos, deu bons passes e ainda marcou o seu de cabeça, sua principal característica.

No segundo tempo, entraram Fabregas, Van Persie e Vela. O espanhol e o holandês ainda ganham ritmo de jogo e não estão na melhor forma. Fabregas jogou mais recuado, no lugar de Diaby. Van Persie entrou no lugar de Arshavin mas jogou como centro-avante. Chamakh foi deslocado para a ponta direita, no lugar de Walcott, que foi substituído por Vela. Este foi jogar na ponta esquerda. O mexicano, aliás, fez uma bela jogada passando por quase toda a defesa adversária, mas foi bloqueado na hora do chute.

Walcott comemora / Foto: Sean Dempsey/PA

Apesar da vitória incontestável, o Arsenal ainda tem muito o que mostrar para ser um real candidato ao título. Sua defesa não foi testada e é bem possível que ainda cheguem reforços até o final do mês - as especulações falam de um zagueiro e um goleiro. O Blackpool acordou de seu sonho após a vitória na primeira partida e parece que vai penar muito na luta contra o rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário