quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Como joga o campeão da Libertadores

Muitos não acreditavam em Celso Roth, mas ele respondeu da melhor forma possível: em pouco tempo arrumou a casa no Inter e conquistou o título da Libertadores. Roth organizou o time de acordo com as virtudes de seus jogadores. Conforme mostrou o jornalista Eduardo Cecconi, foi uma importação correta do 4-2-3-1 europeu, a "formação do momento" no futebol.

O Inter que entrou em campo no jogo final da Libertadores

O 4-2-3-1 baseia-se na posse de bola. É um sistema onde os jogadores estão sempre em movimento, fazendo triangulações e dando várias possibilidades de jogada. Os meias extremos (ou wingers) centralizam quando a bola está do outro lado. Um lateral avança enquanto o outro recua. Dois volantes fazem a cobertura ao armador central, a peça mais importante desse esquema. E foi justamente Tinga um dos que mais brilharam no jogo do título.

Celso Roth costuma usar os dois wingers em posições invertidas - D'Alessandro, canhoto, na direita e Taison, destro, na esquerda, com os dois se aproximando do armador pelo centro. Porém, o que foi decisivo para o Internacional tanto na semifinal quanto na final foi a troca dessas posições - D'Alessandro na esquerda e Taison na direita. O que mostra polivalência e boas alternativas táticas.

O técnico colorado ainda foi recompensado ao ver suas substituições - Leandro Damião e Giuliano - fazerem os gols do título. Este último, aliás, não deve demorar a aparecer na seleção brasileira. Giuliano foi o capitão da seleção sub-20 no mundial em 2009 e o golaço que fez na vitória por 3x2 contra o Chivas veio pra coroar sua excelente fase.

O capitão Bolívar levanta a taça / Foto: Getty Images

Celso Roth mostrou competência e o Inter mostrou um futebol digno de campeão da América, pronto para desafiar outro time com o mesmo nome pelo título de campeão do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário