sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Bem diferente de 57 anos atrás

Conforme escrevi em outro post, uma das partidas mais importantes da história do futebol foi o amistoso onde a Hungria destruiu a Inglaterra em Wembley, em 1953. 57 anos depois, as duas equipes mais uma vez se encontram no mesmo palco. Mas em situações muito diferentes daquela época.

Na Hungria, só restam as lembranças da geração de ouro de Puskás e companhia nos anos 50. Nas décadas seguintes, seu futebol foi se enfraquecendo até não ter mais expressividade nenhuma internacionalmente. Porém, há uma certa esperança que esse cenário comece a mudar. A federação húngara tem um novo presidente, e a seleção, um novo técnico. A geração que surge agora e já conseguiu um terceiro lugar no Mundial Sub-20 em 2009 é o principal indício de que dias melhores virão. Mas a renovação é lenta. Apenas o capitão desse time, o jogador da Sampdoria Vladimir Koman foi convocado para o último amistoso. Como bem resumiu o jornalista inglês Jonathan Wilson, a Hungria inicia sua trajetória rumo à Euro 2012 com uma cautela otimista.

Theo Walcott causou muitos problemas à defesa da Hungria / Foto: Getty Images

Pelo lado da Inglaterra, a situação estava complicada depois da campanha vergonhosa na África do Sul. O que mais se falava era no quanto o time seria vaiado. Não vencer a Hungria seria mais um vexame.

Surpreendentemente, o que se viu em campo foi uma Inglaterra que pressionava desde o início do jogo. Mais surpreendente ainda foi a atuação de Walcott, que, nos 45 minutos que jogou, criou boas jogadas e deve ter deixado Capello arrependido de não o ter levado à Copa.

Porém, a Inglaterra não conseguiu abrir o placar mesmo com uma boa performance no primeiro tempo e o público começou a vaiar. Aos 17 minutos do segundo, após falha do zagueiro Dawson, Koman cruza e Jagielka desvia pra dentro do próprio gol. Hungria 1x0 e muitas vaias em Wembley. Detalhe que a bola não chegou a cruzar a linha do gol, mas o juiz validou mesmo assim. Só que o sofrimento durou pouco para os ingleses. 11 minutos depois, Steven Gerrard já tinha virado o jogo com dois golaços.

A Inglaterra venceu por 2x1 com uma boa performance e acalmou seus torcedores. Capello testou várias formações na partida e também jogadores novos. A maior preocupação ainda é Wayne Rooney, que perdeu seu futebol antes da Copa do Mundo e ainda não conseguiu encontrar de volta.

Veja os melhores momentos:


Apenas como curiosidade, a Hungria vai continuar se lembrando daquela partida em 1953 como a primeira e única vez que venceu em Wembley. Em todas as outras sete ocasiões que jogou por lá, os ingleses saíram com a vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário